O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que predominou na Europa ocidental na idade média. Essa estrutura tinha como base o regime de servidão, em que o trabalhador rural trabalhava exaustivamente para o senhor feudal, sendo explorado de diversas maneiras. Esse cenário não ficou para trás. Atualmente, pode-se ver o feudalismo tomando outras formas e mudando as personagens para o modo de trabalho contemporâneo. Tal prática deverá ser eliminada da sociedade, pois seus malefícios são incontáveis, através da maior taxa de empregabilidade.
Atitudes mal gerenciadas podem se tornar um grande empecilho na vida de alguém, tendo potencial de gerar humilhação e situações abusivas. No filme “O diabo veste prada” de David Frankel, pode-se ver como o assédio moral se faz presente no trabalho. No longa, as relações entre a funcionária assediada e a chefe são tensas pois esta normalmente a expõe a situações humilhantes e constrangedoras falando de seu modo de vestir e falar e exigindo afazeres que não condizem com seu cargo. Constantemente podemos ver essas relações abusivas e humilhantes sendo estabelecidas em diversos ambientes de trabalho gerando altos fardos para o assediado. Tais atitudes refletem na vida profissional e pessoal do indivíduo, podendo até mesmo implantar uma ideia errada do contrato psicológico do trabalho. Logo, é possível a percepção do quão prejudicial certas condutas podem ser para o indivíduo acometido podendo alterar psicologicamente como são as verdadeiras relações de trabalho.
Na maioria dos casos as pessoas se sujeitam a situações ofensivas com medo da exoneração. Uma pesquisa do Site Vagas.com revelou que 52% dos quase cinco mil profissionais entrevistados já sofreram assédio moral ou sexual no trabalho. Esse dado mostra o quão real é a situação e a urgência do tratamento dela. Outro aspecto desse número é o fato de 86% dos acometidos não terem pedido demissão ou mesmo denunciado. Provavelmente, o temor de ficar desempregado foi enfatizado nessas situações. Em resumo, a incerteza faz com que pessoas tomem medidas descabíveis aceitando determinados cenários que o prejudicam ferozmente.
Pode-se perceber, portanto, a urgência do tratamento do tema. Para que essa intervenção seja possível, é necessário que haja a associação entre o governo e as empresas fechando parcerias para facilitar a reinserção no mercado de trabalho por meio de contratos de empregabilidade em diversos cargos, levando em conta diferentes currículos e escolaridades, para a maior possibilidade de empregabilidade, a fim de que, o temor do desemprego não seja uma preocupação. Quem sabe, assim, seja possível uma melhora exponencial no ambiente de trabalho deixando para trás o neo sistema feudal.
larahsilva_
C1 (Domínio da norma culta) = 180
C2 (Compreensão da proposta de redação) = 120 – texto expositivo
C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 140
C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) = 160
C5 (Proposta de intervenção) = 160
Nota final = 760
Minhas principais considerações são pra que você tome muito cuidado com o texto expositivo. Você perdeu muitos pontos na sua C2 porque usou muitos dados e informações e pouca argumentação no seu desenvolvimento, principalmente no seu d2. Isso fez com que seu texto ficasse muito expositivo e a proposta de redação é pra que seja um texto dissertativo argumentativo.
Sua introdução está muito boa, mas você não apresentou os tópicos que você iria abordar no d1 e no d2, o que ajudou você a perder pontos na sua C4. Lembre-se também que na sua introdução deve ser encontrado a(s) palavra(s) chave(s) do tema, nesse caso, deveria ser o assédio moral, mas em nenhuma vez você incluiu essas palavras no seu parágrafo. Cuidado com isso.
No seu d1, o repertório caiu super bem, porém o parágrafo ficou muito grande. Tente fazer com que o seu d1 e d2 tenham o mesmo número de linhas, para organizar melhor o texto. Também tente sintetizar melhor sua ideia, para que ela seja esclarecida em um número menor de linhas. Isso te fez perder alguns pontos na C3.
No seu d2, você expôs muitos dados e há poucos traços de argumentação. Isso também te fez perder pontos na C2 e C3.
Na sua conclusão, tente encontrar conectivos que melhor se adequam à estrutura da redação e tente não repetir palavras, como empregabilidade, que você repetiu duas vezes no mesmo período. Isso serve pra qualquer parágrafo dentro do seu texto. Tente sempre encontrar sinônimos. Sua proposta está interessante, porém não está bem concluída e sua projeção de futuro não está muito bem articulada. Isso te fez perder pontos na C5.
Salientando que eu não sou profissional e que minhas considerações têm como objetivo apenas te ajudar a melhorar.
dollynhoGAMER
Eu achei a sua redação muito boa com um ótimo repertório sociocultural. Mas algumas poucas vezes, notei que vc precisa usar entender um pouco melhor o uso da vírgula. Também a palavra “site” no meio da frase deveria ser escrita com letra minúscula. Adorei seu desenvolvimento, usou muito bem o filme para formar seu argumento e utilizou dados. Gostei também da sua conclusão, achei interessante a sua proposta. Merece +900