Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças?

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O documentário “O dilema das redes”, disponível na Netflix, retrata o uso descontrolado das redes sociais no mundo globalizado. Embora, atribua-se o domínio das ferramentas digitais ao público adulto, as crianças estão cada vez mais inseridas nesse cenário moderno. Nessa perspectiva, necessita-se combater o mau uso das tecnologias digitais de informação pelo público infantil, através da intervenção estatal e da presença institucional.

Primeiramente, constata-se que o Estado, por ter poder de influência na vida de um povo, é um agente ativo na sociedade. Segundo o filósofo John Rawls, o Governo precisa tratar todos os grupos sociais de forma equitativa, assegurando os direitos de todos, principalmente os de classes minoritárias – pobres, negros, mulheres, crianças, idosos e entre outros –. Dessa forma, a máquina pública precisa está presente no combate ao uso indiscriminado das mídias digitais por crianças, a fim de que esse público não seja manipulado virtualmente por grupos maliciosos. Sob essa ótica, confirma-se que a ineficiência do Estado torna a internet em um espaço propício aos casos de assédio virtuais contra crianças.

Ademais, percebe-se, pelo fator engajamento, que as instituições estão presente no sistema social. De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, as entidades institucionais, por exemplo, igrejas, escolas, famílias e entre outras, precisam tomar posições frente as problemáticas. Dessa maneira, a luta contra o uso indevido dos aparelhos tecnológicos deve ser desenvolvida nas instituições, pois isso é um problema grave na sociedade contemporânea. Nesse viés, a ausência institucional negligencia a integridade física e mental das crianças, porque o mau uso dos meios digitais, quando não combatido por essas organizações, acarreta vários distúrbios, como, a depressão e a ansiedade.

Portanto, é mister que algo, com extrema urgência, seja feito. Então, o Estado, com apoio das escolas, deve propor a educação digital para as crianças, por meio da utilização de aparelhos digitais – celulares, tablets, notebooks –, em sala de aula, a fim de proporcionar uma inclusão digital segura para as crianças. Somente assim, conforme a teoria de Rawls, o Governo cumprirá seu papel.

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2 Correções

  1. Introdução:

    ✔ citação
    ✔ comercialização
    ✔ Teses

    D1:

    ✔ tópico frasal
    ✔ repertório
    ✔ Fundamentação
    ✔ marcar de autoria

    D2

    ✔ tópico frasal
    ✔ repertório
    ✔ Fundamentação
    ✔ marcar de autoria

    Conclusão:

    – Não retormou a tese da introdução
    ✔ agente
    ✔ ação
    ✔ modo
    – Faltou detalhamento
    ✔texto circuito

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  2. Olá, gostei muito da sua redação, notei apenas alguns desvios gramaticais leves. Busque aprofundar melhor seus argumentos e não se esqueça dos conectivos. Espero que ajude, parabéns pelo texto e continue praticando :)

    INTRODUÇÃO:
    O documentário “O dilema das redes”, disponível na Netflix, retrata o uso descontrolado das redes sociais no mundo globalizado. Embora, [1] atribua-se o domínio das ferramentas digitais ao público adulto, as crianças estão cada vez mais inseridas nesse cenário moderno. Nessa perspectiva, necessita-se combater o mau uso das tecnologias digitais de informação pelo público infantil, através da intervenção estatal e da presença institucional. [2]
    [1] Essa vírgula não é necessária.
    [2] Tema contextualizado e tese bem explícita.

    D1:
    Primeiramente, constata-se que o Estado, por ter poder de influência na vida de um povo, é um agente ativo na sociedade. [3] Segundo o filósofo John Rawls, o Governo precisa tratar todos os grupos sociais de forma equitativa, assegurando os direitos de todos, principalmente os de classes minoritárias – pobres, negros, mulheres, crianças, idosos e entre outros –. Dessa forma, a máquina pública precisa está [4] presente no combate ao uso indiscriminado das mídias digitais por crianças, a fim de que esse público não seja manipulado virtualmente por grupos maliciosos. Sob essa ótica, confirma-se que a ineficiência do Estado torna a internet em um espaço propício aos casos de assédio virtuais contra crianças. [5]
    [3] Insira um conectivo.
    [4] A escrita correta é “estar”.
    [5] Você poderia ter aprofundado mais seu argumento.

    D2:
    Ademais, percebe-se, pelo fator engajamento, que as instituições estão presente [6] no sistema social. [7] De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, as entidades institucionais, por exemplo, igrejas, escolas, famílias e entre outras, precisam tomar posições frente as [8] problemáticas. Dessa maneira, a luta contra o uso indevido dos aparelhos tecnológicos deve ser desenvolvida nas instituições, pois isso é um problema grave na sociedade contemporânea. Nesse viés, a ausência institucional negligencia a integridade física e mental das crianças, porque o mau uso dos meios digitais, quando não combatido por essas organizações, acarreta vários distúrbios, como, [9] a depressão e a ansiedade. [10]
    [6] Essa palavra deve estar no plural.
    [7] Insira um conectivo.
    [8] Acrescente a crase.
    [9] Essa vírgula não é necessária.
    [10] Explore mais os seus argumentos.

    CONCLUSÃO:
    Portanto, é mister que algo, com extrema urgência, seja feito. Então, o Estado, com apoio das escolas, deve propor a educação digital para as crianças, por meio da utilização de aparelhos digitais – celulares, tablets, notebooks –, [11] em sala de aula, a fim de proporcionar uma inclusão digital segura para as crianças. Somente assim, conforme a teoria de Rawls, o Governo cumprirá seu papel. [12]
    [11] Essa vírgula não é necessária.
    [12] Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção.

    NOTAS POR COMPETÊNCIA:
    [1] 160
    [2] 200
    [3] 160
    [4] 160
    [5] 200
    TOTAL: 880

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