Combate ao assédio moral no trabalho

  • 3

É notório que combater o assédio moral no trabalho é uma tarefa desafiadora, especialmente porque as vítimas ao estarem afetada emocionalmente com o abuso não denunciam. Nesse viés, há configuração de um grave problema, em virtude do silenciamento e da insuficiência legislativa.

A princípio, o silenciamento dos trabalhadores caracteriza-se como complexo dificultador. Com isso, o sociólogo Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem verdadeira forma de ação. Porém, percebe-se uma lacuna no que se refere ao combate ao assédio moral no trabalho, que é muito silenciado pelas vítimas, pois o abusador promove um ambiente hostil de trabalho, por meio de exigência inadequadas e excessivas e, assim, muitos funcionários desenvolvem transtornos mentais. Desse modo, trazer à pauta asse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.

Ademais, é fundamental apontar a ineficácia legislativa. Nessa perspectiva, o filósofo John Locke defende que “as leis fizeram-se para os homens e não para as leis”. Ou seja, ao ser criada uma lei para combater o assédio moral no trabalho, é necessário e haja políticas públicas e investimento massivo. Mas, sem que a regulamentação seja projetada para as pessoas, o impasse persiste.

Portanto, como solução, é oportuno que o Ministério do Trabalho, em parceria com as prefeituras, desenvolva e palestras em escolas e empresas – a serem webconferenciada nas redes sociais desses órgãos – por meio de entrevistas com as vítimas do abuso moral e psicólogos, a fim de trazer mais lucidez sobre o assédio moral no mercado de trabalho e leis mais eficientes.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, Victoria! Espero que esteja bem!

    *Introdução*
    Na sua introdução as suas duas teses ficam bem nítidas, o que é um ponto bem positivo. Mas, você faz uma introdução com o senso comum que é: É notório que combater o assédio moral no trabalho é uma tarefa desafiadora. E aí você já introduz sobre a saúde mental, o que eu recomendaria era que você achasse um repertório produtivo e colocasse logo na introdução, para dar aquela perfumada na sua redação, para que ela se destaque mais.

    *Desenvolvimento 1*

    No geral, entendi que há um silenciamento dos funcionário e que falta a comunicação(Habermas) e isso gera transtornos mentais aos funcionários.

    #Você começa com : A princípio, a invisibilidade social caracteriza-se como complexo dificultador.
    Esse tópico frasal fica vago e pouco desenvolvido. Afinal, o que seria essa invisibilidade? Invisibilidade de quem? O que é o complexo dificultador?
    Uma possibilidade de reescrita poderia ser: ” A princípio, é válido destacar o silenciamento dos funcionários como um complexo dificultador, visto que, devido a ausência de comunicação por medo do assédio moral, podem desenvolver transtornos mentais.”
    #”Com isso, o sociólogo Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem verdadeira forma de ação.” Esse trecho ficou um pouco mal articulado e de difícil compreensão, apesar da escolha de repertório ter sido bem bacana.
    # Quando você cita que o abusador gera transtornos mentais, você poderia desenvolver escrevendo como o abusador promove um ambiente hostil de trabalho, por meio de exigência inadequadas e excessivas e, assim, os funcionários desenvolvem transtornos mentais.
    *Desenvolvimento 2*

    Você fala sobre como é importante ter uma legislação efetiva e completa sua argumentação com repertório legal. A ressalva seria para desenvolver melhor o porquê da importância das leis para eliminar o assédio moral e como isso daria segurança aos funcionários.

    *Conclusão*

    Agente: Ministério do Trabalho, em parceria com as prefeituras
    Ação: desenvolva e palestras em escolas e empresas
    Meio : por meio de entrevistas com as vítimas do abuso e psicólogos,
    Finalidade : a fim de trazer mais lucidez sobre o assédio moral no mercado de trabalho e erradicar o silenciamento sobre a questão.

    Na conclusão falta o detalhamento, além disso sua conclusão cuida do agredido, mas não pune o agressor.

    Espero que tenha ajudado pelo menos um pouquinho, Victoria!
    Qualquer coisa estou por aqui
    Abraço ;)

    • 3
  2. Olá, nossa que redação excelente!!!
    —————————————————
    Se voce continuar seguindo essa mesma linha de redação, com tópicos frasais, conectivos, repertório e um padrão adequado vc conseguirá Mil.
    ———————————————–
    C1- 200
    C2- 160
    C3- 200
    C4- 140
    C5- 200

    TOTA; 1000

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.