Iniciante

Combate à intolerância religiosa

  • 0

Na ficção, ” A metamorfose”, de Franz Kafka, o protagonista ignora sua contestável transformação em um inseto,  em razão de suas práticas cotidianas. Essa conduta, metaforicamente, dialoga a respeito dos caminhos para combater a intolerância religiosa, uma vez que a sociedade negligência os efeitos provenientes de tal problemática.  Desse modo, é necessária a análise concreta da problemática, com ênfase no preconceito e no individualismo, os quais trazem contornos específicos ao mal-estar da sociedade.

Sob esse viés, urge citar o preconceito como promotor desse óbice. De acordo com Voltaire, o preconceito é a razão de imbecilidade. Seguindo essa linha de raciocínio, percebe que mesmo o Estado sendo laico, muitos brasileiros são estigmatizados pela sua escolha religiosa, uma vez que são tratados com indiferença. Esse panorama advém de um conservadorismo que está presente na coletividade desde a época em que os portugueses chegaram no Brasil, impondo a religião católica acima de todos as outras. Desse modo, devido ao conservadorismo histórico atrelado ao estigma, fazem com que muitos indivíduos sejam impedidos de escolher, e pregar seus dogmas.

Além disso, pode-se citar o individualismo como promotora desse problema. Segundo Bauman, vive-se em uma sociedade individualista, a qual não se importa com as relações interpessoais. Sendo assim, a coletividade faz parte desse flagelo social, fruto da falta de empatia humana. Partindo desse pressuposto, nota-se que os mais afetados são as religiões afro-brasileiras, que são julgadas constantemente.  Esse quadro, é consequência da banalização de atitudes hostis perante a esses grupos, pois muitas piadas também são atitudes discriminatórias, mas são normalizadas.  Consequentemente, esse individualismo junto a essa trivialização faz com que esse cenário perpetua-se.

Em vista disso, percebe-se que medidas devem ser tomadas, já que resultam na discriminação religiosas. A partir disso, o Ministério da Educação, por meio das escolas, deve investir em palestras que debatam a importância da laicidade, com intuito que desde cedo as crianças tenham consciência da importância de respeitar outras religiões. Assim, a realidade vista em Metamorfose ficará restrita a ficção.

Compartilhar

6 Correções

  1. Sua redação está muito bem construída, argumentação ótima , defendeu sua tese da forma correta, utilizou muitos conectivos, sua proposta de redação está perfeita, existem alguns erros de concordância que precisam ser revistos, da uma revisada e refaz ela , acredito que vai ter 1000.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200

    • 1
  2. INTRODUÇÃO:

    Muito boa sua introdução, pois apresentou uma contextualização do tema por meio de um repertório. Além disso, você apresentou sua tese e os dois argumentos a serem defendidos nos parágrafos seguintes.

    – “Na ficção,(não tem essa vírgula) ” A metamorfose”, de Franz Kafka, ” Remova a vírgula depois de “Na ficção”.

    D1:
    – ” De acordo com Voltaire,” você tem que ser mais específico, dizendo quem é esse cara, um filósofo, sociólogo…
    – ” o preconceito é a razão de imbecilidade.” O correto é “da” imbecilidade.
    – “percebe” – “percebe-se”.
    – “uma vez que são tratados com indiferença. ” Tratados por quem? Muito genérica a argumentação.
    – “Desse modo, devido ao conservadorismo histórico atrelado ao estigma, fazem com que muitos indivíduos sejam impedidos de escolher, e pregar seus dogmas.” Esse período ficou um pouco confuso. Acredito que retirando aquele devido ficaria mais coerente. Assim: “Desse modo, o conservadorismo histórico atrelado ao estigma da sociedade, faz com que muitos indivíduos sejam impedidos de escolher, e pregar seus dogmas religiosos.”
    – “todos as outras” – “TODAS as outras”

    Você argumenta bem, mas precisa ter cuidado com a gramática e com a estruturação e organização de suas ideias/argumentos, deixando os períodos mais coesos.

