Combate a violência contra o idoso

  • 1

Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente o direito ao bem estar para todos, vê-se que há muito tempo o combate a violência contra o idoso é visto como um problema. Isso acontece não só pelo descaso familiar, mas também ineficiência do estado.

Sob esse viés,  muitos idosos são vistos pela própria família como um meio de renda e não como um individuo que precisa de cuidado, grande parte desses idosos sofrem agressões psicológicas ou até mesmo física de seus próprios  filhos ou de familiares próximos. Segundo o Dados do Disque 100, 52,9% dos casos de violações contra pessoas idosas foram cometidas pela família.

Ademais, boa parte da terceira idade que vive com parentes em situação de baixa renda, se veem na obrigação de trabalharem para complementar o ganho doméstico mesmo depois de estarem aposentados pelo fato de muitas vezes o aposento ser insuficiente até mesmo apara arcar com o  preço dos remédios. De acordo com a Declaração Universal Dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e em direitos. Porém o problema da violência contra o idoso não encontra respaldo político e social para ser solucionado.

Portanto, cabe ao Governo Federal criar propagandas em conjunto com os meios midiáticos incentivando e informando como a população deve fazer denúncias  quando presenciar qualquer tipo de abuso contra idosos. Além disso, o Governo deve agir criando uma lei apara o aumento da aposentadoria, com o intuito de melhorar a vida das pessoas idosas que ainda precisam trabalhar.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas no ENEM!

    INTRODUÇÃO
    Você introduziu sua redação de uma forma “muito brusca”, como modo de falar. Irei dar uma sugestão, olhe:
    “A Constituição de 1988 assegura legalmente o direito ao bem estar para todos. Apesar disso, é notório na sociedade brasileira que o combate à violência contra o idoso é uma problemática. Isso acontece não só pelo descaso familiar, mas também pela ineficiência do Estado.”
    Fica uma introdução pequena e não tão desenvolvida, mas possui os elementos necessários.

    DESENVOLVIMENTO 1
    Você escreveu o seu tópico frasal (um período pequeno no início do parágrafo que resume o que irá argumentar e qual a sua posição) mas não o isolou. Por exemplo “Sob esse viés, muitos idosos são vistos pela própria família como um meio de renda e não como um individuo que precisa de cuidado.” Você deve terminar o período após o seu tópico frasal e iniciar uma argumentação: “Nessa perspectiva,…” e continue argumentando a favor do seu posicionamento no tópico frasal.
    Você escreveu seu repertório (dados estatísticos) mas não utilizou ele para embasar sua argumentação. Lembre que um repertório só é usado se for para auxiliar o seu desenvolvimento para que você defenda seu ponto de vista.
    Além disso, a estrutura do texto pede uma conclusão de parágrafo breve, de uma ou duas linhas, revendo o que você argumentou.

    DESENVOLVIMENTO 2
    Temos os mesmos problemas do desenvolvimento 1

    CONCLUSÃO
    Você não colocou todos os tópicos necessários para uma conclusão de um texto ENEM (faltou o MEIO).
    Irei pontuar um pouco sua conclusão para você observar, ok?
    “Portanto, cabe ao Governo Federal (AGENTE) criar propagandas (AÇÃO) em conjunto com os meios midiáticos (AGENTE), incentivando e informando como a população deve fazer denúncias quando presenciar qualquer tipo de abuso contra idosos (DETALHAMENTO). Além disso, o Governo (AGENTE) deve agir criando uma lei (AÇÃO) apara o aumento da aposentadoria, com o intuito (OBJETIVO, FINALIDADE) de melhorar a vida das pessoas idosas que ainda precisam trabalhar.

    Além disso, lembre-se: criar leis não é uma boa proposta de intervenção. Sempre busque projetos e tente não colocar o governo como agente, busque sempre especificar. Por exemplo: use o Ministério da Educação, do trabalho, cultura, etc.
    Nesse caso, você poderia utilizar o Ministério da Saúde para solucionar seus problemas com o custo dos remédios, por exemplo.

    CONCLUSÃO DA CORREÇÃO
    Você está no caminho correto, mas ainda há tempo! Busque estudar redações nota mil e compreender toda a estrutura necessária. Você consegue chegar lá! Bons estudos!

    • 1
  2. olá, tudo bem?
    vamos a correção:
    sua redação está muito boa, lembre-se que a melhor forma de tirar uma boa nota e escrever bem é praticando, continue escrevendo!!
    introdução- curta e com tudo que deve conter, apesar de poder ser mais rebuscada.
    desenvolvimento 1 e 2- estão faltando algumas virgulas mas por aqui esta tudo ok, tem boa argumentação, conectivo, escreve com clareza, uma dica: no D1 vc poderia ter desenvolvido o dado que vc trouxe
    Conclusão- vc fez duas propostas de intervenção incompletas na primeira falta a finalidade e o detalhamento e na segunda falta o detalhamento e conectivos em ambas.

    obs: se quiser uma correção dos possíveis erros de ortografia e acentuação, baixe o app CIRA, que um corretor gratuito e que te da também uma nota.
    espero ter ajudado!

    • 1
  3. Olá !!
    Também sou iniciante, a pratica gera a perfeição.
    INTRODUÇÃO
    Sua introdução tem o tema, tese e linhas gerais. Porem DEVE SER MAIS DENSENVOLVIDA .
    DESENVOLVIMENTOS
    Indico seguir uma linha de raciocínio da introdução, com exemplo 1 ( desenvolvimento 1 ) é algumas virgulas que faltaram.
    CONCLUSÃO
    Sua conclusão ficou boa.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.