Iniciante

Combate a corrupção sistêmica no Brasil atual.

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No livro memórias póstumas de Brás-Cubas, de Machado de Assis, Brás-Cubas, fala não ter tido filhos para não transmitir a niguém o legado de miséria do Brasil. Nesse sentido, convém afirmar que problemas, como: a corrupção sistêmica no país, fazem a decisão de Brás-Cubas ser tida de modo racional, uma vez que essa problemática auxilia o Brasil a perdurar num cenário de miséria e pobreza, como previsto pelo autor-defunto. Dessa forma, faz-se preponderante a análise das causas do estorvo para deturpar essa herança de indigência.

A princípio, é de suma importância destacar que a lenta mudança de mentalidade da população contribui para a permanência do problema. No filme “tropa de elite”, é mostrado uma realidade em que policias corruptos roubam dinheiro público para satisfazer suas vontades individuais. Desse modo, é evidente que a mentalidade social brasileira não é tão diferente da vista no longa-metragem, dado que a maioria dos invíduos se baseiam apenas no bem individual e não em um bem coletivo, como visto com os policiais no filme. Logo, é preciso que a sociedade passe a pensar no bem comum para mudança do panorama.

Ademais, outro agente causador da corrupção é a falta de mobilização social. Na Tunísia, depois de um longo processo de protestos, o governo foi destituído, devido a pressão social. Nessa perspectiva, observa-se, com os acontecimentos na Tunísia, que a população detém o poder de mudança nos sistemas que englobam a esfera social, como o político. Entretanto, conclui-se que sem mobilidade populacional para a mudança de um contexto, esse tende a continuar, como no Brasil, o de corrupção. Então, é necessário que a população intervenha na problemática para sua transformação.

Portanto, o Ministério da Educação deve iniciar uma reformulação na forma de pensar da população, começando na parcela mais jovem, por meio da distribuição, nas escolas, de panfletos que se referem a pensar no próximo e em um bem coletivo e, também, fazer palestras do mesmo assunto, com a presença de tutores especializados no tema. Assim, tudo isso será feito não só com o intuito da sociedade se tornar mais ativa no combate a corrupção, mas também de mudar sua mentalidade, para, enfim, o Brasil deixar seu legado de miséria e tornar a decisão de Brás-Cubas errada.

 

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3 Correções

  1. No livro memórias póstumas de Brás-Cubas(1), de Machado de Assis, Brás-Cubas,(2) fala não ter tido filhos para não transmitir a niguém(3) o legado de miséria do Brasil. Nesse sentido, convém afirmar que problemas, como: (4) a corrupção sistêmica no país, fazem a decisão de Brás-Cubas ser tida de modo racional, uma vez que essa problemática auxilia o Brasil a perdurar num cenário de miséria e pobreza, como previsto pelo autor-defunto. (5)Dessa forma, faz-se preponderante a análise das causas do estorvo para deturpar essa herança de indigência.
    1 – aspas
    2 – tirar vírgula
    3 – ninguém
    4 – não precisa de dois pontos
    5 – boa aplicação do repertório ao tema
    A princípio, é de suma importância destacar que a lenta mudança de mentalidade da população contribui para a permanência do problema. No filme “tropa de elite”, é mostrado uma realidade em que policias corruptos roubam dinheiro público para satisfazer suas vontades individuais. Desse modo, é evidente que a mentalidade social brasileira não é tão diferente da vista no longa-metragem, dado que a maioria dos invíduos(6) se baseiam apenas no bem individual e não em um bem coletivo, como visto com os policiais no filme. Logo, é preciso que a sociedade passe a pensar no bem comum para mudança do panorama.(8)

    7 – indivíduos
    8 – boa argumentação
    Ademais, outro agente causador da corrupção é a falta de mobilização social. Na Tunísia, depois de um longo processo de protestos, o governo foi destituído, devido a(9) pressão social. Nessa perspectiva, observa-se, com os acontecimentos na Tunísia, que a população detém o poder de mudança nos sistemas que englobam a esfera social, como o político. Entretanto(10), conclui-se que sem mobilidade populacional para a mudança de um contexto, esse tende a continuar, como no Brasil,(11) o de corrupção. Então, é necessário que a população intervenha na problemática para sua transformação.
    9 – devido à
    10 – seria mais adequado “Por isso” no lugar de “Entretanto”.
    11 – tirar vírgula
    Portanto, o Ministério da Educação(agente) deve iniciar uma reformulação na forma de pensar da população(ação), começando na parcela mais jovem, por meio da distribuição(meio), nas escolas, de panfletos que se referem a pensar no próximo e em um bem coletivo e, também, fazer palestras do mesmo assunto, com a presença de tutores especializados no tema. Assim, tudo isso será feito não só com o intuito(finalidade) da sociedade se tornar mais ativa no combate a corrupção, mas também de mudar sua mentalidade, para, enfim, o Brasil deixar seu legado de miséria(detalhamento) e tornar a decisão de Brás-Cubas errada.

