Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças

  • 0

Com o advento da modernidade, houve o surgimento dos nativos digitais e a maioria de crianças que antes adormecia ouvindo o tão comum “era uma vez…”, que abria passagem para um mundo de sonhos e aprendizado de forma lúdica, hoje não conseguem dormir, consequência da insônia causada pelo uso indiscriminado das tecnologias digitais. 

 

Segundo estudiosos do Instituto de Pesquisa de Comportamento Infantil da USP, cerca de 20% das crianças que não possuem limites para utilizar as ferramentas online desenvolvem insônia, comportamento antissocial, apresentam queda no rendimento escolar e em consequência disso passam a requerer acompanhamento e tratamento especializado por profissionais de saúde. 

 

Em primeiro lugar é necessário observar o comportamento passivo dos pais e responsáveis perante às crianças que não possuem regras em relação ao uso de celulares, computadores, tablets e dispositivos que conectam à internet. Uma vez que o tempo de uso e o conteúdo que é acessado deve ser monitorado pelos tutores para que haja o cumprimento do artigo quinto do Estatuto da Criança e do Adolescente, promovendo a proteção da criança, não permitindo quaisquer tipo de negligência para com os infantis, no entanto, as estatísticas apresentadas pelos pesquisadores comprovam o descumprimento dessa proteção que é um direito fundamental. 

 

Outrossim, uma vez que a internet promove o anonimato dos seus integrantes, torna-se um aparato de caça para pedófilos que agem de forma inescrupulosa, entrando em contato com crianças que possuem perfis nas redes sociais, captando informações para cometer esse tipo de crime de forma virtual ou ganhando a confiança da vítima e estreitando laços até definitivamente vir a cometer o crime no mundo físico e como não há uma medida de prevenção por parte da segurança pública brasileira os crimes passam a acontecer por negligência desse sistema constituído por sociedade e família. 

 

Fica evidente portanto a necessidade de combater o uso indiscriminado das tecnologias digitais por crianças. Faz mister a necessidade de uma campanha de conscientização dos riscos da falta de limites das crianças perante a internet por parte do Governo Federal e a fiscalização por parte dos Conselhos Tutelares regionais com visitas frequentes à casa das famílias. Além disso é necessário a implementação de medidas preventivas à pedofilia e combativas ao comportamento do pedófilo ficando a cargo da Polícia Federal vistoriar juntamente com as plataformas digitais os tipos de pesquisas suspeitas e averiguar as atitudes de um possível pedófilo evitando assim que os crimes aconteçam.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, muito bom o seu texto, porém é bom se atentar à algumas situações:
    Se você estiver treinando para o ENEM seria melhor desenvolver uma estrutura em quatro parágrafos (introdução,desenvolvimento 1 e 2 e conclusão
    Além disso, no terceiro parágrafo falta uma deixar claro a citação do Estatuto da Criança e Adolescente e no quarto você poderia usar uma citação ou um dado para fundamentar seu argumento.
    C1 180
    C2 140
    C3 120
    C4 160
    C5 140
    TOTAL 740

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.