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Combate ao corona vírus: o risco das mutações

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A teoria da evolução, área de estudo da biologia, afirma que cada ser está em constante mudanças ao longo do tempo, ou seja, sofrem mutação. Porém, diferente dos humanos , os vírus se modificam rapidamente, já que se replicam em alta velocidade. Analisando a situação de pandemia do Covid-19, presenciada atualmente, o combate a doença é evitado por conta do não cumprimento das medidas preventivas, do surgimento, do surgimento de novas mutações e pela falta do incentivo da vacinação.

Primeiramente, a falta da realização das atividades de precaução por parte da população como o isolamento social, o uso de máscaras e a higiene constante das mãos, acarreta em mais pessoas contaminadas, que por consequência há o risco de surgimento de novas variações do vírus.

Segundamente, com as fake news, a divulgação de notícias falsas, com informações não comprovadas com indicação de medicamentos que não são recomendados e os movimentos ant-vacinas, impossibilita que o combate a pandemia , já que, a automedicação pode facilitar o aparecimento de novas variantes e impede que a imunização em massa suceder.

Por fim, cabe ao governo federal junto com a mídia para promover o incentivo da execução das medidas preventivas e da vacinação, por meio de propagandas, palestras e até multas para o não cumprimento, a fim de promover uma redução do número de contaminados e impedir o surgimento de novas variantes, portanto, possibilitando o combate ao corona vírus. Assim, provando o pensamento do filósofo Rousseau “a vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos”.

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2 Correções

  1. A teoria da evolução, área de estudo da biologia, afirma que cada ser está em constante mudança[1] ao longo do tempo, ou seja, sofrem mutação[2]. Porém, diferente dos humanos , os vírus se modificam rapidamente, já que se replicam em alta velocidade. Analisando a situação de pandemia do Covid-19, presenciada atualmente, o combate a doença é evitado por conta do não cumprimento das medidas preventivas, do surgimento, do surgimento[4] de novas mutações e pela falta do incentivo da vacinação.[3]

    [1]: erro de concordância entre número e gênero. O certo seria “constante mudança”.
    [2]: mesmo erro. O certo seria “sofrem mutações”.
    [3]: essa seria sua tese? se sim, onde está o encaminhamento argumentativo? se não, onde está sua tese?
    [4]: repetição de termos. Possa ser que tenha sido um erro de digitação, mas pense que isso poderia acontecer na prova, então atente-se.

    ESTRUTURA INTRODUÇÃO> CONTEXTUALIZAÇÃO + TESE + ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO

    Primeiramente[4], a falta da realização das atividades de precaução por parte da população[1] como o isolamento social, o uso de máscaras e a higiene constante das mãos[2], acarreta em mais pessoas contaminadas, que por consequência há o risco de[3] surgimento de novas variações do vírus.

    [1]: aqui vc deveria expôr o seu argumento em uma pequena frase. Por exemplo: “Primeiramente, deve-se ressaltar a falta de realização das medidas de precaução por parte da população como um dos principais promotores para o surgimento de novas mutações do corona vírus.” Ficou mais coerente e coeso, além de respeitar a estrutura de texto exigida pelo ENEM.
    [2]: na MINHA opinião, essa parte poderia ser transcrita em outra parte do seu d1. Não está errado, mas ficaria melhor em outro lugar.
    [3]: do* atente-se ao uso de preposições.
    [4]: evite usar a palavra “primeiramente”, pois não existe “segundamente”, “terceiramente”, etc. Ao invés disso, substitua por “em primeiro lugar”, “primordialmente”…
    * Densenvolvimento muito curto. Seu desenvolvimento deveria ter de 7-9 linhas e aqui ele é menor que a introdução. Com 3 linhas, vc n consegue desenvolver seu argumento.
    *Não houve um repertório para comprovar o que vc afirmou. Isso é extremamente importante e é avaliado em uma das competências do ENEM.