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  2. No livro memórias póstumas de Brás-Cubas (1), de Machado de Assis (2), Brás-Cubas (3), fala não ter tido filhos para não transmitir a niguém (4) o legado de miséria do Brasil. Nesse sentido (5), convém afirmar que problemas,(6) como: (7) a corrupção sistêmica no país, fazem a decisão de Brás-Cubas ser tida de modo racional, uma vez que essa problemática auxilia o Brasil a perdurar num cenário de miséria e pobreza, como previsto pelo autor-defunto. Dessa forma, faz-se preponderante a análise das causas do estorvo para deturpar essa herança de indigência. (8) (9)

    A princípio, é de suma importância destacar que a lenta mudança de mentalidade da população contribui para a permanência do problema. No filme “tropa de elite” (9), é mostrado uma realidade em que policias corruptos (10) roubam dinheiro público para satisfazer suas vontades individuais (11). Desse modo, é evidente que a mentalidade (12) social brasileira não é tão diferente da vista no longa-metragem, dado que a maioria dos invíduos (13) se baseiam apenas no bem individual e não em um bem coletivo, como visto com os policiais no filme (14) (15). Logo, é preciso que a sociedade passe a pensar no bem comum para mudança do panorama.

    Ademais (16), outro agente causador da corrupção é a falta de mobilização social. (17) Na Tunísia, depois de um longo processo de protestos, (18) o governo foi destituído, devido a pressão social (19) (20). Nessa perspectiva, observa-se,(21) com os acontecimentos na Tunísia (22), que a população detém o poder de mudança nos sistemas que englobam a esfera social (23), como o político. Entretanto (24), conclui-se que sem mobilidade populacional para a mudança de um contexto, esse tende a continuar, como no Brasil, o de corrupção (25). Então, é necessário que a população (26) intervenha na problemática para sua transformação.

    Portanto, o Ministério da Educação (27) deve iniciar uma reformulação na forma de pensar da população (28), começando na parcela mais jovem, por meio da distribuição,(29) nas escolas, de panfletos que se referem a pensar no próximo e em um bem coletivo e, também, fazer palestras do mesmo assunto, com a presença de tutores especializados no tema (30). Assim, tudo isso será feito não só com o intuito da sociedade se tornar mais ativa no combate a corrupção, mas também de mudar sua mentalidade, para, enfim, o Brasil deixar seu legado de miséria e tornar a decisão de Brás-Cubas errada.

    OBSERVAÇÕES

    1 – Rec. sem o traço: Brás Cubas.
    2 – Somente o sujeito inicial já basta: “Brás-Cubas”.
    3 – Repetição no mesmo parágrafo: “Brás-Cubas”.
    4 – *Ninguém.
    5 – Rec. conectivo de semelhança.
    6 – Vírgula incorreta.
    7 – Somente o trecho já basta: sem “:”.
    8 – Rec. concluir indicando a causa (D1)
    e consequência (D2) da tese (Introdução).

    9 – *Letras maiúsculas.
    10 – *Policiais.
    11 – O que a corrupção (argumento) tem haver com a
    lenta mudança de mentalidade (Tópico frasal) ?, já
    deve deveriam estar interligadas.
    12 – Repetição no mesmo parágrafo: “mentalidade”.
    13 – *Indivíduos.
    14 – Repetição no mesmo parágrafo: “filme”.
    15 – Não compreendi muito bem a relação entre
    o tópico frasal e a contextualização.

    16 – Rec. conectivo de prioridade.
    17 – Rec. conectivo de continuidade.
    18 – Vírgula incorreta.
    19 – Repetição no mesmo parágrafo: “social”.
    20 – A falta de mobilização social (tópico frasal) e
    a destituição de um governo por pressão social
    (argumento), não seriam ideias opostas?
    21 – Vírgula incorreta.
    22 – Repetição no mesmo parágrafo: “Tunísia”.
    23 – Repetição no mesmo parágrafo: “social”.
    24 – Rec. conectivo de conclusão.
    25 – Vírgulas incorretas (2).
    26 – Repetição no mesmo parágrafo: “população”.

    27 – *Sigla: MEC
    28 – Ficou meio manipulador kk
    29 – Vírgula incorreta.
    30 – Finalidade? (deve vir em conjunto)

    COMPETÊNCIAS/ERROS GERAIS

    C1: 120 / Palavras
    C2: 120 / Contradição (D2)
    C3: 100 / Repetição
    C4: 160 / Vírgulas
    C5: 160 / Finalidade

    RECOMENDAÇÕES (Rec.)

    – Analisar os erros
    – Diversificar escrita e vocábulo
    – Usar corretamente a vírgula
    – Atentar-se aos termos
    – Leitura e comparação a reds.1000

    ~ Victor HBL 30 | 09 | 21

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  3. Olá boa tarde eu gostaria de dar a primeira observação na estrutura do seu texto acredito que sua redação da mais de 30 linhas o que pode ocasionar problemas na hora de passar sua redação para a folha de redação do Enem no entanto sua argumentação de tá muito boa e sua proposta de intervenção apesar de longa está muito completa acredito que sua nota seria em torno de 980 pontos Meus parabéns

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