Iniciante

Combate ao uso indiscriminado de tecnologias por crianças

  • 3

Segundo Steve Jobs, um dos fundadores da “Apple”, a tecnologia move o mundo. Trazer tal frase para a atual relação entre crianças e tecnologia nunca foi tão pertinente, devido ao intenso uso da citada ferramenta por elas. Entretanto para que tal relação seja virtuosa é necessário que haja controle do uso das tecnologias pelas crianças bem como o combate ao seu uso indiscriminado.

Em primeiro plano, cabe analisar como o uso excessivo de tecnologias impacta negativamente no desenvolvimento infantil. Quadros de isolamento, egoísmo e dificuldade de interação social são só alguns dos malefícios causados por tal uso excessivo. Prova de tal impacto negativo está na série norte-americana Henry Danger na qual uma criança de nome Piper sobre com dificuldades de controle de raiva, de estabelecer relações saudáveis e interações sociais agradáveis para ambos envolvidos, devido ao uso indiscriminado de tecnologias.

Ademais, quando o controle por parte dos responsáveis pela criança sobre seu acesso a tecnologia não é exercido, consequências desastrosas surgem. O mundo das tecnologias e da internet, por serem, ambientes vastos, acessíveis e obscuros se tornam locais propícios para ação de pessoas mal intencionadas. Assim sendo casos de sequestro pela internet, atentado ao pudor entre tantos outros, são cada vez mais comuns, uma vez que a criança ainda não possui a maturidade necessária para usar dessa tecnologia útil, porém perigosa.

Mediante fatos apresentados, ações eficazes se fazem necessárias na dissolução de tal conjuntura. Em primeiro lugar os pais ou responsáveis pela criança devem monitorar o acesso delas a tecnologia, estipulando tempo máximo de uso e dialogando a respeito dos seus riscos. Em segundo plano, as escolas em parceria com as famílias devem incentivar brincadeiras ao ar livre com outras crianças através de brincadeiras e atividades lúdicas maximizando cada vez mais o desenvolvimento infantil sem a necessidade de que a criança se abstenha totalmente da tecnologia.

Compartilhar

10 Correções

  1. Essa correção foi editada.

    Olá!
    Vamos por parte.
    Primeiro, você deveria ter especificado quais tecnologias você está falando, mesmo sem ser claro aparentemente está falando de redes sociais já que cita sequestro, mas isso não fica claro. O termo tecnologia é muito amplo, então é interessante você citar quais tecnologias prejudicam as crianças: celular, computador, vídeo game, outros.
    Segundo, faltou ligar as ideias. Você começa citando “a tecnologia move o mundo” além de esquecer as aspas não interliga as informações, esclarecendo, por exemplo, que é impossível atualmente o ser humano viver longe da tecnologia, logo as crianças tem mais acesso a esses meios. Faltou explorar mais essa frase e contextualizar com o tema proposto. Além disso ao longo do texto não fica claro do porquê da tecnologia ser tão prejudicial para as crianças, você cita mas não explica. A criança se isola por quê? Se torna egoísta por qual razão? Como a tecnologia é útil e prejudicial ao mesmo tempo?
    Você cita uma personagem de uma série, mas para quem não conhece, como é meu caso, fica solto esse exemplo, não reforça seus argumentos de maneira convincente. Cite e descreva uma situação específica da série. Organize melhor seus argumentos e coloque fundamento na defesa do seu ponto de vista, dando exemplos. Melhor expor dois pontos negativos do que citar vários sem desenvolve-los direito. Sei que parece óbvio as razões para tantos malefícios, mas na redação você tem que especificar e esclarecer mais.
    Terceiro, você fala de controle por parte dos pais e combate do uso indiscriminado. O que seria esse controle? Eles não sabem usar os meios, usam de maneira errada e como seria isso? Usam sem controle de tempo, passam muito tempo no mundo da tecnologia no celular, tablet, outros? O que seria esse combate ao uso discriminado? Falta clareza. Dá para entender o que você quer dizer por causa dos meus conhecimentos de mundo, fica subentendido, mas é necessário introduzir o leitor àquilo que você quer dizer. Exemplo: as crianças passam muito tempo no computador ou as crianças não tem discernimento do que é bom e errado terminam usando muito o celular ou jogos não interagindo pessoalmente com outras crianças… Só estou dando um exemplo para você explorar mais e expor com clareza seu ponto de vista.
    Por último, repetição de termos, como “tal”, termos genéricos “tecnologia” “desenvolvimento infantil” “mundo da tecnologia” “ambientes vastos e obscuros” “pessoas mal intencionadas”. É tanto que você fala sequestro pela internet. Em que sentido? A internet sequestra a criança do mundo real ou através das redes sociais as crianças podem ter contato com pessoas que podem sequestra-las? Outra coisa, no fim do segundo parágrafo você usa o termo “para ambos” de maneira inadequada. Que são os ambos? Se refere a qual termo anterior?
    Seu ponto de vista é interessante. Gostei que na introdução ficou claro seu ponto de vista, não “fugiu” muito da proposta inicial e achei boas as duas intervenções.
    Espero ter ajudado.
    Obs: sobre o uso da vírgula, concordo com os outros comentários.

