Combate ao assédio moral no trabalho

  • 1

“A história da sociedade até os nossos dias é a história da nossa luta de classes”, disse o sociólogo Karl Marx afirmando a existência dessa luta de classes, de opressores e oprimidos. Nota-se que o assédio moral no ambiente de trabalho é praticado, em sua maioria, por pessoas em cargos superiores e que por pensamentos hierárquicos abusam de seu poder contra seus funcionários. Assim, com crescimento de casos, fica claro a escassez de fiscalização trabalhista e carência de informação.

De início convém lembrar que o artigo 5 da declaração dos direitos humanos que diz que ninguém será submetido a tratamento desumano ou degradante. Como resultado de uma sociedade que invisibiliza e menospreza a violência psicológica diante da física, tal artigo é ignorado em relações de trabalho causando o aumento de assédio moral por falta de medidas punitivas, por meio de vigilância.

Deve-se abordar, ainda, que é evidente a falta de informação presente na população sobre seus direitos e sobre a legislação. “Um povo que lê nunca será um povo escravo”, frase dita pelo escritor António Lobo deixa claro a importância da busca pelo conhecimento para a conquista da liberdade. É preciso, porém, admitir que não há incentivo, nas escolas, pela curiosidade no aprendizado do assunto e pela procura recorrente de informações, que há de prepara-los para o mercado de trabalho.

Portanto, faz-se urgente que o Ministério do trabalho invista e garanta a fiscalização rotineira nas empresas e que seja disponibilizado, junto aos treinamentos de trabalho, palestras sobre direitos trabalhistas para que os funcionários tenham conhecimento destes e possam impor os limites necessários. Para que as medidas punitivas em caso de assédio moral sejam executas de forma justa, com objetivo de que o ambiente e relações no trabalho sejam saudáveis, dignas e igualitárias.

Compartilhar

2 Correções

  1. gostei bastante da sua redação, está bem argumentada, porém acredito que faltou uma citação comprobatória sobre os argumentos, poderia ter citado algum dado do IBGE, ministério do trabalho ou outra fonte confiável.
    Poderia também ter citado a questão da participação dos sindicatos em sua conclusão.

    • 0
  2. oii Lua não sou profissional mas irei tentar corrigir sua redação da melhor maneira!
    Primeiramente eu adorei sua redação e gostei bastante da forma que você abordou o tema deixando em evidência sua postura diante do que você mostrou, eu senti falta de talvez um acontecimento que possa evidenciar mais ainda a importância trazida com relação ao tema, talvez você pudesse citar um ocorrido que tenha acontecido. Porém eu gostei bastante do seu desenvolvimento e introdução, a conclusão se atente nos 5 agentes necessários que são bem visíveis aos corretores ( ação, detalhamento, agente, meio/modo e efeito) eu gostei da sua conclusão mas talvez colocaria um detalhe a mais mas está otima sua redação! parabéns!
    NOTA:920

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.