Combate ao tráfico de pessoas no Brasil

  • 0

Nota no redação on-line 1000

Em sua fala “ Viver sob a vontade dos outros não é viver”, Irelia , personagem fictícia do jogo “league of legends”, exalta a ideia do domínio próprio ser primordial. Essa visão, embora correta,  não é efetivada no hodierno cenário brasileiro, no qual pessoas são traficadas  e vendidas como objetos, na maioria das vezes,com a finalidade do trabalho escravo . Sendo assim, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem o contrabando de seres humanos,pois, é possível destacar a falta de empatia e a impunidade.

    Em primeira instância, é irrefutável a ausência de compaixão como um imbróglio ao comércio de cidadãos. Isso ocorre, porque, lamentavelmente, vive-se em uma Era em que muitas pessoas agem como querem , mesmo que tal ação prejudique outros seres . Por consequência disso, um grupo de indivíduos afetados pelo tráfico de atores sociais , na maioria das vezes, sofre violações dos seus  direitos,como a exploração sexual, situação análoga à escravidão,e a  remoção de seus  órgãos, ademais, tornam-se objetos, que possui valor de compra e venda. Como prova disso, William Shakespeare, renomado dramaturgo, em sua obra ”Hamlet” , abordou que , para toda causa, há um efeito. Diante desse nexo, pode se afirmar que uma ação errônea desencadeia resultados catastróficos, sobretudo, quando o alvo dessa incoerência é o próprio ser humano. Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos.

    Além disso, outro ponto a ser esclarecido é a impunidade cristalizada nas capitalizações de indivíduos. Essa deturpada prática está engatada a uma falta de punições para os crimes contra a espécie humana , seja pelo precário sistema prisional ou pela inexistência de reformulações de leis. Consequentemente, a falta de penalidades gera um número elevado da criminalidade, pois sem uma punição o indivíduo voltará a cometer violações. Infelizmente, essa postura é reflexo de um passado histórico, como exemplo o comércio de escravos no Brasil, no qual os senhores de engenho poderiam fazer o que bem entendessem com seus escravos, até mesmo, matá-los, mesmo assim não sofriam nenhuma forma de condenação. Em vista disso, alguns alienados assumem comportamento de séculos passados, fazendo o uso das leves penas para procriar o mal. Dessa maneira, urge que medidas governamentais sejam postas em ação para mudar o comportamento desse público.

     Evidencia-se, portanto, que o tráfico humano é uma tribulação que precisa ser mitigada. Para isso , cabe ao Congresso Nacional -órgão responsável por elaborar  e aprovar leis no território brasileiro-, por meio dos Deputados Federais sancionar um regulamento com o possível nome “norma Brasil histórico”, que terá como propósito punir rigorosamente os comerciantes de pessoas em todo o país, ademais, o Ministério da Educação ficará responsável por realizar campanhas nos ambientes cibernéticos e nos televisivos, com a finalidade de esclarecer sobre os males do comércio de atores sociais e de forjar um olhar crítico sobre essa temática. Dessarte, espera-se uma realidade livre e justa, que possa ,então, ser revigorada a mensagem passada pela personagem Irelia.

Compartilhar

3 Correções

  1. Eu ia corrigir, no entanto, vi que você já deixou explicito que tirou 1000 em outra plataforma – então no meu ponto de vista não precisa mais de correção -. No entanto, gostaria de atentar que COMIGO você não ia tirar 1000, posto que – ainda que eu não tenha lido ela toda, apenas a conclusão -, notei que você deu duas soluções, todavia só detalhou perfeitamente uma, com isso já perderia pontos por lá. Outra coisa que pode ser ressaltada são os tamanhos das suas linhas, eu escrevo 3 redações por semana, acredite em mim, eu sei bem quando uma redação vai passar de 30 linhas. No mais, só te aconselho uma coisa, quando quiser uma correção de verdade, não coloque os pontos que tirou com outra pessoa, isso só vai contribuir para o corretor se sentir oprimido a te dar a mesma nota- coisa que não aconteceu comigo- e sua redação não vai ser corrigida como deve, logo, não vai agregar conhecimento nenhum para você.

    Tenha um bom dia!

    • 2
  2. Introdução:
    ▪︎Em sua fala “ Viver sob a vontade dos outros não é viver”, Irelia , personagem fictícia do jogo “league of legends”, [1] exalta a ideia do domínio próprio ser primordial. Essa visão, embora correta, não é efetivada no hodierno cenário brasileiro, no qual pessoas são traficadas e vendidas como objetos, na maioria das vezes,com a finalidade do trabalho escravo . Sendo assim, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem o contrabando de seres humanos,pois, [2] é possível destacar a falta de empatia e a impunidade.

    Obs.:
    ▪︎1- A inicial do nome do jogo deve ser maiúscula.
    ▪︎2- Equívoco de vírgula. Acredito que, nesse caso, o seu “pois” não tenha valor conclusivo, e sim, explicativo.

