Combate a pandemias no mundo globalizado.

  • 0

O mundo ja passou por várias pandemias mesmo após ter sofrido de forma acachapante e esmagadora com a maior de toda a sua história, a “Peste negra”, tendo seu auge entre os anos 1340 e 1350, porém seus efeitos catastróficos persistiram até meados do século XVII. No cenário mundial hodierno, mesmo com o avanço das pesquisas e antídotos no intuito do combate a proliferação dos virus e pandemias, em grande maioria não foram muito eficazes. Portanto, torna-se imprescindível que medidas mais eficientes que possam mitigar a problemática no mundo atual sejam tomadas.
Em primeiro lugar, vale salientar que em suas grandes partes, as pandemias são oriundas de países asiáticos como: China, Mongólia entre outros. A própria peste negra que matou cerca de 70 milhões de pessoas na Eurásia, foi originada na China. No mundo globalizado atual onde as epidemias se alastram em escalas rápidas e substanciais, devem-se muito aos fatores modernos, como: os meios de modais logísticos, que transportam grandes quantidades de pessoas dos países asiáticos que em grande maioria são os epicentros de início das pandemias, para todo o mundo.
Por conseguinte, muitos setores da sociedade em âmbito mundial, são afetados consideravelmente, principalmente colapsos econômicos e sociais, agravando não só a crise sanitária instaurada como também a crise geral. Torna-se urgente que hajam investimentos de qualidades no sistema de saúde, que possam suprir e suportar às necessidades causadas pelas crise pandêmicas.
Destarte, urge que a OMS(organização mundial da saúde), crie o “Global Health first”, um programa de saúde mundial que possa explorar não só pesquisas, antídotos, mas também com medidas de antecipação e prevenção às possíveis proliferações dos vírus em todo o mundo, por meio de investimentos qualitativos, verbas destinadas para compra de equipamentos de proteção individual, direcionados também ao abastecimento e construção de novas das redes de saúde dos países. A fim de que , haja mais responsabilidade, compromisso e prioridade com a vida e a saúde de todos no combate às pandemias.

Compartilhar

4 Correções

  1. OLÁ NEVAN.
    TUDO BEM?
    Acabei de ler a sua redação e gostei bastante do seu texto,você fez alusões históricas e citou fatos verdadeiros,o que é muito importante,mas você deve-se ater aos erros gramaticais cometidos no seu texto,isso pode tirar pontos da sua redação,além disso no seu texto eu pude observar que você usou palavras diferentes,como por exemplo, “acachapante” e “hodierno”

    • 0
  2. Oi, Nevam.Bom dia ! Tudo bem ? Espero que sim rsrs
    O texto está bom, mas pode melhorar em alguns pontos. Seguem os comentários por competência:
    Competência 1: Ausência de acentuação em “vírus” no parágrafo 1; Última linha do parágrafo 3, forma correta ” crises pandêmicas”; Última linha do segundo período do parágrafo 1: ” em grande maioria não foram muito eficazes”, o que não foi muito eficaz ? , deixe mais claro essa informação, sugestão: substitua por ” em grande maioria essas medidas não foram eficazes”; tem a repetição de ” que” no período 3 do parágrafo 1, substitua por ” as quais”. ( 120)
    Competência 2: o repertório utilizado é pertinente ao tema, porém não foi bem articulado.No primeiro parágrafo do desenvolvimento, há uma ideia generalista na sua exposição. (180)
    Competência 3: Seus argumentos não ficaram claros na introdução, por isso, há uma dificuldade de entender o que você está defendendo no discorrer do texto.Há ausência de uma tese clara e objetiva, assim como do tópico frasal nos parágrafos do desenvolvimento , isso prejudica seu texto. (160)
    Competência 4: Falta coerência no terceiro período do parágrafo 2, está confuso. Não inicie um parágrafo com conjunção como você fez no parágrafo 3, pois dá uma ideia de continuidade do parágrafo anterior e por mais que o texto deva estar conectado, um parágrafo não pode estar ligado por conectores ao outro. Sugestão: troque ” Por conseguinte” por ” Além disso” ou ” Não obstante”. (120)
    Competência 5: Seu período 1 da conclusão está muito longo, divida-o e conecte as ideias por meio de uma conjunção. No mais, sua conclusão está muito boa e especificada. (200)
    Nota final : 780
    Espero ter ajudado e continue praticando para ter resultados ainda melhores !

