Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças.

  • 0

Promulgada em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê que todo indivíduo tem direito a educação e ao bem estar social. Contudo, o uso exacerbado de tecnologias digitais de informação na infância impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nesse sentido, percebe-se que a criança por estar grande parte do tempo na internet, faz com que ela esteja sujeita a pedofilia infantil e também acarretando ao sedentarismo, prejudicando assim seu desenvolvimento.

Em primeira análise, é evidente que ao entrar nesse “mundo virtual” sem a fiscalização do responsável, a criança está sujeita a pedofilia infantil. Segundo os dados do “Safer Net Brasil” mostram que em 2018, o Brasil registrou mais de 130 mil queixas virtuais ,110% a mais que o ano anterior, tendo a obscenidade do inocente o principal crime denunciado. Desse modo, é notório o quanto as tecnologias digitais podem representar perigos para a vida na infância.

Outrossim, é inegável o quanto a utilização indiscriminada dos meios de comunicação por parte de público infantil, pode afetar na formação do jovem pela ocorrência do sedentarismo. Segundo o IBEGE, no Brasil, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos estão acima do peso. Tal situação só revela o quão as tecnologias digitais implicam fortemente para o desenvolvimento do indivíduo, em que muitas vezes, prefere ficar na frente da tela do computador ao invés de praticar um exercício. Dessa forma, as atividades físicas acabam sendo substituídas por games e redes sociais na internet.

É necessário, portanto, que medidas sejam feitas para que ocorra o uso consciente e seguro das tecnologias digitais pelas crianças. Cabe ao Ministério da Cidadania e o da Saúde em parceria com as grandes mídias socias como “Facebook, Instagram, You Tube”, a criação de campanhas publicitárias com o enfoque na obesidade devido ao sedentarismo, por meio de verbas governamentais. Ademias, cabe ao Ministério da Justiça a criação de centros virtuais, por meio de parcerias público-privadas com empresas do ramo. A fim de que ambas as medidas façam, com que ocorra o uso consciente e seguro das tecnologias para o público infantil. E dessa forma, a população terá a garantia dos seus direitos como prevê a Declaração dos Direitos Humanos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, Gabriel! Vou deixar aqui a minha correção

    Introdução:
    > Abordagem do tema e repertório: excelente
    > Tese: está bastante clara e faz jus ao tema
    > Problamas: também estão adequados ao tema
    > Acredito que em “direito a educação” deva ser feito o uso da crase
    > Recomendo a revisão do trecho “percebe-se que a criança…”, onde acredito que a vírgula deva estar posicionada antes da palavra “por” e depois de “Internet”, assim como também te aconselharia a mudar a frase “faz com que ela esteja” por “está”

    D1
    >Estrutura e argumentação estão ótimas
    > Presença de repertório: ok
    >Cuidado com a repetição de termos
    > Revise o trecho “Segundo os dados do “Safer Net Brasil” mostram que em 2018, o Brasil…”, pois acredito que a coesão foi prejudicada. Tente estruturar as informações de outro modo, como “Segundo os dados do “Safer Net Brasil” em 2018, o Brasil …”

    D2
    >Estrutura e argumentação estão ótimas
    > Presença de repertório: ok
    >Retire a vírgula em ” público infantil, pode afetar ” e em “em que muitas vezes, prefere ficar” (a vírgula que vem antes do termo “em” deve ser mantida)

    Conclusão
    >Suas propostas de ação estão bastante detalhadas e de acordo com os direitos humanos
    >Troque “o da Saúde” por “AO da Saúde”
    >Retire o ponto final e vírgula em “empresas do ramo. Afim de que ambas as medidas façam, com que ocorra”

    Parabéns, sua redação está ótima!

    • 1
  2. – Ótima redação;
    – Cuidado com termos inexistentes;
    – Parágrafos bem estruturados;
    – Tese bem fundamentada;
    – Senso crítico aflorado;
    – Domínio do tema;
    Parabéns, uma redação digna de 900+
    – Aprimore cada vez mais o seu conhecimento geral;
    – Uso correto dos conectivos;

    Continue assim, o sucesso mora ao lado!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.