Combate ao tabagismo no Brasil

  • 0

A constituição federal do Brasil, de 1988, prevê o direito à saúde a todo cidadão brasileiro.  Entretanto, o alto número de fumantes e usuários do tabaco demonstra que tal prerrogativa não tem sido cumprida com ênfase. Dessa forma, em razão da falta de responsabilidade governamental e do silenciamento, emerge um problema complexo a ser resolvido.

Primeiramente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais  para combater o tabagismo. Segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, trata-se de uma violação do “contrato social”, já que é dever do Estado garantir que os indivíduos desfrutem de seus direitos indispensáveis. Diante disso, observa-se contraditório que os cidadãos façam uso de produtos à base de tabaco, uma vez que acarreta em doenças e o sobrecarregamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ademais, outra causa para a configuração do problema é a falta de debate. De acordo com o filósofo francês Foucault,  na sociedade pós-moderna muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, observa-se a ausência de informações sobre consequências negativas do tabagismo, o que aumenta a carência de conhecimento da população sobre essa questão e o maior número de usuários.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para isso, é fundamental que o Ministério da Saúde em parceria com as escolas, proporcione debates  e rodas de conversa sobre o assunto, tais acontecimentos podem ocorrer em atividades extraclasses e com a presença de profissionais da saúde. Além disso, esses eventos podem ser  abertos a toda comunidade a fim de garantir que mais pessoas compreendam a importância de combater o uso do tabaco e outros produtos semelhantes. Assim, se consolidará uma sociedade melhor.

Compartilhar

3 Correções

  1. Iasmin, tua redação tá bem legal e bem escrita. Eu percebi uma falha de desenvolvimento de informação no teu segundo parágrafo, ficou uma ideia “em aberto”, eu te indicaria a dar uma explicada a mais para facilitar o entendimento do teu ponto de vista. Já na tua proposta de intervenção eu senti falta do elemento “meio/modo”. Tua nota seria entre 880 e 920, mais ou menos.

    • 1
  2. C1: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa – 180
    C2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 200
    C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 180
    C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 180
    C5: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural – 180

    Não vou repetir aspectos que os colegas já corrigiram, no meu ponto de vista vc poderia ter citado algum dado, algum número que comprove sua argumentação.
    Quando vc coloca a palavra ”Ausência” neste caso, vc está generalizando muito, se esquecendo dos avisos que são por lei obrigatórios nas caixas e a proibição de comerciais. Use outras palavras menos generalizadoras!

    • 0
  3. oi, Iasmin, achei sua redação bacana e com pontos bem fortes, por outros lados, tem algumas afirmações feitas sem base ou explicações como em ”Primeiramente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o tabagismo”, os avisos das consequências encontrado no rótulo das embalagens de tabaca, e a venda restrita para menores de idade em si, são maneiras governamentais usadas no combate do tabagismo, indicando-o uma coisa ruim que faz mal ao ser-humano, para o seu argumentos assim serem validados, teriam de ter fontes explicativas, ou uma justificação, como você mesmo faz neste trecho ”uma vez que acarreta em doenças e o sobrecarregamento do Sistema Único de Saúde (Diante disso, observa-se contraditório que os cidadãos façam uso de produtos à base de tabaco, uma vez que acarreta em doenças e o sobrecarregamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”

    Fora isso, também é possivel perceber falta de acentuação e pontuação em sua redação

    Já na sua conclusão, seria legal que você apresentasse mais de uma proposta de intervenção, e deixasse a finalidade dela mais clara, dessa forma entrar sua conclusão o mais ”mastigada” possivel.

    Espero ter ajudado !

    :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.