“Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças”

  • 1

Nos dias atuais, o uso indiscriminado das tecnologias de informação estão se tornando cada vez mais comum entre as crianças. Que acabam se expondo demais nas redes sociais, muitas das vezes sem o monitoramento dos pais, o que torna ainda mais preocupante, pois não terão nenhum adulto responsável observando quais informações compartilham, com quem conversam e o que assistem.

Desse modo, elas inocentemente partilham informações pessoais o que é extremamente perigoso, tendo em vista que, pessoas maldosas poderão ter contato direto com as crianças. Além do que elas tem acesso à conteúdos impróprios para a sua idade, já que a maioria dessas tecnologias digitais são recomendadas para maiores de 13 anos.

Confirmando o que disse o filósofo Immanuel Kant de que ” O ser humano é aquilo que a educação faz dele”, o fato da falta de monitoramento dos pais, nos aparelhos eletrônicos de seus filhos, e de conversar e ensinar o quanto é perigoso o uso indevido, faz com que seus filhos se exponham dessa maneira.

Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. O ministério da educação deve promover um projeto, de conscientização, através de palestras nas escolas, tanto para os alunos como para seus responsáveis, assim orientando ambos sobre o perigo que é o uso indiscriminado das tecnologias de informação digitais por crianças.

Compartilhar

3 Correções

  1. Ausência de tese na introdução e alguns erros de gramática.

    “Nos dias atuais, o uso indiscriminado das tecnologias de informação estão se tornando cada vez mais comum entre as crianças” e “Que acabam se expondo demais nas redes sociais…” deveriam estar separadas por vírgula, e não por ponto final.
    Não houve encaminhamento argumentativo para o D1, ou melhor dizendo, parece que D1 faz parte da Introdução, meio confuso, mas o argumento foi bom.
    Ótima citação filosófica na D2.
    A transição de D2 para Conclusão não está 100% fluida, acho que a ideia em D2 poderia ter sido melhor fechada, entende?

    Poderia ter colocado mais conectivos na redação e onde está o repertório cultural? O uso de dados pode fortalecer bastante sua argumentação.

    Sua proposta de intervenção tem Agente, Ação, Meio/Modo e Finalidade, mas está pouco detalhada. Caberia explicar melhor de que forma seriam feitas essas palestras, sobre o que especificamente falariam? Conscientizar é meio vago.

    […] através de palestras nas escolas, tanto para os alunos como para seus responsáveis, *ensinando a proteger suas informações pessoais, que tipo de locais devem evitar e mecanismos para os pais vigiarem as atividades virtuais dos filhos*, assim, os orientando sobre o perigo que é o uso >desajuizado< das tecnologias de informação digitais por crianças.

    Penso que ficaria melhor assim.

    C1: 120
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 160

    Não desista, pois você tem muito a melhorar. Não sei como são suas redações num geral, mas tente dar uma olhada nos pontos que falei, irá ajudar bastante. Recomendo o canal do Felipe Araújo, ele ensina muito bem sobre redação.

    Boa sorte com o ano que realizar o vestibular para medicina!!

    • 1
  2. Introdução:
    Você não fez a estratégia de abertura e nem a problematização falta da tese

    Desenvolvimento1:
    Você falou coisas verdadeiras
    Mais faltou o tópico frasal o embasamento e a argumentação

    Desenvolvimento 2:
    Não teve tópico frasal
    Uau seu embasamento ficou bom você citou immanuel kant

    Conclusão:
    Você anunciou a proposta
    Dos 5 elementos sentir falta de 1

    Nota :620

    (Desculpa qualquer coisa, sou vestibulanda igual você )

    • 1
  3. olaa
    Penso que na introdução onde você escreve “Nos dias atuais, o uso indiscriminado das tecnologias de informação estão se tornando…” seria interessante colocar “no século XXI, o uso…” pois demonstra de forma mais direta o tempo que você está se referindo;
    Além disso, o uso indiscriminado está se tornando e não estão se tornando;
    Os dois parágrafos de desenvolvimento poderiam ser mais desenvolvidos e detalhados;
    E por fim, na proposta de intervenção acredito que seria mais seguro colocar a finalidade de forma mais explícita, por exemplo: ” com a finalidade de orientar ambos sobre…”, pois da maneira como está no texto, ela pode ser entendida mais como um detalhamento da ação e consequentemente você perderia nota na competência 5.
    Parabéns pela redação :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.