Iniciante

Combate ao assédio sexual às mulheres no Brasil

  • 0

     Discute-se sobre o combate ao assédio sexual às mulheres no Brasil devido a sua relevância na sociedade brasileira. Há que se considerar os efeitos deste problema na vida de cada mulher envolvida e saná-lo. Alguns obstáculos que causam esse ato são a falta de respeito com essas moças e também a falta de cumprimento efetivo da lei para combater os assediadores.

     Primeiramente, de acordo com o site da UOL, 42% das mulheres brasileiras com 16 anos ou mais, declara que já foi vítima de assédio sexual. Infelizmente, é um número que está crescendo diariamente. Muitos homens não têm o devido respeito por elas, causando um grande constrangimento nos espaços públicos. Além do mais, esse problema, se não tratado com urgência, pode provocar doenças psicológicas como a depressão e a ansiedade, pois para cada assédio, será mais um trauma para as vítimas, gerando medo e insegurança.

     Segundamente, outro problema que prejudica o combate ao assédio sexual é a falta do cumprimento efetivo da lei. Diante do artigo 216-A do Código Penal, afirma-se que a pena para aqueles que cometerem esse crime é de um a dois anos de prisão. Todavia, sabe-se que a realidade é totalmente diferente. Geralmente, o assediador fica em vantagem por estar rodeado de homens com essa mesma mentalidade. E quando alguma mulher decide denunciar, dificilmente ocorre este cumprimento, porque muitos policiais deixam passar este crime e os outros apenas pagam uma simples fiança e logo em seguida estão soltos novamente para cometer o mesmo erro.

     Por fim, diante do exposto, é necessário que haja competência quanto ao Ministério da Segurança e da Mulher para que a lei seja cumprida e que os cúmplices paguem por este crime. Com isso, a mulher terá mais coragem para denunciar o assediador, andará sem medo em lugares públicos e sentirá mais segura em seu país. Além disso, a educação é excepcional para debater esse assunto nas escolas  com a finalidade de construir cidadãos que não contribuam com essa situação a fim de que haja o devido respeito.

Compartilhar

2 Correções

  1. C1: 160

    C2: 200: muito boa sua estrutura textual, não houve tangenciamento do tema.

    C3: 200

    C4: 200

    C5: 160: faltou você colocar o como/meio que ocorrerá.

    Total: 920

    Obs: olá! Não sou profissional mas, tô tentando ajudar kkk.
    No geral é um bom texto, tá bem estruturado, só estude mais como elaborar uma conclusão.

    • 0
  2. Oii, tudo bem? Vou corrijir sua redação a partir dos meus conhecimentos referentes a prova do ENEM.

    C1: Domínio da escrita formal
    200

    C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    200

    C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    200

    C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    200

    C5: Respeito aos direitos humanos e proposta de intervenção
    Inicie um tópico frasal na conclusão, como “urge, desse modo, a necessidade de combater essas problemáticas”.
    160

    Parabéns! Sua redação está ótima!
    Nota final: 960

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.