Iniciante

Combate ao abuso sexual contra as crianças e adolescentes no Brasil.

  • 0

No livro escrito pelo sociólogo Georg Simmel -“The Metropolis and mental Life -“A Atitude  Blasé “, ocorre quando o indivíduo passa agir com indiferença em situações que ele deveria prestar atenção ,o que se observa na sociedade contemporânea brasileira ,está de acordo com que o sociólogo prega, uma vez que as crianças e adolescentes estão sendo vítimas de abusos sexuais  ,  fortalecendo a tese de simmel .Neste quadro deletério aonde crianças e adolescentes não tem políticas públicas, sociais e educativas que as amparem e ausência de leis efetivas que protejam seus direitos.

Essencialmente é Central pontuar que a violação dos direitos legais das crianças e adolescentes ,está sendo uma incompetência dos governantes no que tange a criação de  dispositivos que impeçam tais recorrências pelo Estado .Segundo o contratualista John Locke é dever do Estado garantir a todo cidadão seus direitos civis básicos, entretanto isso não ocorre no Brasil, o descaso das autoridades públicas quando as crianças e os adolescentes têm seus direitos legais violados refletindo assim o contexto atual da nação.

Ademais, é imperativo ressaltar que a ausência de políticas públicas para as crianças e os adolescentes no combate ao abuso sexual é uma ausência de: de conselhos tutelares equipados ,falta casa de acolhimento,  equipe multidisciplinar de saúde, escuta nas escolas com psicólogos ,penas severas para os abusadores ,lei rígida considerando a p******** crime hediondo ,todos esses fatos são promotores do problema   atrasando assim a resolução deste  impasse,  contribuindo para esta chaga social.

Assim, medidas essenciais são necessárias ,para conter o avanço dessa problemática na sociedade brasileira. Destarte com o intuito de mitigar que os direitos legais das crianças e dos adolescentes sejam protegidos, sendo reconhecidos no corpo social necessita-se urgentemente, que o Tribunal de Contas da União libera e verbas, para que o Ministério da Justiça construa mais conselhos tutelares nos municípios ,reformular as leis contra a p******** ,penalização para os sites pornôs que envolvam crianças e adolescentes ,fiscalização maciça nos :portos ,aeroportos rodoviárias e estradas, evitando assim o tráfico de crianças e adolescentes e a exploração sexual. Verbas para o Ministério da Educação promova palestras nas comunidades e escolas alertando os pais e cidadãos sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes. Assim atenuar-se-á o problema a  médio e longo prazo como, preconiza o contrato social de John Locke.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, não sou corretor, mas vou tentar corrigir sua redação.

    Introdução:

    “No livro escrito pelo sociólogo Georg Simmel -“(T1)The Metropolis and mental Life -“(T2)A Atitude (E1) Blasé “(T3) ocorre quando o indivíduo passa agir com indiferença em situações que ele deveria prestar atenção (4),o que se observa na sociedade contemporânea brasileira (5),(O1)está de acordo com que o sociólogo prega, uma vez que as crianças e adolescentes estão sendo vítimas de abusos sexuais (6), (E2)fortalecendo a tese de simmel (7).(3)Neste quadro deletério aonde crianças e adolescentes não tem políticas públicas, sociais e educativas que as amparem e ausência de leis efetivas que protejam seus direitos.”

    Tipo e números de erros encontrados:

    Espaçamento (3) Tipográficos (7) Outro (1)

    OUTROS PROBLEMAS: O autor do texto não apresenta suas teses – argumentos – que serão elaboradas no decorrer da redação, a introdução é justamente para apresentar a problematização do tema e o que será abordado nos desenvolvimentos.

    REESCRITA:

    Em “A metrópole e a vida mental“, o sociólogo George Simmel afirma que a atitude Blasé ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em situações em que ele deveria prestar atenção, o que se observa na sociedade contemporânea brasileira corresponde ao pensamento do sociólogo, visto que as crianças e os adolescentes estão sendo vítimas de abusos sexuais, fortalecendo, assim, a tese de Simmel. Neste quadro deletério onde crianças e adolescentes não tem políticas públicas que as amparem e leis efetivas que protejam seus direitos. Assim, com o intuito de combater o problema, urge uma análise tanto da negligência governamental quanto da ausência de leis rígidas em defesa da criança e do adolescente como suas causas.

    D1:
    “Essencialmente é (L1)Central pontuar que a violação dos direitos legais das crianças e adolescentes (T1),está sendo uma incompetência dos governantes no que tange a criação de (E1) dispositivos que impeçam tais recorrências pelo Estado (T2).(E2)Segundo o contratualista John Locke é dever do Estado garantir a todo cidadão seus direitos civis básicos, entretanto isso não ocorre no Brasil, o descaso das autoridades públicas quando as crianças e os adolescentes têm seus direitos legais violados refletindo assim o contexto atual da nação.”

    ERROS:
    Espaçamento (2) Tipográficos (2) Letra maiúscula desnecessária no meio do texto (1)

    OUTROS PROBLEMAS: O autor peca em não começar a D1 falando da a tese abordada, a negligência governamental frente a violação dos direitos legais das crianças e adolescentes. Além disso, ficou bem bagunçado seus argumentos. Houveram muitas repetições do verbo ocorrer em seu texto, procure por sinônimos.

