Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças

  • 0

Consoante ao filósofo Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele.” Contudo, a supervisão dos pais também é necessária no ensino das crianças do País. Tendo em vista que menores de idade em posse de um equipamento conectado à internet, como celulares, tablets, video-games entre outros, podem estar expostas à muitos riscos na internet. Tais como pedófilos, sequestradores e outros males. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas, consequências e possível solução para esse impasse.

Em primeira análise, a falta de devida atenção dos pais aos conteúdos que os filhos acessam on-line, pode ser oriunda de uma educação deficitária, problema que aflige o Brasil há décadas. Afinal, foram poucos os líderes do País que seguiram o bom exemplo de Getúlio Vargas e investiram muitos recursos na educação brasileira.

Outrossim, segundo a OMS, a insônia em jovens de até 12 anos está diretamente relacionada ao uso abusivo de telas. Pois, os mesmos tem sua visão prejudicada por olharem muito tempo para o visor, este que emite luz que afeta negativamente uma substância importante para o sono. Além de que, crianças inocentes podem ser alvos de possíveis pedófilos, e consequentemente, se tornando vítimas.

Diante dos fatos supracitados, é consenso que medidas são necessárias para resolver a problemática. Sendo assim, faz-se necessária a ação por parte do Ministério da Saúde em conjunto do Ministério da Edução, de através de um projeto de lei levado à Câmara dos Deputados, que visa por meio de palestras organizadas por profissionais das áreas da saúde e da educação, alertar os pais e as crianças dos perigos da rede. Desta forma, os ensinamentos de Immanuel Kant irão ajudar o País.

Compartilhar

1 Correção

  1. olá, boa noite.

    C1: (domínio da norma culta da língua portuguesa) 120
    C2: (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento) 120
    C3: (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista) 160
    C4: (conhecimentos dos mecanismos linguísticos) 200
    C5: (proposta de intervenção que atenda a problemática e que respeita os valores humanos e a diversidade) 80

    parabéns pelo texto!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.