    Segundamente[1], com as fake news[2], a divulgação de notícias falsas, com informações não comprovadas com[3] indicação de medicamentos que não são recomendados[4] e os movimentos ant-vacinas[5], impossibilita[6]que o[7] combate a pandemia , já que,[8] a automedicação pode facilitar o aparecimento de novas variantes [9]e impede que a imunização em massa suceder[10]

    [1]: essa palavra não existe.
    [2]: evite usar estrangeirismos. Quando usar, ponha entre aspas.
    [3]: repetição da palavra “com”.
    [4]: este período não ficou coeso. Ele está muito confuso e não se relaciona.
    [5]: anti-vacinas.
    [6]: erro de concordância entre gênero e número. Impossibilitam*
    [7]: retire este “que” e deixe apenas o “o’.
    [8]: retire esta vírgula
    [9]: procurei na internet e não achei nada que comprovasse essa sua fala. Ao afirmar coisas desse tipo, vc precisa comprvar seus argumentos. Do contrário, não passa de opiniões sem fundamentos e/ou propagação de fake news.
    [10]: se suceda*. Esse período não ficou coerente.
    *Novamente você não expôs seu argumento, fez um parágrafo muito curto e sem uso de repertório que comprovasse seu argumento. Notei muitos erros gramaticais e ele não ficou muito coeso.

    ESTRUTURA DOS DESENVOLVIMENTOS: EXPOSIÇÃO DO ARGUMENTO + COMPROVAÇÃO + PROBLEMATIZAÇÃO

    Por fim,[1] cabe ao governo federal[2] junto com a mídia[2] para[3] promover o incentivo da execução das medidas preventivas e da[4] vacinação, por meio de propagandas, palestras e até multas para o não cumprimento, a fim de promover uma redução do número de contaminados e impedir o surgimento de novas variantes, portanto, possibilitando o combate ao corona vírus. Assim, provando o pensamento do filósofo Rousseau “a vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos”.[5]

    [1]; onde está o fechamento das ideias?
    [2]: acho que ficaria melhor entre vírgulas
    [3]: retire este “para”.
    [4]: de*
    [5]: não adicione novas informações na conclusão. Essa retomada só poderia ser feita caso vc tivesse citado Rousseau na sua redação.

    ESTRUTURA DA CONCLUSÃO: FECHAMENTO DAS IDEIAS + PROPOSTA DE INTERVENÇÃO + FINALIZAÇÃO DO TEXTO

    AGENTE: ok
    AÇÃO: OK
    MODO: OK
    DETALHAMENTO: OK
    FINALIDADE: OK
    RETOMADA: NÃO

    ****************************CONSIDERAÇÕES FINAIS******************************

    Na sua redação eu notei muitos pontos que abaixam drasticamente a sua nota e que impossibilitam a compreensão do seu texto. O que eu pude notar é que vc não conhece a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, o qual é exigido pelo ENEM. Note que ,em cada parte, eu pus a estrutura que deve ser seguida. Notei também diversos erros gramaticais e erros de coesão e coerência, baixo uso de conectivos e o uso de conectivos inapropriados, até palavra que não existe. Por favor, atente-se a estrutura do texto e respeite-a para que sua nota suba. Busque seguir as dicas que te darei logo abaixo:

    *Estude vírgulas, conectivos, preposições, coesão e coerência, plural e singular…
    *Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo
    *Estude citações, até mesmo aquelas coringas. Tenha um caderno (digital ou físico) apenas com citações.
    *Estude as competências e o que cada uma delas exige.
    *Estude sinônimos para evitar repetições.

    NOTA: 480
    C1: 80
    C2: 80
    C3: 80
    C4: 80
    C5: 80

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  2. INTRODUÇÃO:
    – cuidado com a repetição de palavras “do surgimento, do surgimento”
    – boa tese
    DESENVOLVIMENTO:
    – fazer argumentos mais completos
    -mais problemáticas
    CONCLUSÃO:
    – completa
    OUTROS:
    – linhas para cada parágrafo 7-8
    – uso de 4 períodos por paragrafo

    PARABENS!!!! CONTINUE PRATICANDO

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