    • 3
  2. Essa correção foi editada.

    TEMA: Acho que pelo o resultado da sua redação o tema correto deveria ser “O combate do uso indiscriminado da internet por crianças”. Pois, como já destacou a correção da Gilmara, o termo “tecnologia” é muito amplo e a sua redação precisa ser mais específica e objetiva.

    INTRODUÇÃO: O uso desconexo da citação pesa na introdução, pois o 2º período não conecta essa citação ao referido tema de forma completa. Entretanto sua Tese está bem colocada e realmente incisiva.

    DESENVOLVIMENTO: Os conectivos usados foram ótimos. Você poderia ter usado em lugar do 3º período do 2º parágrafo um argumento mais explicativo com algum acontecido da série citada e explicar as causas dos malefícios dos uso excessivo da tecnologia por crianças.
    No 3º parágrafo, houve uma boa divisão argumentativa em concentrar-se nos responsáveis pela criança. O que foi feito no 3º período do supracitado parágrafo não está tão claro, fazendo o fechamento do parágrafo perder o interesse. O que queria falar? Sobre a pessoas mal intencionadas seria os pedófilos na internet? Deveria ser profundo ao problema do uso da internet por crianças. Aos erros de pontuação, o comentário do Luan_Lopes já explica.

    CONCLUSÃO: Gostei muito do parágrafo como todo. Parabéns! :-)
    .
    .
    OBS¹.: Se gostou da correção dá um CURTIR, clicando na seta para cima (🔺). COMPARTILHA com o colega! Me SEGUE lá também!

    OBS².: Como é uma correção amadora é preciso a confirmação por um profissional. Você já sabe quem consultar! ;)

    • 1
  3. Essa correção foi editada.

    Ocorreu uma certa repetição no uso da palavra “tal”, principalmente no 1 parágrafo. Notei também, a falta de pontuação ao longo do texto e do uso das aspas durante citações.
    Mas tirando isso, achei que vc soube relacionar o tema muito bem.
    Parabéns!!
    Tirando isso, gostei muito!
    Continue praticando, vc tem muito talento!

    • 1
  4. Essa correção foi editada.

    ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
    Muito interessante a citação do Steve Jobes – sacada bem bacana
    1) Entretanto para que tal relação seja virtuosa é necessário que haja controle do uso das tecnologias pelas crianças bem como o combate ao seu uso indiscriminado.
    – Entretanto, para que tal relação seja virtuosa, é necessário que haja controle do uso das tecnologias pelas crianças bem como o combate ao seu uso indiscriminado.
    2) . O mundo das tecnologias e da internet, por serem, ambientes vastos, acessíveis e obscuros se tornam locais propícios para ação de pessoas mal intencionadas.
    — O mundo das tecnologias e da internet, por serem ambientes vastos, acessíveis e obscuros se tornam locais propícios para ação de pessoas mal intencionadas.
    3- Assim sendo casos de sequestro pela internet, atentado ao pudor entre tantos outros, são cada vez mais comuns, uma vez que a criança ainda não possui a maturidade necessária para usar dessa tecnologia útil, porém perigosa.
    —- Assim sendo, casos de sequestro pela internet, atentado ao pudor, entre tantos outros, são cada vez mais comuns, uma vez que a criança ainda não possui maturidade necessária para usar dessa tecnologia útil, porém, perigosa.

