Combate ao fumo: autoritarismo ou dever do governo

  • 0

Na série Peaky Blindes, que retrata a década de 1970, o protagonista Thomas Shelby fuma cigarros de forma excessiva, ademais, este não sabia dos risco do fumo à saúde. Em contra partida, no cenário atual brasileiro o fumo tem-se tornado uma questão de saúde pública.

Em primeiro plano, destaca-se a lei 9.294 de 1996, que prevê obrigatoriedade que as embalagens de cigarro contenham fotos e informações sobre o risco do tabagismo. A lei parece eficiente, porém, a OMS informa que o Brasil conta com 22 milhões de tabagistas e o número tende a crescer, portanto, está é ineficiente.

Em segundo plano, a naturalização do fumo é um fato para atentar-se. Segundo, a OMS, estima-se que 100 mil fumantes sejam adolescente. Estes números são provenientes de uma cultura que naturaliza este vício, muitas vezes por influência dos pais ou falta de fiscalização dos mesmo ou das autoridades responsáveis

Em suma, os dados alarmantes pedem urgências nas decisões governamentais, assim o Governo Federal e o Ministério da Saúde precisam agir por meio de leis que forneçam tratamento adequado no SUS para aqueles que querem deixar o vício e fiscalização para que adolescentes não tenham contato com cigarros. Dessa forma, o combate ao fumo terá grande avanço na sociedade brasileira.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá. Já queria apontar um problema: sua redação está bem curta! Creio que pelo modelo que você escreveu, está querendo fazer o ENEM. Então, não posso deixar de comentar isso. Sua redação possui apenas 212 palavras, isso com certeza não preencheria as 30 linhas da folha de redação. Cuidado com isso, procure que a sua redação tenha entre umas 350 palavras.

    Vamos a algumas observações:

    Na série Peaky Blindes, que retrata a década de 1970, o protagonista Thomas Shelby fuma cigarros de forma excessiva, ademais, este não sabia dos risco do fumo à saúde. Em contra partida(1), no cenário atual brasileiro(2) o fumo tem-se tornado uma questão de saúde pública.
    (1) Contrapartida junto!
    (2) Vírgula explicativa.
    *Gostei do seu repertório, porém faltou aprofundá-lo melhor. Correção: Peaky Blinders se passa entre 1919-1929. Faltou apresentar os problemas que você irá falar no decorrer do texto.

    Em primeiro plano, destaca-se a lei 9.294 de 1996, que prevê obrigatoriedade que as embalagens de cigarro contenham fotos e informações sobre o risco do tabagismo. A lei parece eficiente, porém, a OMS(1) informa que o Brasil conta com 22 milhões de tabagistas e o número tende a crescer, portanto, está(2) é ineficiente.
    (1) Sempre que utilizar siglas coloque o que elas significam! Sempre que possível coloque a sigla em parênteses. Nesse caso: Organização Mundial da Saúde (OMS).
    (2) Esta sem acento.
    *Faltou mais autoria sua nesse parágrafo. Você utilizou bastante dados, mas isso não é o suficiente! É preciso que você disserte sobre o repertório que está utilizando (nesse caso, por exemplo, poderia ter utilizado apenas o dado da lei ou da OMS e ter dissertado acerca dele).

    Em segundo plano, a naturalização do fumo é um fato para atentar-se. Segundo,(1) a OMS, estima-se que 100 mil fumantes sejam adolescente(2). Estes números são provenientes de uma cultura que naturaliza este vício, muitas vezes (3)por influência dos pais ou falta de fiscalização dos mesmo(4) ou das autoridades responsáveis
    (1) Vírgula indevida.
    (2) Adolescentes.
    (3) Aqui para evitar a repetição desse “ou”, eu reescreveria assim: “por influência dos pais, falta de fiscalização dos mesmos ou das autoridades responsáveis”.
    (4) Aqui seria mesmos. Mas já lhe aviso: evite retomar palavras com “mesmo”. Procure retomar com pronomes ou sinônimos.
    *Mesmo erro do D1, mas aqui você se aprofundou mais.

