Aprendiz

Combate ao assédio moral no trabalho (CORRIGIR NO MODELO DO ENEM)

  • 1

A partir da Segunda Revolução Industrial, a produção em massa pela obtenção de lucro alcançada pelo patrão, impacta no trabalhador uma pressão psicológica  com a  necessidade de sempre está produzindo. Nesse contexto, mesmo contendo leis, o assédio moral provocado no ambiente trabalhista continua sendo exercido na contemporaneidade, nota-se então problemáticas, com relação ao individualismo e ineficiência legislativa.  

 

Primeiramente, é importante pontuar o impacto que o individualismo proporciona no combate a essa conjuntura exposta. Sob esse viés,  o sociólogo Durkheim relata: “ O nosso egoísmo é grande parte produto da sociedade”. Logo, a alta pressão de assédio que o trabalhador sofre é provocada pela extrema lucratividade individual que o patrão quer obter. Por conseguinte, a alta exploração trabalhista provoca no funcionário, diversos problemas de saúde psíquico-emocional, ao se sentir coagido a cumprir a sobrecarga de função para não ser demitido. 

 

Ademais, é imprescindível destacar a influência que a ineficiência legislativa proporciona ao assédio moral no ambiente de trabalho. De acordo, com a filósofa Hannah Arendt: “Quando uma atitude agressiva ocorre constantemente as pessoas param de vê-la como errada”. Portanto,  a falta da aplicação de leis no ambiente trabalhista gera no funcionário, conformidade por não ter, segundo o patrão,  a opção de escolha, reprimindo os direitos que o servidor contém. 

 

Por fim, medidas devem ser tomadas para combater esse cenário alarmante. Nessa perspectiva, cabe ao Sindicato e Ministério do Trabalho atuar com mais eficiência nas empresas servidoras, uma vez por mês, fornecendo entrevistas aos funcionários e palestras sobre a importância das leis trabalhistas. Dessa forma, o assédio moral no trabalho deixará de ser uma lacuna e o respeito ao cidadão será mantido.     

Compartilhar

2 Correções

  1. Competência 1: 160
    Alguns erros de crase e no uso da vírgula.

    Competência 2: 200
    Ótimo entendimento do tema e da proposta apresentados.

    Competência 3: 180
    Necessita de maior detalhamento nos argumentos.

    Competência 4: 200
    Bom uso dos recursos coesivos.

    Competência 5: 160
    Ausência do modo como será implantada a proposta de intervenção.

    Total: 900

    • 1
  2. Olá, Maria Luiza!

    Texto muito bom, tem sinais de autoria e originalidade. Agora como você pediu, corrigir no estilo ENEM…

    C1- Domínio da norma-culta. Eu lhe daria 160pts nessa competência, pois existem alguns erros de vírgula, de crase e a citação de Durkheim não está 100% como deveria estar: “O nosso egoísmo é, em grande parte, produto da sociedade”. No mais, sua gramática, aliada ao seu extenso vocabulário, são muito bons!

    C2- Compreender a proposta e aplicar outras áreas do conhecimento. 200pts sem dúvidas. Tudo o que você trouxe está relacionado ao tema(compreensão da proposta) e as áreas do conhecimento são a Sociologia(com Durkheim) e a Filosofia(com Hannah Arendt).

    C3- Selecionar e organizar, de forma coerente e coesa, os argumentos trazidos na introdução para o desenvolvimento da redação. Seriam 160pts…
    Por mais que você traz na introdução a questão dos problemas a serem falados no desenvolvimento, a C1 deu uma comprometida no sentido de algumas partes. Após a citação da Hannah Arendt, tive que ler e reler para entender o que você quis explicar. Contudo, você organizou muito bem seus argumentos, só teve esse pequeno desconexo por conta da norma-padrão.

    C4- Elementos coesivos, ou seja, os conectivos que vão ligar os parágrafos. Mais 200pts! Nem precisa explicar, se você fechou 200 nessa competência, é porque sabe o que são os conectivos e também como aplicá-los na redação.

    C5- Proposta de intervenção. 160pts
    Espera-se ter os 5 elementos: Agente, Meio, Ação, Finalidade e Detalhamento. Não importa a ordem…

    •Agente- Sindicato e Ministério do Trabalho;
    •Ação- atuar com mais eficiência nas empresas servidoras;
    •Detalhamento- uma vez por mês;
    •Finalidade- fornecendo entrevistas aos funcionários e palestras sobre a importância das leis trabalhistas.

    Faltou o MEIO, por isso você não fecha 200pts na conclusão, mas faz 160 por ter 4 elementos…

    C1- 160
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 200
    C5- 160
    Nota: 880

    Continue praticando que o +900 vem. Espero ter ajudo, bons estudos!!! ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.