Combate ao Assédio Moral no Local de Trabalho no Brasil (tentem dar nota como no Enem, por favor!)

  • 1

 O filme “O Diabo Veste Prada”, lançado em 2006, retrata a vida da jovem Andrea, que conseguiu um emprego na maior revista de Nova York. Porém, a mesma começa a ter problemas com sua nova chefe Miranda, que constantemente manda Andrea executar trabalhos que vão além do seu real cargo, além de constantemente a humilhar na frente da equipe. No entanto, apesar de o filme ter uma história fictícia, cenários semelhantes ao da obra são constantemente vistos em empresas brasileiras, haja vista o alto índice de assédio moral no local de trabalho no Brasil. Assim, seja pelo sobrecarregamento de tarefas, seja pela utilização de palavras que causam constrangimento, o tema supracitado necessita de resolução

 Em primeiro plano, cabe destacar o sobrecarregamento de operários com funções além do seu real cargo, como um dos principais contribuidores para a problemática. Isso ocorre, pois, muitos superiores, por uma questão de hierarquia, tem maior poder sobre os demais. Entretanto, observa-se, que muitos acabam ordenando mais tarefas do que as habituais do indivíduo, o que pode levar o mesmo a um cansaço tanto físico, quanto mental. De acordo com o portal de ntícias G1, 40% dos trabalhadores já relataram uma sobrecarga no local de trabalho. Dessa forma, mudanças são necessárias no cenário atual.

 Em segundo plano, vale ressaltar o direcionamento de palavras desconfortáveis contra o trabalhador, como sendo o principal fator para a contribuição do dilema. Isso se dá, dado que, diversos chefes ferem seus empregados com palavras duras e humilhantes. Tais cenários costumam ocorrer na frente de várias pessoas, com o proposito de causar um constrangimento no outro, o que pode acabar gerando problemas no emocional da pessoa. Segundo a Constituição Federal de 1988- norma de maior hierarquia jurídica do pais-, todos merecem respeito. No entanto, assiste-se a um desrespeito à carta magna, tendo em vista a continuação de cenas de humilhação que ainda se repetem.

 Conclui-se, portanto, que mudanças são necessárias. Nesse sentido, cabe ao Ministério do Trabalho, em parceria com as prefeituras, promover palestras em empresas sobre abuso moral, através de entrevista com pessoas que já passaram por tal situação, com o proposito de levar um maior conhecimento acerca do tema para as pessoas. Desse modo, problemas como o de Andrea podem ser erradicados.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. otei que você utilizou a palavra “constatemente” 3 vezes no mesmo parágrafo e em um curto intervalo de tempo. Opte por sinônimos para enriquecer o seu texto, por exemplo, continuadamente, , incessantemente, sempre, ininterruptamente, perenemente, sempiternamente.

    DESENVOLVIMENTO 1

    Perceba que o sobrecarregamento dos operários é uma consequência e não uma causa. O que causa isso? O fato de existir uma hierarquia não justifica. Será que acontece por uma falta de fiscalização nas empresas? O governo deve fiscalizar? Minha sugestão é colocar a falta de fiscalização como desencadeador do problema (tese1). Esses superiores, muitas vezes utilizam de sua posição hierárquica para ordenar mais tarefas. A consequência disso, é que muitos

    • 0
  2. INTRODUÇÃO:

    Notei que você utilizou a palavra “constatemente” 3 vezes no mesmo parágrafo e em um curto intervalo de tempo. Opte por sinônimos para enriquecer o seu texto, por exemplo, continuadamente, , incessantemente, sempre, ininterruptamente, perenemente, sempiternamente.

    DESENVOLVIMENTO 1

    Perceba que o sobrecarregamento dos operários é uma consequência e não uma causa. O que causa isso? O fato de existir uma hierarquia não justifica. Será que acontece por uma falta de fiscalização nas empresas? O governo deve fiscalizar? Minha sugestão é colocar a falta de fiscalização como desencadeador do problema (tese1). Esses superiores, muitas vezes utilizam de sua posição hierárquica para ordenar mais tarefas. A consequência disso, é que muitos operários passam a desempenhar cada vez mais tarefas. O acúmulo de tarefas deixa o operário sobrecarregado, isso pode levar a problemas, como, ansiedade que pode evoluir para uma depressão, além de problemas de coluna.

    DESENVOLVIMENTO 2

    A argumentação está superficial. Tudo o que foi dito poderia ser sintetizado e colocado no D1.(Os superiores utilizam de sua posição hierárquica para denegrir e humilhar os funcionários….). Para formular uma tese, é importante se perguntar, o que causa o problema? Perceba que o constrangimento é uma consequência também. Qual a causa? Falta de fiscalização faz com que o problema persista? quem deve fiscalizar? por que não fiscaliza? Antes de começar a dissertar, é importante fazer essas perguntas para ter um plano de texto. Sugiro uma outra tese para o D2, pois tudo o que foi dito poderia ser colocado no D1.

    INTERVENÇÃO:

    AGENTE: MINISTÉRIO DO TRABALHO
    AÇÃO: PROMOVER PALESTRAS
    MODO: NÃO TEM! (Como que vai ser possível promover as palestras? por meio de verbas?
    EFEITO: LEVAR UM MAIOR CONHECIMENTO ACERCA DO TEMA.
    DETALHAMENTO: NÃO TEM! (Escolha um dos elementos para detalhar)

    Nota
    C1: 140
    C2: 120
    C3: 100
    C4: 120
    C5: 140
    FINAL: 620

    ESPERO TER AJUDADO. SEGUE FIRME NA JORNADA QUE VAI DAR CERTO! =)

    • 0
  3. Você tangenciou algumas partes da sua redação,QUANDO VC FIZER OUTRA REDAÇÃO PRESTE MUITA ATENÇÃO NO TEMA . TAMBÉM NOTEI UMA GRANDE REPETIÇÃO DE PALAVRAS DESNECESSÁRIAS,QUÊ PODERIAM SER SUBISTITUIDAS POR CONECTIVOS SUGIRO QUE VC ESTUDE OPERADORES ARGUMENTATIVOS E ASSISTA UMAS VÍDEO AULAS SOBRE PONTUAÇÃO . SUA NOTA FOI 500

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.