Combate às drogas no cenário brasileiro

  • 0

-Segundo a Lei 11.343/2016, foi endurecida as penas para o tráfico de drogas, resultando num aumento da população carcerária no país. Diante desse cenário, discussões sobre como como o Estado brasileiro deve proceder para o combate a esse crime se tornou latente, dividindo opiniões entre pessoas mais liberais e progressistas, das parcelas mais conservadoras da sociedade.

-Para se entender a complexidade do tema, é necessário compreender ambos os pontos de vista, onde setores mais progressistas, tomando como base vários estudos científicos, veem a temática das drogas como um assunto de saúde pública, em que, como contraponto aos conservadores, o combater às drogas deve ser feita de modo mais humanizado, através do tratamento contra o vício em clínicas especializadas, para além da legalização de certos tipos de substâncias vistas como menos letais (Maconha), para evitar o encarceramento em massa.

-Por outro lado, parcelas mais conservadoras da socidade, enxergam esse tema como um assunto estritamente penal, onde tanto o usuário e comerciante, devem ser punidos de forma rigorosa, ao passo que deve servir exemplo para que outras pessoas não usem entorpecentes, para além de serem contra a legalização de quaisquer tipos de entorpecentes.

-Portanto, tendo em vista a complexidade do tema, e o embasamento argumentativo das respectivas parcelas da sociedade, são necessárias ações que atendam as respectivas visões de mundo, onde o poder público, na figura do ministério da saúde, e também da justiça devem, respectivamente, construir centros para tratamento de adicção fácil acessibilidade para a população, ao passo que devem ser aplicadas leis mais duras para aqueles que fazem a prática do tráfico de drogas, ao comercializar entorpecentes para a população.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá!

    Primeiramente gostaria de dizer que a coesão do texto está ótima.

    2 – É importante que sua tese esteja clara logo na introdução, não consegui ver isso. Após a contextualização da introdução “Segundo a Lei 11.343/2016, foi endurecida as penas para o tráfico de drogas, resultando num aumento da população carcerária no país.”, é esperado que o seu ponto de vista seja exposto numa oração declarativa (de afirmação ou de negação), porém houve uma exposição do combate latente de opiniões entre liberais e conservadores. Isso também afeta gravemente os dois parágrafos seguintes. O texto está mais expositivo do que dissertativo-argumentativo.

    Somente na conclusão há um ponto de vista claramente exposto: “devem ser aplicadas leis mais duras para aqueles que fazem a prática do tráfico de drogas”. É necessário que esse ponto seja já exposto na introdução e aprofundado no desenvolvimento.

    3 – No segundo parágrafo: seria melhor desenvolver “(maconha)” para algo como “…substâncias supostamente menos letais, como a maconha…”.

    4 – A sua conclusão precisa ser iniciada com um fechamento em uma frase única, após o ponto final segue-se a proposta de intervenção. Adicionalmente, recomendo que “onde o poder público, na figura do ministério da saúde, e também da justiça devem, respectivamente” seja reduzido para “O Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça devem, respectivamente…”. Também recomendo a retirada de alguns elementos. Quanto mais simples, melhor -, isso evita prolixidade. Vou colocar em parênteses as partes que podem ser retiradas.

    “Portanto, tendo em vista a complexidade do tema, são necessárias ações que atendam as respectivas visões de mundo. O Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça devem, respectivamente, construir centros para tratamento de (adicção) fácil acessibilidade para a população, ao passo que devem ser aplicadas leis mais duras para (aqueles que fazem) a prática do tráfico de drogas, (ao comercializar entorpecentes para a população).”

    Está faltando na sua conclusão o objetivo da ação. Isso pode ser concertado com algo como “a fim de potencializar o combate ao tráfico de drogas.”

    Final:

    “Portanto, tendo em vista a complexidade do tema, são necessárias ações que atendam as respectivas visões de mundo. O Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça devem, respectivamente, construir centros para tratamento de fácil acessibilidade para a população, ao passo que devem ser aplicadas leis mais duras para a prática do tráfico de drogas, a fim de potencializar o combate ao tráfico de drogas.”

    Espero ter ajudado.

    • 0
  2. primeiro paragrafo “” foi endurecida as penas para o tráfico de drogas ” o correto seria FORAM ENDURECIDAS AS PENAS PARA …
    alem deste erro encontrei varios outros totalizando 6, sua argumentacao foi um pouco surplefua seria conveniente citar mais dados e uma base argumentativa mais solida e na conclusao faltou a finalidade outra coisa importante foi a falta de topicos frasais

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.