    D2:

    – “promotora” – O correto seria “promotor” porque é o individualismo.
    – “Segundo Bauman,” Novamente ser mais específico.
    – Repetição da palavra individualismo. Cuidado com a repetição de palavras.

    CONCLUSÃO:

    -“Em vista disso, percebe-se que medidas devem ser tomadas, já que resultam na discriminação religiosas.” Como assim? Eu compreendi o que você quis dizer, porém não foi o que você realmente disse porque ficou parecendo que as medidas é que resultam na discriminação religiosa.
    – “A partir disso, o Ministério da Educação, por meio das escolas, deve investir em palestras que debatam a importância da laicidade, com intuito que desde cedo as crianças tenham consciência da importância de respeitar outras religiões. ” O período ficou grande demais.

    – “Assim, a realidade vista em Metamorfose ficará restrita a ficção.” Uma sugestão de reescrita desse período: “Assim, a realidade vivenciada pelo personagem de Franz Kafka ficará restrita apenas à ficção.” É apenas uma sugestão, ok?
    – Sua conclusão conteve os 5 elementos exigidos. Parabéns!!!

    Bem, você demonstra ter conhecimento a respeito da estrutura de uma boa redação. Entretanto, precisa cuidar um pouco mais a gramática, a organização dais ideias e cuidar a repetição de palavras e conectivos, você repetiu duas vezes o conectivo “desse modo”, por exemplo. Mas com a prática tudo isso pode ser melhorado. Isso tudo que eu apontei foi baseado no conhecimento que tenho, mas sou apenas uma estudante como você. Acredito que você tenha muito potencial e te desejo sucesso. Bons estudos!

    • 1
  3. Oi, tudo bem?
    Caramba, que redação massa!
    Você argumentou muito bem e os repertórios foram muito bem utilizados.
    O ótimo uso dos conectivos deixou seu texto fácil de ser lido e compreendido.
    Sua proposta está completa com todos os 5 elementos.
    Retomou o repertório da Introdução na Conclusão. Muito bom!
    Só uma coisa: tente não fazer o uso de gerúndio.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200

    Nota final: 960
    Parabéns!

    • 1
  4. Olá!
    C1 – 200 (demonstrou bom domínio da língua portuguesa)
    C2 – 200 (desenvolveu bem o tema proposto, por meio de uma argumentação consistente, embasada e ótimos repertórios além de apresentar domínio do texto dissertativo-argumentativo;
    C3 – 120 (apresenta opiniões relacionadas ao tema, com argumentos limitados em defesa de um ponto de vista)
    C4 – 160 (articula bem as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta vasto repertório coesivo)
    C5 – 120 (Sua proposta de intervenção é boa, mas falta um detalhamento da mesma, tente mostrar ao leitor como será feita a ação.)
    Espero ter ajudado, bons estudos!

    • 0
  5. Oii, espero ajudar!

    C1- bastante erros de concordância, vírgula, acento, repetição e na junção das palavras, mesmo assim texto fácil de compreender. — 160
    C2- Repertórios nada produtivos, bem pertinentes, mas não encontrei uma relação com sua argumentação, faltou utilizar mais deles. — 120
    C3- Argumentou bem, sua estrutura é boa, um projeto de texto visível, faltou só para ficar mais completo e organizado citar o argumento 2 na conclusão também. – 160
    C4- Falta de conectivos intraparagrafos e repetição de operadores argumentativos, porém poucas. –200
    C5- faltou o detalhamento.- 160

    Redação boa. Parabéns!

    • 0
  6. Oi, tudo bem?
    Caramba, que redação massa!
    Você argumentou muito bem e os repertórios foram muito bem utilizados.
    O ótimo uso dos conectivos deixou seu texto fácil de ser lido e compreendido.
    Sua proposta está completa com todos os 5 elementos.
    Retomou o repertório da Introdução na Conclusão. Muito bom!
    Só uma coisa: tente não fazer o uso de gerúndio.

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200

    Nota final: 100
    Parabéns!

    1 Compartilhar

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.