    Desenvolvimento 01:
    ▪︎Em primeira instância, é irrefutável a ausência de compaixão como um imbróglio ao comércio de cidadãos. Isso ocorre, [1] porque, lamentavelmente, vive-se em uma Era [2] em que muitas pessoas agem como querem, [3] mesmo que tal ação prejudique outros seres . Por consequência disso, um grupo de indivíduos afetados pelo tráfico de atores sociais , na maioria das vezes, sofre violações dos seus direitos,como a exploração sexual, situação análoga à escravidão,e a remoção de seus órgãos, ademais,* tornam-se objetos, que possui valor de compra e venda. Como prova disso, William Shakespeare, renomado dramaturgo, em sua obra ”Hamlet” , abordou que , para toda causa, há um efeito. [4] Diante desse nexo, pode se [5] afirmar que uma ação errônea desencadeia resultados catastróficos, sobretudo, quando o alvo dessa incoerência é o próprio ser humano. Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos.

    Obs.:
    ▪︎1- Equívoco de vírgula.
    ▪︎2- A inicial de “era” deve ser minúscula, pois você não especifica que “era” é essa, por exemplo, Era Digital.
    ▪︎3- Marca de oralidade em “agem como querem”.
    ▪︎4- Período muito longo causa uma perda de pontos na c3, eu não sei como ficaria o tamanho desse período escrito à mão em uma folha, mas, nesse momento, estou corrigindo sua redação por aqui. Então, tome cuidado, visto que você fez esse período com 6 linhas, porém um período deve conter, no máximo, 4 linhas.
    ▪︎5- Ausência de hífen.

    Desenvolvimento 02:
    ▪︎Além disso, outro ponto a ser esclarecido é a impunidade cristalizada nas capitalizações de indivíduos. Essa deturpada prática está engatada a uma falta de punições para os crimes contra a espécie humana , seja pelo precário sistema prisional ou pela inexistência de reformulações de leis. Consequentemente, a falta de penalidades gera um número elevado da criminalidade, pois [1] sem uma punição [2] o indivíduo voltará a cometer violações. [3] Infelizmente, essa postura é reflexo de um passado histórico, como exemplo [4] o comércio de escravos no Brasil, no qual os senhores de engenho poderiam fazer o que bem entendessem com seus escravos, até mesmo, matá-los, mesmo assim não sofriam nenhuma forma de condenação. Em vista disso, alguns alienados assumem comportamento de séculos passados, fazendo o uso das leves penas para procriar o mal. Dessa maneira, urge que medidas governamentais sejam postas em ação para mudar o comportamento desse público. [5]

    Obs.:

    ▪︎1 e 2- Ausência de vírgula, pois se trata de um adjunto adverbial de 3 palavras.
    ▪︎3- Aconselho usar um conectivo antes.
    ▪︎4- Ausência de vírgula.
    ▪︎5- Seu encerramento do parágrafo tá parendo uma conclusão, no encerramento, você expõe uma opinião, reafirmando o seu ponto de vista para o leitor. Lembre-se sempre que deve ser concluído com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, desse modo, diante disso, diante dessa perspectiva, logo, assim, portanto, em suma. Você usou o conectivo, só faltou a sua opinião.

    Conclusão:
    ▪︎Evidencia-se, portanto, que o tráfico humano é uma tribulação que precisa ser mitigada. Para isso , cabe ao Congresso Nacional -órgão responsável por elaborar e aprovar leis no território brasileiro-, por meio dos Deputados Federais sancionar um regulamento com o possível nome “norma Brasil histórico”, [1] que terá como propósito punir rigorosamente os comerciantes de pessoas em todo o país, ademais,* o Ministério da Educação ficará responsável por realizar campanhas nos ambientes cibernéticos e nos televisivos, com a finalidade de esclarecer sobre os males do comércio de atores sociais e de forjar um olhar crítico sobre essa temática. Dessarte, espera-se uma realidade livre e justa, que possa ,então, ser revigorada a mensagem passada pela personagem Irelia.

    Obs.:
    ▪︎1- As iniciais são maiúsculas.
    ▪︎*- Você repetiu esse mesmo conectivo lá no d1, se atente.
    ▪︎Olhe, eu aconselho você fazer apenas uma resolução para o problema, visto que não é mais obrigatório resolver os dois, foque apenas em uma e detalhe ao máximo, apesar de você ter detalhado seu agente, poderia ter feito um pouco mais de detalhamento, por exemplo, falando o que terá nesse novo regulando ou que tipos de profissionais participarião dessas campanhas, caso você optasse por focar na segunda proposta.

    Nota:
    c1: 160
    c2: 200
    c3: 160
    c4: 200
    c5: 160 (dependo do corretor essa nota aumenta)
    Total: 880

    • 0
  3. 2º parágrafo
    “Por consequência disso, um grupo de indivíduos afetados pelo tráfico de atores sociais ”
    esse “atores sociais” ficou vago, atores sociais é muita coisa, podem ser empresas, países, governos, pessoas, que acho que onde queria chegar. Não é um problema usar palavras simples, use “pessoas, indivíduos”. Se ” atores sociais” tivesse retomando outro termo, ai sim encaixaria, mas ele ta começando uma ideia.
    Acho que no geral a redação está boa para os padrões ENEM, somente detalhes.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.