    • 0
  5. Olá! Boa noite.
    Olha, a sua redação está muito boa, eu não sou especialista, porém, é fácil reconhecer quando alguém escreve bem…
    Gostaria de chamar a sua atenção para as questões de pontuação, acho que por falta de atenção você acabou esquecendo de pontuar em alguns lugares. Também quero falar da sua conclusão, ela está boa porém você não colocou o resultado daquilo que você propôs, eu acho que o que você escreveu no 1º parágrafo: ”Entretanto para que tal relação seja virtuosa é necessário que haja controle do uso das tecnologias pelas crianças bem como o combate ao seu uso indiscriminado” você deveria ter escrito em sua conclusão.
    Enfim… é basicamente isso! :)

    • 0
  6. Olha, meus parabéns!!!
    Você soube muito bem enriquecer a sua redação. Trouxe algumas citações bem estruturadas, e que faziam realmente uma correlação com o tema proposto.
    Senti falta de algumas pontuações em boa parte do texto. Fora isso, você realmente mandou bem.
    Dica: Não sou muito bom em redações, por isso, procuro ler algumas boas redações. Ler notícias também é interessante. Em sites confiáveis, é claro kkkkk.
    Desculpas por pegar o seu comentário mais concordo plenamente com vc 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    • 0
  7. Há uma repetitividade no termo “tal”, tente substituir por sinônimos.
    A estrutura textual está boa porém faltam pontuações, leia em voz alta e todas as vezes que parar para respirar (rapidamente), use a vírgula. Em casos que leve um tempo maior para respirar ou que mude o sentido da frase, utilize ponto final.
    Tirando esses erros, sua redação está incrível, boa sorte

    • 0
  8. Essa correção foi editada.

    1) Boa introdução. Mas no segundo período, tenho quase certeza que depois de ”entretanto” necessita de VÍRGULA.
    .
    2) gostei bastante dos teus parágrafo de desenvolvimento, mas acho que poderia ampliar mais em ambos, sua análise crítica. Deixe mais impresso a marca da sua autoria e opinião critica sobre o problema. PROBLEMATIZE/ARGUMENTE !!!
    OBS gramatical – ”O mundo das tecnologias e da internet, por serem, ambientes vastos, acessíveis e obscuros”
    O certo seria ”O mundo das tecnologias e da internet, por serem ambientes vastos, acessíveis e obscuros
    .
    3) Tua intervenção está bem estruturada, está dialogando com o texto. Mas na primeira ação senti uma falta de detalhamento do ”COMO SER FEITO?”
    .
    Falei pouco sobre sua redação, pois tem poucos erros gramaticais e de estrutura. Acredito que um dos pontos a serem melhorados é justamente a questão da argumentação.
    BONS ESTUDOS!!! CONTINUA FIRME!!!

    • 0
  9. Essa correção foi editada.

    Olha, meus parabéns!!!
    Você soube muito bem enriquecer a sua redação. Trouxe algumas citações bem estruturadas, e que faziam realmente uma correlação com o tema proposto.
    Senti falta de algumas pontuações em boa parte do texto. Fora isso, você realmente mandou bem.
    Dica: Não sou muito bom em redações, por isso, procuro ler algumas boas redações. Ler notícias também é interessante. Em sites confiáveis, é claro kkkkk.

    • 0
  10. Em alguns pontos do texto, encontra-se a falta de pontuação, como em:
    “[…]dessa tecnologia útil, porém perigosa.”
    O “porém” deve ser cercado por vírgulas:
    “[…]dessa tecnologia útil, porém, perigosa.”
    “[…]sequestro pela internet, atentado ao pudor entre tantos outros[…]”
    “[…]sequestro pela internet, atentado ao pudor, entre tantos outros[…]”
    Fora esse ponto, não observei mais nenhum detalhe. Parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.