Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças

  • 1

   Na novela “A Dona do Pedaço”, exibida pela emissora Rede Globo, há uma sequência de episódios nos quais um adolescente marca um encontro pela internet com um suposto garoto, mas trata-se de um pedófilo, e esse acontecimento é retratado em meio a um uso excessivo das redes sociais pela garota. Apesar de se tratar de uma ficção, o uso indevido e excessivo das tecnologias digitais por crianças e adolescentes é recorrente na sociedade brasileira, sendo necessárias medidas de incentivo a um consciente e eficiente das mídias digitais.

   Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que o uso das tecnologias se tornou, nos conceitos de Émile Durkhein, um fato social. A tecnologia está presente na vida da maioria dos brasileiros, e qualquer indivíduo é levado a utilizar alguma mídia social, tanto que a nomofobia foi desenvolvida em muitas pessoas na sociedade, isto é, o medo de estar desconectado às mídias digitais. Dessa forma, a nomofobia está presente em muitas crianças, causando problemas diversos nessas, causando problemas psicológicos e até de obesidade infantil.

   Apesar de haver um caráter prejorativo do uso frequente de jovens na internet, como problemas físicos e com relação à saúde mental, as novas tecnologias podem auxiliar diversas crianças em seus processos de aprendizagem. Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), as mídias digitais são fonte de experiências culturais de diversas formas, portanto podem auxiliar muitos jovens em seus desenvolvimentos pedagógicos.

   Por conseguinte, é mister que o Ministério da Educação incentive o uso de tecnologias no aprendizado de crianças e, principalmente, crie novas atividade extracurriculares, com o intuito de reduzir o tempo dos jovens na internet, por meio da criação de cursos que envolvem a manipulação de meios digitais, como cursos de robótica e mecatrônica.

 

Compartilhar

5 Correções

  1. (Irei corrigir de acordo com os critérios definidos pela banca do ENEM);
    Comentários por competência:
    C1- Atente-se ao uso do “se”, você utiliza-o antes do verbo como em “se tornou”, o correto seria após o verbo como em “tornou-se”, procure estudar essa regra da gramática para aperfeiçoar-se. O “portanto” deve vir entre vírgulas, a menos que este incie um parágrafo, como acontece no início da conclusão.
    C2- O candidato soube compreender a proposta de texto, e utilizou de outros recursos do conhecimento para desenvolver sua dissertação argumentativa.
    C3- O candidato selecionou boas referências para o desenvolvimento dos parágrafos, como o sociólogo Durkheim, entretanto, é necessário discutir mais sobre a temática, com a autoria presente. É importante sempre utilizar mecanismos que tracem a presença do texto argumentativo, como uma introdução que encaminhe aos argumentos que serão debatidos.
    C4- O candidato utilizou os recursos coesivos . Bons recursos coesivos garantem consistência ao texto, tais como “outrossim, além disso, portanto, contudo, entretanto, dessa forma, destarte, nesse sentido, etc.”
    C5- Na proposta de intervenção não foi possível identificar o detalhamento da ação, como essa seria realmente executada.
    Notas por competência:
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 200
    C5- 160
    Nota final: 880

    • 2
  2. Sua redação está boa!!
    Só que vc precisa se atentar as repetições, e organizar de forma mais concisa. Além disso, no 3° parágrafo vc acabou se contradizendo ao dizer que a internet ajuda na aprendizagem sendo que vc havia dito que ela é algo ruim, tome cuidado defenda seu ponto até o final. Minha nota para você é 800

    • 2
  3. Olá, tudo bem.
    Ao meu ver, sua redação está boa, porém apontarei algumas melhorias necessárias conforme seguem abaixo:
    Na introdução, você inicia a redação narrando os episódios da novela utilizada como exemplo. Evite começar sua redação narrando episódios. Essa narração poderia ser utilizada no parágrafo de desenvolvimento.
    Ainda na introdução, faltou clareza na apresentação de suas teses pois não está bem claro quais são elas.
    No desenvolvimento, faltou iniciar o parágrafo com um conectivo de coesão tais como: sabe-se, observa-se, etc que garantisse uma estrutura clara e objetiva. Estude melhor o assunto referente a coerência e a coesão, conhecimento necessário para a estruturação de uma redação.
    No parágrafo de conclusão, utilize um conectivo de conclusão e não o conectivo “por conseguinte” utilizado.
    Espero ter ajudado.
    Bons estudos !!

    • 0
  4. Oii, tudo bem?
    A redação está muito bem estruturada e da para perceber que você apresenta bons recursos socioculturais.
    Eu achei que no 3º parágrafo ficou parecendo o início de um novo texto ja que você apresenta uma ideia contrária ao 2º parágrafo.
    Sua conclusão está boa porém podia ser mais desenvolvida.
    E teve alguns erros de crase.

    • 0
  5. olá! a redação em si ficou ótima, só faltou um ampliamento na conclusão, a solução é boa, porém faltou melhorias. talvez se você colocar algum método em relação á regras, etc… falar sobre os pais estarem sempre por dentro do que os filhos estão fazendo nos aparelhos eletrônicos, falar sobre métodos para desconectar os jovens um pouco da vida social… eu daria 750 pontos

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.