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Combate ao assédio às mulheres no Brasil

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Na série Reinado, a personagem Mary Stuart, protagonizada pela Adelaide Kane, é muitas vezes assediada e até mesmo estuprada ao longo das temporadas. Saindo da ficção, essa é a realidade de muitas mulheres brasileiras que, apesar de ter um logo histórico de combate, têm a naturalização do problema e o machismo como seus maiores inimigos. Dessa forma, percebe-se a urgência do enfrentamento dessa problemática. 

Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que a naturalização dessa questão na sociedade brasileira é o ponto que mais contribui para barrar o combate ao assédio. O movimento feminista, luta por direitos iguais que tem suas raízes na Revolução Francesa, é o maior mecanismo que as mulheres atualmente têm para reclamar seus direitos, como o de poder andar na rua sem ser importunada sexualmente. Entretanto, o número de casos é tão absurdo que a maior parte da população deixa de se importar, sendo um claro exemplo do conceito Banalização do Mal, da socióloga Hannah Arendt, que afirma que quando algo sério se torna muito frequente, as pessoas tendem a, infelizmente, banalizar, naturalizar.

Em segundo lugar, a ideologia oposta ao Feminismo é outra questão agravante no enfrentamento ao assédio, pois esta visão está muito enraizada na sociedade. Mesmo com todos os avanços que séculos de luta trouxeram, como a Lei Maria da Penha, o machismo predomina na mentalidade brasileira, visto que o patriarcalismo subjuga a mulher pelo seu modo de vestir e de portar. Comprovando esse ponto, uma pesquisa realizada pelo IPEA mostrou que mais da metade da população pensa que o assédio é culpa da forma que a mulher se comporta. Isso mostra que algo precisa ser feito para mudar essa errônea linha de pensamento.

Assim, tendo em vista os argumentos apresentados, uma modificação estrutural e social deve ocorrer para que as duas mentalidades problemáticas sejam solucionadas. Com esse viés, o Ministério da Mulher deve se aliar às escolas e redes sociais para fazer campanhas a partir de palestras sobre equidade de gênero e problematização da banalização do abuso sexual com o objetivo de facilitar o combate ao assédio. Dessa maneira, cenas como as mostradas na série Reinado deixarão de ser cotidianas.

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2 Correções

  1. Olá Yasmin, boa tarde!
    Vou apresentar a sua correção dividida por competências e, ao final, faço algumas considerações gerais.

    C1: 160
    – Na linha 7/8 há uma vígula errada antes da palavra “luta”. Ficou a sua tentativa de fazer uma construção mais complexa (EXCELENTE! Os corretores do ENEM AMAM essa ousadia) mas ficaria mais adequado se o aposto explicativo “luta por direitos iguais que tem suas raízes na Revolução Francesa” viesse entre travessões, além de deixar seu texto SUPER CHIC!
    – Na linha 23, a regência do verbo aliar exige que o pronome venha depois, então o correto é “aliar-se às escolas”. É um pouco chato isso mas em uma redação lindíssima como a sua, é comum que os corretores procurem erros mais complexos como esse.
    – Outra coisa, ficou claro alguns poucos erros de digitação. Relembro aqui que é muito importante, mesmo apenas treinando, que se faça uma revisão do texto antes de enviar.

    C2: 200
    – Abordagem PERFEITA sobre o tema utilizando, inclusive, as palavras da frase temática.
    – Muitos repertórios pertinente e SUPER PRODUTIVOS pra argumentação. Só cuidado para não preencher demais o espaço com referências e falhar na argumentação.

    C3: 160
    – Tem DOMÍNIO sobre a estrutura dissertativa-argumentativa, 4 parágrafos bem delimitados.
    – O planejamento do texto claro com tese na introdução, tópicos frasais nos desenvolvimentos e proposta de intervenção que resolve as problemáticas levantadas.
    – Quanto a argumentação, teria sido melhor, no primeiro parágrafo de desenvolvimento, que se explicasse um pouco melhor sobre a banalização/naturalização. Você conseguiu provar que isso ocorre através do número de casos, utilizou o repertório para fazer o embasamento, só faltou explicar o motivo desse problema AINDA existir (essa é aquela famosa hora de ‘meter a porrada’).
    *Mesmo alguns problemas sendo óbvios, dentro da redação do ENEM, a gente precisa ser o mais claro possível, como se o corretor fosse algum ignorante negacionista.

    C4: 200
    – Conectores intra e interparágrafos excelentes, muito bem encaixados.
    – Pouquíssimas repetições, na verdade se houver alguma nem me dou ao trabalho de procurar. EXCELENTE!
    – UM ALERTA: Há uma queixa entre os corretores se é adequado utilizar “Em primeiro lugar/Em segundo lugar” alegando uma possível repetição de termos. Eu aconselho para evitar problemas, substituir o “Em segundo lugar” por “Ademais”.

    C5: 200
    – 5 elementos completos. Esse apresentação do proposta SENSACIONAL!
    – UMA CEREJINHA PRO BOLO: A proposta tá perfeita, para deixá-la melhor ainda, utilize nexos que vão evidenciar os elementos como “por meio de” “com a finalidade de”…

    CONSIDERAÇÕES GERAIS: Sua nota foi 920. Nada mais pra te dizer além de PALMAS! Você tá no caminho certo, sua estrutura e forma de pensar a redação estão ótimas.. Quer uma dica boa, tenta reescrever essa redação com o mesmo tema, utilizando outros argumentos e, consequentemente, outra proposta. Eu sei que é mais trabalho e a vida de vestibulando não é fácil mas esse exercício vai te ajudar a expandir a mente e o repertório e daí você vai chegar na prova mais preparada. Aceita o desafio? Me manda essa nova versão pelo e-mail: [email protected]

    MUITA LUZ E ARRASE!

    Qualquer dúvida ou ajuda me manda um DM: @helamam

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  2. Não leve muito em consideração minha correção, pois não sou muito bom, estou aqui para ganhar meus pontinhios rsrs
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    150
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    140
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    160
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    120
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
    160
    nota: 820

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