Iniciante

Combate ao Assédio Moral no Local de Trabalho no Brasil

  • 1

 

O filme “O Diabo Veste Prada”, lançado em 2006, retrata a vida da jovem Andrea, que conseguiu um emprego na maior revista de Nova York. Porém, a mesma começa a ter problemas com sua nova chefe Miranda, que constantemente manda Andrea executar trabalhos que vão além do seu real cargo e a humilhando na frente da equipe. No entanto, apesar do filme ter uma história fictícia, cenários semelhantes ao da obra são constantemente vistos em empresas brasileiras, haja vista o alto índice de assédio moral no local de trabalho brasileiro. Assim, seja pelo sobrecarregamento de tarefas, seja pela utilização de palavras que causam constrangimento, o tema supracitado necessita de resolução

Em primeiro plano, cabe destacar o sobrecarregamento de operários com funções além do seu real cargo, como um dos principais contribuidores para a problemática. Isso ocorre, pois, muitos superiores, por uma questão de hierarquia, tem maior poder sobre os demais. Entretanto, observa-se, que muitos acabam ordenando mais tarefas do que as habituais do indivíduo, o que pode levar o mesmo a um cansaço tanto físico, quanto mental. Exemplo disso ocorre na série “Stranger Things”, que ilustra, em alguns de seus episódios, a personagem Nancy no seu novo emprego, em que seu chefe sempre está dando diferentes obrigações acima do seu cargo, levando a jovem ao extremo. Desse modo, se intervenções não forem tomadas, situações como a de Nancy continuarão sendo vistas no cenário hodierno.

Em segundo plano, vale ressaltar o direcionamento de palavras desconfortáveis contra o trabalhador, como sendo o principal fator para a contribuição do dilema. Isso se dá, uma vez que, diversos chefes ferem seus empregados com palavras duras e humilhantes. Tais cenários costumam ocorrer na frente de várias pessoas, com o proposito de causar um constrangimento no outro, o que pode acabar gerando problemas no emocional da pessoa. Segundo a Constituição Federal de 1988- norma de maior hierarquia jurídica do pais-, todos merecem respeito. No entanto, assiste-se a um desrespeito à carta magna, tendo em vista a continuação de cenas de humilhação que ainda se repetem.

Conclui-se, portanto, que mudanças são necessárias. Nesse sentido, o Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos, em parceria com as redes sociais e mídias publicitárias, deve apresentar conteúdos educativos sobre o tema , em horários estratégicos, com o fito de alcançar um maior público, para que as pessoas possam ter um maior conhecimento sobre o assunto. Dessa forma, o problema poderá ter fim.

Compartilhar

2 Correções

  1. O filme “O Diabo Veste Prada”, lançado em 2006, retrata a vida da jovem Andrea, que conseguiu um emprego na maior revista de Nova York. Porém, a mesma começa a ter problemas com sua nova chefe Miranda, que constantemente manda Andrea executar trabalhos que vão além do seu real cargo e a *humilhando* (NÃO SE USA GERUNDIO) na frente da equipe. No entanto, apesar do filme ter uma história fictícia, cenários semelhantes ao da obra são constantemente vistos em empresas brasileiras, haja vista o alto índice de assédio moral no local de trabalho brasileiro. Assim, seja pelo sobrecarregamento de tarefas, seja pela utilização de palavras que causam constrangimento, o tema supracitado necessita de resolução

    REPERTÓRIO- OK

    TEMA- OK

    DIRECIONAMENTO AS TESES- OK

    ERROS DE ORTOGRAFIA C1- X

    Em primeiro plano, cabe destacar o sobrecarregamento de operários com funções além do seu real cargo, como um dos principais contribuidores para a problemática. Isso ocorre, pois, muitos superiores, por uma questão de hierarquia, *tem* ( TÊM POR ESTÁ TRATANDO DE DUAS COISA) maior poder sobre os demais. Entretanto, observa-se, que muitos acabam ordenando mais tarefas do que as habituais do indivíduo, o que pode levar o mesmo a um cansaço tanto físico, quanto mental. Exemplo disso ocorre na série “Stranger Things”, que ilustra, em alguns de seus episódios, a personagem Nancy no seu novo emprego, em que seu chefe sempre está dando diferentes obrigações acima do seu cargo, levando a jovem ao extremo. Desse modo, se intervenções não forem tomadas, situações como a de Nancy continuarão sendo vistas no cenário hodierno.

    DIRECIONAMENTO A TESE- OK

    REPERTÓRIO- OK

    MANUTENÇÃO TEMÁTICA- X (COLOQUE SEU TEMA)

    ARGUMENTAÇÃO- OK

    ERROS DE ORTOGRAFIA C1- X

    Em segundo plano, vale ressaltar o direcionamento de palavras desconfortáveis contra o trabalhador, como sendo o principal fator para a contribuição do dilema. Isso se dá, uma vez que, diversos chefes ferem seus empregados com palavras duras e humilhantes. Tais cenários costumam ocorrer na frente de várias pessoas, com o *proposito* (PROPÓSITO) de causar um constrangimento no outro, o que pode acabar *gerando* (NÃO SE USA GERUNDIO) problemas no emocional da pessoa. Segundo a Constituição Federal de 1988- norma de maior hierarquia jurídica do *pais-* (PAÍS), todos merecem respeito. No entanto, assiste-se a um desrespeito à carta magna, tendo em vista a continuação de cenas de humilhação que ainda se repetem.

    DIRECIONAMENTO A TESE- OK

    REPERTÓRIO- OK

    MANUTENÇÃO TEMÁTICA- X

    ARGUMENTAÇÃO- OK

    ERROS DE ORTOGRAFIA C1- X

    Conclui-se, portanto, que mudanças são necessárias. Nesse sentido, o Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos, em parceria com as redes sociais e mídias publicitárias, deve apresentar conteúdos educativos sobre o tema , em horários estratégicos, com o fito de alcançar um maior público, para que as pessoas possam ter um maior conhecimento sobre o assunto. Dessa forma, o problema poderá ter fim.

    QUEM? OK OQUE? OK COMO? X (COMO VAI SER FEITO) EFEITO? OK DETALHAMENTO- OK FECHAMENTO- OK RETOMADA- X (TERMINE SEU TEXTO COM REPERTÓRIO DA INTRODUÇÃO)

    C1- 120

    C2- 200

    C3- 160

    C4- 200

    C5- 160

    NF- 840

    Olá! faço correção de redação mais detalhada. Caso tenha interesse entra em contato comigo pelo WhatsApp (81987291158)

    • 1
  2. Gostei muito da introdução e os dois parágrafos de desenvolvimento, porém, sua proposta de intervenção deixou a desejar, pois falou apenas sobre conscientização em outras palavras(e corretores não gostam, se estivermos falando sobre Enem). você poderia ter explorado mais o recurso de criação de multas e denúncias, já que mencionou a constituição no segundo parágrafo e Nancy no primeiro
    Na PI faltou retomar a introdução, falando sobre seu repertório. Algo como “Sendo assim, veremos uma atenuação de casos na sociedade brasileira como o da personagem Andrea”
    Parece que foi outra pessoa que fez a PI. Não se esqueça que ela vale 200 pts na redação do Enem

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.