Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças

  • 0

Muito se discute ao uso desenfreado da tecnologia entre as crianças, isso tem se tornado um problema muito comum dado o avanço digital que tivemos e continuamos a ter nos últimos anos. Porém, esse uso desenfreado esta acarretando em sérios problemas físicos e psicológicos nas crianças, tais como o sedentarismo, a obesidade, insônia, entre outros.

É muito comum vermos casos de crianças viciadas em videogames, computadores ou aparelhos celulares, em consequência disso, as crianças do século XXI não praticam muitos exercícios físicos necessários para manter a saúde estável resultando em obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares. Outro problema comum é a insônia, proveniente da luz emitida pelo visor que reduz a produção de melatonina, hormônio responsável por induzir o sono. Muitos fabricantes de ‘software’ para celulares e computadores, como o Google, já adicionaram nas novas versões de seus produtos funções para diminuir a luz emitida pelos aparelhos, chamados de “luz azul”.

Há também muitos benefícios vindo do uso da tecnologia, como a facilidade para se chegar a informações pouco acessíveis para essas crianças. A internet por exemplo, possui um gama de informações úteis para o aprendizado infantil, de forma didática para facilitar o armazenamento de determinado conteúdo.

Em virtude dos fatos mencionados, deve-se monitorar o tempo de uso da tecnologia pelas crianças, para evitar o sedentarismo. Também existem ótimas ferramentas digitais para incentivar o aprendizado interativo para as crianças.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá Mateus, sou iniciante aqui, mas espero te ajudar!
    Primeiramente, você usou primeira pessoa do plural em sua redação de maneira oculta, o que é algo que deve ser extremamente evitado, é indicado que utilize a 3° pessoa, do singular ou do plural, em seu texto.
    Além disso, você começou mostrando ser contra o uso desenfreado das tecnologias digitais e no 3° parágrafo você abordou como a favor, demonstrando contraposição, podendo causar confusão ao leitor/corretor quanto ao seu ponto de vista. Portanto, se você começou como contra, deve argumentar o texto todo como contra. Se você quiser continuar com o parágrafo, então coloque algo como “Apesar disso, a tecnologia possui pontos positivos como…” e “Portanto, se houver um monitoramento dos pais dessas crianças quanto ao tempo e sites em que visitam, pode ser algo benéfico o uso de tal tecnologia”.
    Sua conclusão ficou muito vaga, então é aconselhável que você esclareça mais suas propostas porque senão fica no senso comum. Além disso, você disse no texto que existem ótimas ferramentas digitais, mas não citou quais e como podem ajudar, é aconselhável que esclareça a informação para ser uma conclusão consistente.
    Em resumo, seus argumentos ficaram bons, mas você pode buscar mais informações acerca do assunto para dar consistência aos argumentos e torná-los argumentos fortes esclarecendo os mesmos.
    Espero ter ajudado! :)

    • 0
  2. Você fez sua redação em 4 parágrafos, certo. Porém, houve muitas repetições, principalmente entre o 1 e o 2 parágrafo, o que torna a leitura cansativa. A falta de repertórios, isto é, dados, citações, etc, deixa o seu texto sem credibilidade. O último parágrafo está pequeno, você disse que tem ferramentas, quais são elas ? É preciso que você detalhe essas “ferramentas”.
    Dicas: Busque sinônimos; repertórios sobre o assunto; revise seu texto e circule palavras repetidas; veja quais frases estão soltas e se todas as palavras estão bem acentuadas; use conectores.

    • 0
  3. Algumas sugestões: “Muito se discute QUANTO ao uso desenfreado da tecnologia”; Em “avanço digital que tivemos e continuamos a ter” acredito que seria bom evitar o uso da terceira pessoa do plural, e escrever de forma impessoal. Exemplo: Dado o avanço digital PERCEBIDO ATUALMENTE E NAS ÚLTIMAS DÉCADAS.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.