    • 0
  3. 1. por questões estéticas, você pode tentar igualar o número de linhas de cada parágrafo, deixá-los parecidos
    2. a problemática deve ser apresentada no primeiro parágrafo, uma introdução do que será dito no desenvolvimento, como: a proliferação ocorre rapidamente por conta de fatores da modernidade e a globalização, que permite o contato entre países. Dito isso, você comenta nos desenvolvimentos com mais detalhes.
    3. a última frase do seu terceiro parágrafo é quase uma intervenção resumida. Nesse parágrafo você pode trazer dados que confirmem as crises citadas.
    4. lembrando, a estrutura dos desenvolvimentos é: dados (podendo ser estatístico, de autoridade, causa e consequência ou história) + argumentação
    5. intervenção: o que, como, quem, onde e conclusão.

    • 0
  4. Bom dia!
    Seu texto está bom, mas pode melhorar em alguns pontos:
    1. O uso do conectivo “porém” no primeiro período da introdução está um pouco confuso. Acredito que a ideia que você queria transmitir era de consequência, não de oposição, então eu sugiro trocar esse conectivo por “por isso”, “dessa forma, “assim”.
    2. No segundo período da introdução, há discordância entre “em sua grande maioria” e “eficazes”. Sugiro trocar para algo como “no cenário mundial hodierno, mesmo com o avanço (…), tais medidas, na maioria das vezes, não foram muito eficazes.”
    3. Você apresentou uma tese por contraste (mesmo com as pesquisas, o combate aos vírus e às pandemias ainda é um problema) e ainda apresentou uma antecipação da proposta de intervenção (é necessário que medidas sejam tomadas). Mas você não colocou os argumentos que seriam desenvolvidos nos parágrafos seguintes (no caso do seu texto, acredito que a sua ideia era escrever um parágrafo de causas e um parágrafo de consequências), nem apresentou encaminhamento argumentativo. Sugiro que você apresente isso na introdução, junto com a tese, por exemplo: “Nesse contexto, cabe analisar as principais causas, consequências e possíveis medidas a serem tomadas para sanar a problemática” ou algo parecido.
    4. Acredito que seu primeiro argumento era indicar que os meios de transporte contribuem para a disseminação de doenças. Então, eu sugiro que você apresente um tópico frasal logo no começo do parágrafo indicando essa ideia.
    5. No primeiro período do segundo parágrafo, eu tiraria essa expressão “entre outros” (porque generaliza muito seu texto) e diria apenas “China e Mongólia”.
    6. Locuções adverbiais intercaladas devem vir sempre entre vírgulas: “vale salientar que, em sua maioria,…”, ” que, em sua grande maioria, são epicentros…”.
    7. No terceiro parágrafo, sua ideia era de apresentar consequências do problema. Logo, como no segundo parágrafo, sugiro que você apresente um tópico frasal para indicar essa ideia.
    8. O verbo haver fica no singular quando possui sentido de existir, logo, o terceiro parágrafo teria que ser: “torna-se urgente que haja investimentos de qualidade..”
    9. No parágrafo de conclusão, você pode tirar o conectivo “com” antes da palavra “medidas” : ” …que possa explorar não só pesquisas e antídotos, mas também medidas de antecipação…”
    10. Cuidado com as vírgulas separando sujeito e verbo.
    11. Proposta de intervenção muito bem feita (agente, ação, meio, detalhamento e efeito), mas eu sugiro que você junte o efeito ao resto da frase, em vez de colocar ponto final antes. O certo seria: ” verbas destinadas para compra de equipamentos de proteção individual, direcionados também ao abastecimento e construção de novas redes de saúde dos países, a fim de que haja mais responsabilidade, compromisso e prioridade com a vida e a saúde de todos no combate às pandemias.”
    Nota:
    120 + 160 + 160 + 120 + 200 = 760

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.