Iniciante

Combate ao tráfico de pessoas no Brasil. (corrijo de volta)

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No filme “o sequestro”, conta a narrativa de uma mãe que tem o filho sequestrado por um traficante de órgãos. Fora da ficção, é indubitável revelar que o cenário mostrado na obra cinematográfica remete ao que ocorre no meio social brasileiro, pois o tráfico de pessoas para fins detestáveis é um problema verídico na sociedade, decorrente das falhas medidas de combate contra esse infortúnio, sendo duas dessas: a falta de segurança e a insuficiência legislativa.

A princípio, é de suma importância mostrar que a ausência de defesa para a população implica à ocorrência da problemática. No período pré-modernista, os poetas se comprometiam em abordar as mazelas sociais da época. Desse modo, percebe-se que se ainda houvesse esse período literário, o tráfico de pessoas seria um dos temas abordados, devido esse ser prejudicial para a sociedade e ter o seu ocasionamento pela falta de defesa pública, visto que o papel dessa é proteger todos os indivíduos, de maneira que com a sua ausência torna-se mais fácil o tráfico de pessoas no Brasil.

Além disso, outro agente importante que contribui para a perpetuação do problema é a ineficácia das leis. Segundo uma pesquisa realizada no Ministério da Mulher, da Família e do Direitos Humanos, a cada 2 dias uma criança ou adolescente são raptados no Brasil. Dessa forma, verifica-se que as leis não só são os alicerces da nação, mas também o que garante a ordem e a ética de um país, contudo como é mostrado nos dados da pesquisa há uma insuficiência legislativa na coletividade, pelo fato dos atuantes nos crimes do tráfico de pessoas, na maioria das vezes, saírem impunes de seus atos, de modo que essa situação faz com que não haja combate contra o impasse.

Portanto, medidas são necessárias para neutralizar a controversa. Logo, o Governo Federal, deve realizar um projeto de lei na câmara dos deputados, propondo o aumento da pena contra indivíduos que praticam o crime de traficar pessoas, além de reforçar a segurança pública, em cada estado com a ajuda desses e dos municípios, através de auxílios fiscais, com a finalidade de que situações como no filme “o sequestro” deixem de ser uma realidade no Brasil.

Corrigir de acordo com as competências do enem
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2 Correções

  1. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa 120
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 160
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 160
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 160 (é necessário colocar na conclusão agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento)

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  2. Olá. Tudo bem?

    1º parágrafo: logo no início, percebo certo erro ao utilizar “conta” ao invés de “é contada”. Ademais, sugiro substituir a palavra “narrativa” por “história” para que fica mais coerente. Paralelamente, tenho que destacar a forma como você mencionou o filme: muito sucinta e direta. Em outras palavras, você não conseguir transcrever uma narrativa, apenas um fato que, infelizmente, é realidade no Brasil.

    Dica: tente transcrever mais elementos do filme para mostrar a banca de correção do ENEM que você realmente tem conhecimento sobre esse repertório.

    Outrossim, na frase “[…] sendo duas dessas: […], eu omitiria o termo “duas” e não usaria “dessas”, mas “essas”.

    2º parágrafo: ele ficou um pouco ambíguo. Sugiro você substituir a problemática abordada por outra. Por exemplo, utilizar a “falta de visibilidade” para que, junto ao repertório utilizado, o parágrafo obtivesse coerência.

    Dica: substituir a palavra “mostrar” por “destacar”. Ademais, nessa frase “tráfico de pessoas seria um dos temas abordados” você supõe algo que nunca saberemos a verdade. Contudo, para que você consiga mostrar algo mais concreto, evitar esse erro e desenvolver melhor, sugiro abordar APENAS o papel dos autores modernistas na denúncia das mazelas para, em seguida, relacionar com a problemática.

    3º parágrafo: realmente teria ficado bem elaborado se você tivesse trabalhado melhor os dados apresentados. Para facilitar, se você tiver algum bloqueio para relaciona-los, sugiro o uso de um repertório mais direto como, por exemplo, a quebra do “Contrato Social” de John Locke. Ademais, observo alguns erros gramaticais e de pontuação como na frase “realizada no Ministério da Mulher”, substituir o “no” por “pelo”. Além do uso de ponto antes do conectivo “contudo” na frase seguinte: “ética de um país, contudo”.

    4º parágrafo: observo alguns erros de pontuação. Além disso, indico você utilizar essa estrutura ao citar sua proposta de intervenção (no seu caso, nas duas propostas) para que fique mais completo:
    -agente
    -ação
    -finalidade
    -meio/modo
    -detalhamento.

    Em suma,
    C1= 120
    C2= 140
    C3= 160
    C4= 180
    C5= 160.

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