Aprendiz

Combate ao Tabagismo

  • 0

O tabagismo é reconhecido por ser uma doença crônica, onde as vítimas são viciadas em produtos com a presença do tabaco. Por conseguinte, essa prática do tabagismo ganhara força por conta da construção midiática que significava que fumar, tornava o consumidor do cigarro, elegante. Todavia, atualmente a desconstrução desse ideal de elegância faz-se necessário.

Segundo a OMS, 2010, estima-se que o consumo de cigarros é por cerca de 6 trilhões todos os anos. Contudo, leis foram criadas para evitar o consumo do narcótico em locais fechados. Ainda que no período de 1989 a 2010 (PLOS Medicine, 2012), ocorrera uma queda de 46% de fumantes, inegavelmente o surgimento de novas mortes e doenças foi evitado. Como diz o ativista indiano, Mahatma Gandhi, “temos de nos tornar a mudança que queremos ver”.

De fato o consumismo do fumo pode gerar complicações futuras, com o surgimento de outras doenças como o câncer pulmonar ou traqueal e até mesmo depressão e ansiedade, a nicotina possuí efeitos tóxicos e viciantes. Entretanto, além de causar vícios, a nicotina pode ser utilizada como fim medicinal para tratamento de mal de Alzheimer e de Parkinson, desde que usada com a dosagem correta e com acompanhamento profissional.

Portanto, para mitigar o tabagismo o Estado, através do Ministério da Saúde, deve criar mais campanhas contra o uso da nicotina de uma forma não medicinal, para promover uma melhor qualidade de saúde a toda a população que, é afetada também pela fumaça que o usuário emite. Ademais, reforçar leis como a proibição do uso em locais fechados, através de poderes municipais como a Câmara de Vereadores para diminuir o número de pessoas afetadas além do próprio fumante.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, tua redação vem bem contextualizada e, de fato, tive uma leitura agradável. Você mostra que sabe o que está dizendo, o que está expondo e desenvolvendo, mas é preciso organizar as ideias. Você foi breve, ou seja, nada com rodeios, o leitor gosta disso, destacou as teses, desenvolvimentos alinhados, parabéns!
    Notas por competência:
    C1:160
    C2:180
    C3:180
    C4:180
    C5:160
    Nota: 860
    Bons estudos!

    • 1
  2. texto bem escrito, poucos erros de concordância, porém você deve ficar atenta ao detalhamento e o modo de sua proposta de intervenção, ao usar duas propostas acaba perdendo espaço em seu paragrafo para detalha-la; o modo é como aquilo vai ser feito, de que forma, onde não achei em seu texto onde só apresenta ação, finalidade e agente, detalhar é pegar um dos 5 elementos e falar um pouco mais sobre ele.

    continue treinando e use as dicas para aperfeiçoar sua escrita :) !!!

    • 1
  3. Ótima introdução
    O D1 ficou um tanto quanto demais expositivo , faltou mais sua opinião nele
    Quando vc cita no D2 a questão medicinal , ficaria melhor desenvolver mais ela ou então buscar desenvolver mais as consequências no geral .
    Ótima conclusão
    Espero ter ajudado bons estudos 😘

    …………………..,………………

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.