    REESCRITA:

    É fundamental pontuar como a negligência governamental fomenta a violação dos direitos legais assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente. Dessa maneira, segundo o filósofo John Locke é dever do Estado garantir a todos cidadãos seus direitos civis básicos. Entretanto, tal panorama não acontece no Brasil, dado o descaso das autoridades públicas quando as crianças e os adolescentes têm seus direitos legais violados, mostrando-se irresponsáveis ao não realizarem ações que poderiam mitigar o combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, a exemplo da criação de dispositivos de denúncia que impeçam tais ocorrências. Fica claro, então o triste cenário atual da nação.

    D2:

    “Ademais, é imperativo ressaltar que a ausência de políticas públicas para as crianças e os adolescentes no combate ao abuso sexual é uma ausência de: de conselhos tutelares equipados ,falta casa de acolhimento, equipe multidisciplinar de saúde, escuta nas escolas com psicólogos ,penas severas para os abusadores ,lei rígida considerando a p******* crime hediondo ,todos esses fatos são promotores do problema atrasando assim a resolução deste impasse, contribuindo para esta chaga social.”

    ANÁLISE:
    Os mesmos erros de espaçamento e tipográficos mencionados anteriormente também aqui faz presente.

    DÚVIDA: O que seria “p*******”?

    OUTROS PROBLEMAS: Não se pode usar asterisco na redação.

    Sentir falta de um repertório sociocultural também no D2.

    Proposta de intervenção:

    “Assim, medidas essenciais são necessárias ,para conter o avanço dessa problemática na sociedade brasileira. Destarte com o intuito de mitigar que os direitos legais das crianças e dos adolescentes sejam protegidos, sendo reconhecidos no corpo social necessita-se urgentemente, que o Tribunal de Contas da União libera e verbas, para que o Ministério da Justiça construa mais conselhos tutelares nos municípios ,reformular as leis contra a p******** ,penalização para os sites pornôs que envolvam crianças e adolescentes ,fiscalização maciça nos :portos ,aeroportos rodoviárias e estradas, evitando assim o tráfico de crianças e adolescentes e a exploração sexual. Verbas para o Ministério da Educação promova palestras nas comunidades e escolas alertando os pais e cidadãos sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes. Assim atenuar-se-á o problema a médio e longo prazo como, preconiza o contrato social de John Locke.”

    ANÁLISE:
    Os mesmos erros de espaçamento e tipográficos mencionados anteriormente também aqui faz presente.

    Sua proposta de intervenção ficou muito grande, bem mais grande que seus desenvolvimentos, vc precisa ficar atenta a isso. Percebe-se também que vc tangenciou do tema, convém lembrar que a problematização do tema é o abuso sexual e não o tráfico humano.

    Vc tem potencial, só precisa melhorar na escrita, pontuação e organização de ideias. BOA REDAÇÃO!!!

    • 1
  2. Olá maria, a estrutura da sua redação está muito boa, além de pegar os principais pontos que são pedidos, dito isso, compreendi a ideia que querias passar. o que é muito bom na competência 2. Entretanto, falta conectivo para fluir a leitura e virgulas(nos lugares certos). Ademais, quando for construir a conclusão, busca colocar os seguintes pontos: Quem ? (Vai fazer) o que ? (Vai fazer) por meio, com qual finalidade e detalhar.

    • 1
  3. Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 80
    (revise a construção de suas frases para que elas estabeleçam um sentido entre si. Em alguns trechos do texto, não ficou clara a ideia a ser transmitida, busque aperfeiçoar também a pontuação e cuide com o uso excessivo de vírgulas. Alem disso, jamais deixe termos subentendidos como houve cmo p*****, creio que tenha sido um problema de digitação ou formatação do site, portanto busque revisar a redação para facilitar a correção.)

    Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 80
    (Preze por variar o repertório sociocultural. Ao mencionar um sociológo e um pensador, seu texto contou com uma repetição de conhecimento, o que pode empobrecê-lo, também senti falta de uma referência no segundo parágrafo de desenvolvimento.)

    Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 80
    (Vale a pena elaborar melhor a tese e esclarecê-la melhor ao final do parágrafo introdutório, ela norteará toda a argumentação, verifico que algumas informações trazidas não se conectam muito bem com a ideia defendida.)

    Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120 (Você lembrou de usar conectivos entre parágrafos e no interior deles, mas cuidado para que não mudem de significado por conta da pontuação incorreta em seu uso.)

    Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 80
    (Sua proposta é ótima em teoria, e você citou diversas ações para solucionar o problema em questão, mas faltou explicar como serão efetuadas e para quem se destinam, lembrando que há 5 elementos que devem ser ressaltados na proposta de intervenção. É preferível focar em somente uma alternativa de solução e desenvolvê-la bem ao invés de mencionar diversas possibilidades incompletas. Não esqueça que você tem um papel ativo no texto e deve buscar a melhor saída para a resolução! Gostei da conclusão com a retomada da referência filosófica.)

    Nota final: 440

    Bons estudos!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.