Iniciante

COMBATE À DESINFORMAÇÃO

  • 0

O cantor e compositor brasileiro Raul Seixas, em sua célebre música “Metamorfose Ambulante”, estimula o pensamento crítico e autônomo dos indivíduos. Paralelamente, a obra refere-se à questão hodierna sobre a desinformação em massa na sociedade brasileira visto que as pessoas não se atentam às informações falsas presentes na mídia. Para atenuar o quadro atual, é lícita a análise dos fatores que corroboram o problema: a ineficácia do sistema educacional e a alienação tecnológica.

Primordialmente, elucida-se postular a ineficácia da educação brasileira como estopim da desinformação. Nesse sentido, segundo o filósofo Paulo Freire, a educação crítica busca a libertação dos indivíduos e os auxilia na luta pelos seus direitos enquanto cidadãos, para que haja uma sociedade mais justa e democrática, porém, a realidade não se habitua à teoria do pensamento freiriano. Sob essa ótica, pode-se perceber a falta de iniciativa das instituições de ensino ao não estimularem o aprendizado de forma efetiva em que o aluno cria uma aproximação com o conhecimento. Logo, vê-se que a educação brasileira precisa ser moldada com urgência.

Em segundo plano, também fica evidente que a alienação tecnológica é outro fator intrínseco. Posto isso, a hegemonia digital facilitou o processo de massificação da sociedade, criando indivíduos altamente influenciáveis pelas redes. Seguindo essa lógica, a série televisiva “Black Mirror” apresenta uma realidade futurística onde as pessoas precisam da tecnologia até para criarem relações entre si – o que relaciona-se diretamente com o retrato do mundo globalizado. Portanto, é necessário o revés desse estorvo que assola o país.

Destarte, cabe ao MEC (Ministério da Educação), criar campanhas publicitárias por meio das plataformas midiáticas com o fito de estimular debates nas escolas em relação à desinformação e os malefícios da alienação nas redes sociais, onde os alunos aprenderiam a usar a tecnologia de forma saudável e, consequentemente, combateriam a desinformação. Somente assim, “Metamorfose Ambulante” terá seu devido espaço e a desinformação não será mais um empecilho no país.

Compartilhar

1 Correção

  1. Primeiramente, excelente redação!
    Vou somente pontuar algumas coisas:

    Algumas partes do texto, como em “Primordialmente, elucida-se postular”, são extremamente formais, que, na minha opinião, prejudicam a fluidez de leitura. Também sobre o segundo parágrafo, explore o papel da Escola na formação das crianças. Você dizer que a Educação é transformadora, e que, nesse contexto de aumento das fake news, os professores de diferentes áreas do conhecimento tem função de tornar as informações do jornalismo profissional, artigos de divulgação científica, em conteúdos formativos no cotidiano dos alunos.
    Esse é só um exemplo. O importante é que você seja mais crítico, que coloque explicitamente sua opinião. No ENEM, faça uso até mesmo de palavras como “infelizmente”, “é preocupante”, “é perigoso”, etc., demonstrando que você tem domínio do tema e possui sua própria opinião sobre ele.

    No seu desenvolvimento, você pode deixar sua tese mais clara e ser mais ferrenho em sua argumentação. No terceiro parágrafo, por exemplo, procure começar essencialmente com a tese:
    Começe explicando que a alienação tecnológica se tornou, em grande medida, uma consequência cultural da contemporaneidade, influenciando o comportamento das pessoas. Se aprofunde nisso, desenvolvendo melhor seu ponto de vista. Por exemplo, aborde a epidemia de noticias, tendenciosas ou falsas, que recebemos, e possivelmente compartilhamos, diariamente; a falta de questionamento sobre a origem da notícia e a falta de fiscalização das informações compartilhadas por meio de mídias sociais.
    Acho que a citação da série Black Mirror é dispensável, pois não se torna um argumento forte no seu texto.

    A conclusão é excelente, fecha perfeitamente o texto.

    Ufa!! Espero ter ajudado! Como não domino os critérios de correção do Enem especificamente, não vou te dar uma nota. Mas não se prenda a notas, e sim ao processo de escrita do texto!

    Qualquer coisa, estou à disposição!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.