    Em suma, os dados alarmantes pedem urgências nas decisões governamentais,(1) assim o Governo Federal e o Ministério da Saúde precisam agir por meio de leis que forneçam tratamento adequado no SUS para aqueles que querem deixar o vício e fiscalização para que adolescentes não tenham contato com cigarros. Dessa forma, o combate ao fumo terá grande avanço na sociedade brasileira.
    (1) Recomendaria aqui ter utilizado o ponto final.
    *Não encontrei os 5 requisitos que é pedido na proposta de intervenção. Faltou a maneira que essas leis podem ser aplicadas e um detalhe maior nelas.

    C1: 120 — Desvios gramaticais.
    C2: 120 — Domínio mediano do texto dissertativo argumentativo.
    C3: 120 — Pouco indício de autoria (faltou opinião).
    C4: 80 — Repertório limitado de recursos coesivos! Houve uma ausência de articulação entre as frases e uma falta de emprego de conectores.
    C5: 120 — Proposta incompleta. Não sei se é 120 ou 80.
    Total: 560

    Anne, creio que esteja estudando para o ENEM (a estrutura da sua redação parece bastante com a pedida na prova), então minha sugestão é dar uma retornada aos estudos para entender a estruturação correta da redação no ENEM! Está faltando bastante coisa no seu texto. Dê uma lida com calma nas competências, e procure olhar as redações nota mil, pois elas são uma fonte bem rica de aprendizado.

    Parabéns, e continue treinando!

    • 1
  2. 1 PARÁGRAFO:
    – Super válido você utilizar a série Peaky Blindes, mas deixou muito superficial a explicação, dê mais detalhes.
    – “…Blindes, que retrata a década…” essa vírgula não existe! a não ser que fosse escrito dessa forma, “… Blindes retratada, na década de 1970, …”
    – ademais não cabe aí (ademais= além disso), ou seja, não vai ter um sentido de oposição, e sim de continuação! ficaria melhor se fosse substituído por: porém, mas, contudo, todavia…
    – Em contrapartida (é junto) e, também, não cabe muito aí! um Nesse sentido caberia aí, sem problema, pois criou um ideia de que a série e o problema são opostos.
    – Você precisar definir a sua TESE, ou seja, o ponto de vista(o problema) o qual será discutido nos próximos parágrafos.
    – você também não deixou claro seus argumentos, ou causas ou consequências que serão abordadas no desenv. 1 e no desenv. 2
    2 PARÁGRAFO:
    – depois de 1966 não tem VÍRGULA!
    – “…prevê obrigatoriedade que as embalagens de cigarro contenham fotos e informações sobre o risco do tabagismo…” –> “…prevê a obrigatoriedade das embalagens de cigarro conterem fotos e informações sobre o risco do tabagismo. (teve erro de regência e concordância).
    -“… A lei parece eficiente, porém, a OMS informa que o Brasil conta com 22 milhões de tabagistas e o número tende a crescer, portanto, está é ineficiente. –> “…Dessa forma, a lei parece eficiente, porém, a OMS ( Organização Mundial da Saúde), informa que o Brasil conta com 22 milhões de tabagistas e o número tende a crescer, portanto, esta é ineficiente. ( faltou um conectivo no começo do período para ter uma correlação entre eles, você não colocou o nome do órgão, por extenso, e esta é sem acento, nesse caso.
    3 PARÁGRAFO:
    – “… Segundo, a OMS,…” –> aqui deveria, mais uma vez, existir um conectivo, como:
    “… Com isso, segunda a OMS…”
    – Nesse parágrafo você deu uma superficial discutida de um ponto de vista, mas foi muito por cima e pouco detalhado!
    4 PARÁGRAFO:
    – o Ministério da Saúde é um órgão do Governo Federal, ou seja, falar dos dois se torna ambíguo(repetitivo), porque no fim são os mesmos agentes, escolha só um e siga!
    – faltou o modo e o que será feito, especificamente, no 5 parágrafo é pedido 5 tópicos: quem vai fazer, o que vai fazer, como vai fazer, para que vai fazer e detalhamento. O que não tem, claramente, na sua redação.

    – No geral, sua redação foi bem superficial e mais expositiva do que argumentativa, o que pede o ENEM, você, também, tangenciou o tema, não abordou nenhum argumento, basicamente, só jogou informações, mas não discutiu!

    C1: 120
    C2: 80
    C3:80
    C4:80
    C5:80
    TOTAL: 440

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.