Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência estatal, quanto do uso exagerado da tecnologia. Dessarte, urge a adoção de estratégias para reverter esse panorama.
Diante disso, em uma primeira análise, é importante pontuar o dever da máquina pública na proteção da educação de toda a população. Isso porque, segundo a Constituição Federal, é função do Estado viabilizar aos brasileiros uma vida digna, a qual pressupõe a garantia no âmbito educacional aos cidadãos. No entanto, a postura estatal é de descaso no que se refere à ampliação ao combate do uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por parte das crianças, movimento básico para uma vida plena e sem consequências na vida das crianças. Nesse quadro, essa temática é deixada em último plano nas discussões e nas ações políticas e, então, encontra-se fadada ao apagamento. Como resultado, as mídias digitais contribuem substancialmente para diferentes problemas de saúde, como comportamentos agressivos e a obesidade.
Além disso, salienta-se o uso exagerado da tecnologia como promotor do problema. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, avaliou os hábitos de 21 voluntários com idade entre 8 e 12 anos e constatou que 14 deles não praticavam nenhuma atividade física. Nessa perspectiva, as novas tecnologias de comunicação alteraram a forma de acesso da memória, pois, através de imagens e sons, é possível fixar lembranças que não necessariamente foram vivenciadas presencialmente pelos espectadores. Porém, por outro lado, os impactos do exagero da tecnologia podem ser negativos e prejudiciais para a população infantil. Dessa maneira, os pais por não reconhecerem a importância do controle das redes sociais dos seus filhos, por exemplo, muitas crianças acabam se expondo nas redes de forma que pode ser perigosa.
Portanto, medidas devem ser tomadas com o intuito de amenizar esta problemática. Logo, cabe ao Ministério da Educação, em conjunto com os pais e a mídia, criar campanhas educativas, por meio da divulgação na internet, a fim de conscientizar os pais sobre as consequências que as crianças podem correr ao se expor nas redes. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o uso indiscriminado das tecnologias digitais e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Não irei mudar o repertório, pois já me adaptei e consegui tirar uma nota boa com ele.
Se puder, tem como deixar nota e corrigir modelo Enem, por gentileza? Desde já eu agradeço!!
Sabrina Maciel da Costa
Já perdi as contas de quantas redações já vi com esse modelo kkkkk, mas vc soube usar muito bem a estrutura 💕
Você domina bem a escrita, há apenas alguns erros gramaticais. Eu dei 200 pra sua conclusão porque EU ACHEI ÓTIMAAA, mas está faltando o detalhamento ( ” em conjunto com os pais e a mídia” não é detalhamento “).
C1: 160
C2: 200
C3: 180
C4: 200
C5: 200
Total: 940
AlmeidaDarlan
Eu ,particularmente, não gosto de adotar um modelo padrão, devido dois pontos:
1- O recorte temático pode não ser satisfeito com o modelo
2- O corretor, principalmente os modelos mais usados, percebe o uso dessa ferramenta, implicando na percepção atenciosa na sua crítica
Porém, como você adotou essa metodologia, sugiro que mantenha!
Seguindo o padrão dessa red o +900 é garantido
Boa sorte, vai dá tudo certo!
AlmeidaDarlan
Tenho uma redação recente desse mesmo tempo, caso queira ler, será uma honra!
Gabri1
modelo pronto facilita muito ksksks, e 90% da redação pronta
Competência 1: Domínio da língua portuguesa: 160
Competência 2: Compreensão da proposta: 200
Competência 3: Organização e defesa: 160
Competência 4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: 160
Competência 5: Proposta de intervenção: 200
parabéns, o 900+ vem sem duvidas !!
andressa2411
– O recorte temático pode não ser satisfeito com o modelo
2- O corretor, principalmente os modelos mais usados, percebe o uso dessa ferramenta, implicando na percepção atenciosa na sua crítica
Porém, como você adotou essa metodologia, sugiro que mantenha!
Se eu fosse falar sobre nota e acho que sua redação pode passar dos 800.
Samuel_Costa
– Nessa reta final para o enem eu aconselho você que treine com temas inéditos.
– Esse modelo do Felipe Araújo é muito bom, é o que eu vou usar esse ano
Falando da redação, mostrou um domínio da norma padrão.
Gostei dos argumentos que vc usou na introdução.
No primeiro parágrafo de desenvolvimento você ja expôs o seu 1° argumento
Samuel_Costa
… e o deixou embasado, tbm fez um bom aprofundamento e um bom fechamento.
No segundo de desenvolvimento , tbm começou com o segundo argumento e fez um bom embasamento usando um dado estatístico da Unicamp. Um bom aprofundamento, mas eu senti falta de um tópico frasal crítico para o fechamento.
Na conclusão eu achei que ficou rasa, vc cita os pais como agentes e depoi fala que eles devem se conscientizar, ficou um pouco confuso.
Senti falta de uma solução concreta para o problema, somente conscientizar não vai resolver a situação.
– Sou novato aqui para fazer uma redação profissional, mas analisando as cinco competências eu acho que vc deve focar mais na competência 5
– Se eu fosse falar sobre nota e acho que sua redação pode passar dos 800.