Iniciante

Combate ao assédio moral no serviço público

  • 1

Em 1789, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – documento fundador do Iluminismo – assegurou a todos o direito à dignidade humana. Todavia, os problemas advindos do assédio moral no trabalho impedem que a sociedade contemporânea experimente as garantias consolidadas pelo tratado internacional, o que exige a desconstrução da questão hierárquica e do desconhecimento do trabalhador acerca dos direitos assegurados.

Diante desse cenário, é valido pontuar a hierarquia nas relações de trabalho como agravante do revés. Nesse sentido, ao traçar um panorama com as condições trabalhistas da 1° Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, infere-se que o assédio moral era uma forma de os indivíduos persistirem no ambiente de trabalho insalubre. Passados séculos, a presença de características abusivas está, majoritariamente, ligada aos serviços públicos, já que a integridade do trabalhador é deixada à mercê dos seus patrões, hierarquicamente maiores, os quais são os precursores dessa conduta que atinge a moral do indivíduo, seja quando exigem metas inatingíveis nas atividades laborais, alegando a incapacidade dos funcionários, ou quando negam folgas e feriados. Desse modo, faz-se necessária a reformulação da postura integracionista, em virtude de que promover essa conjuntura pode, de fato, minimizar o assédio moral na esfera de trabalho.

De outra parte, existem convenções – como a 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – que estabelecem preceitos com o fito de que o trabalhador seja protegido de todo e qualquer ato que afere a sua integridade física e psicológica. No entanto, por mais que tais acordos visem à proteção dos trabalhadores, assegurando-lhes direitos essenciais ao seu bem-estar, muito deles, especificamente dos setores públicos, desconhecem as leis que os protegem, de modo que isso se torna um fator capaz de alavancar as práticas de impertinência à moralidade. Logo, é imprescindível levar informação às vítimas de tais práticas, pois é a partir da tutela jurisdicional que se verão livres desse nocivo quadro.

Há de se mitigar, portanto, o assédio moral nas relações interpessoais nos serviços públicos. Nesse fundamento, cabe à OIT, responsável pela promoção de um ambiente de tolerância zero contra essas atitudes incisivas, promover o estabelecimento de práticas íntegras para o trabalhador, por meio da difusão de conhecimentos sobre os seus próprios direitos, a fim de que tal prática seja combatida no tecido social. Assim, será possível que os seres humanos continuem livre em dignidade como afirma a Declaração Universal.

 

No papel consegui escrever em 30 linhas sem problemas. Corrigir de acordo com as competências do ENEM, por favor :)

Compartilhar

4 Correções

  1. Em 1789, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – documento fundador do Iluminismo – assegurou a todos o direito à dignidade humana. Todavia, os problemas advindos do assédio moral no trabalho impedem que a sociedade contemporânea experimente as garantias consolidadas pelo tratado internacional, o que exige a desconstrução da questão hierárquica e do desconhecimento do trabalhador acerca dos direitos assegurados.(1)

    1 – tese: questão hierárquica e desconhecimento(causadores do problema).
    Diante desse cenário, é valido pontuar a hierarquia nas relações de trabalho como agravante do revés. Nesse sentido, ao traçar um panorama com as condições trabalhistas da 1° Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, infere-se que(2) o assédio moral era uma forma de os indivíduos persistirem no ambiente de trabalho insalubre. Passados séculos, a presença de características abusivas está, majoritariamente, ligada aos serviços públicos, já que a integridade do trabalhador é deixada à mercê dos seus patrões, hierarquicamente maiores, os quais são os precursores dessa conduta que atinge a moral do indivíduo, seja quando exigem metas inatingíveis nas atividades laborais, alegando a incapacidade dos funcionários, ou quando negam folgas e feriados. Desse modo, faz-se necessária a reformulação da postura integracionista, em virtude de que promover essa conjuntura pode, de fato, minimizar o assédio moral na esfera de trabalho.(3)
    2 – Poderia deixar essa frase mais clara: suportar o assédio moral era uma forma de permanecer no ambiente de trabalho. Do jeito que está escrito, parece que os trabalhadores precisavam assediar os outros moralmente para permanecer no trabalho.
    3 – Penso que você poderia ter desenvolvido mais informações sobre a postura integracionista, que foi citada sem muitas informações, poderia explicar o porquê de essa postura minimizar o assédio moral no trabalho. Mas no restante, você tem uma gramática excelente e argumenta muito bem.
    De outra parte, existem convenções – como a 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – que estabelecem preceitos com o fito de que o trabalhador seja protegido de todo e qualquer ato que afere a sua integridade física e psicológica. No entanto, por mais que tais acordos visem à proteção dos trabalhadores, assegurando-lhes direitos essenciais ao seu bem-estar, muito deles, especificamente dos setores públicos, desconhecem as leis que os protegem, de modo que isso se torna um fator capaz de alavancar as práticas de impertinência à moralidade.(4) Logo, é imprescindível levar informação às vítimas de tais práticas, pois é a partir da tutela jurisdicional que se verão livres desse nocivo quadro.
    4 – Muito bom, uso do repertório produtivo e relevante em relação ao tema. No entanto, atente-se a levantar quais motivos são responsáveis por esse desconhecimento por parte de alguns trabalhadores, a fim de aprofundar a argumentação em vista a solucionar o problema.

    • 0
  2. Competência 1: 200
    Ótimo domínio da norma culta.

    Competência 2: 200
    Ótimo domínio do tema e da proposta apresentados.

    Competência 3: 200
    Ótima argumentação.

    Competência 4: 200
    Ótimas coesão e coerência.

    Competência 5: 200
    Ótima proposta de intervenção.

    Total: 1000

    Meus mais sinceros parabéns, ficou muito boa!

    • 0
  3. Olá, tua redação está bem detalhada
    Realmente nenhuma minha chega a aos pés da tua ksks
    Os parágrafos todos perfeito, a contextualização está impecável, cada argumento sem erro algum, as teses maravilhosas,tu entendeu bem do assunto
    Eu não entende bem dessas coisas mas tua redação realmente me prendeu

    Minha nota:980

    • 0
  4. Olá Rodrigo, td bem?

    Antes de td quero q saiba q eu n sou expert em redação. Porém gostei muito da redação teve uma ótima contextualização na introdução teve uma ótima escolha das teses e no seu parágrafo de desenvolvimento teve ótimos argumentos para convencer o leitor teve tbm uma ótima conclusão de parágrafo onde vc já deixou claro q medidas devem ser tomadas e quais medidas tomar q vc irá retomar na conclusão, gostei muito disso, na sua conclusão teve todos os elementos q é cobrado, concerteza atingiu os 200 pontos, teve tbm uma ótima retomada fazendo assim uma ligação no seu texto como muitas redações nota 1000 apresentam. todas as suas informações ficaram de maneira organizada mostrando q vc teve um planejamento textual.
    Nos olhos de um corretor especialista tenho certeza q vc conseguiria 980 ou até msm o 1000.
    Na minha opinião sua redação ficou ótima!! Parabéns!!! Continue praticando.💛😊

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.