[Deleted User]
  • 0

Combate à corrupção sistêmica no Brasil atual

  • 0

Por favor, apontar os erros ao corrigir e pôr uma sugestão! Agradeço :)

Se possível, pontuar com base no ENEM.

 

Relação Maquiavélica

Maquiavel, pensador renascentista, observava nos atos corruptos uma ligação entre leis fracas e a falta de ação dos cidadãos em relação à coisa pública. Sua tese parece se confirmar no Brasil, onde tanto a baixa participação política de uma parcela da população quanto a ineficiente legislação contra corruptos são causas da corrupção sistêmica brasileira. Assim, é cabível discutir ações para a problemática.

Diante disso, cabe ressaltar, de início, a escassa participação política como fator do problema. Nesse sentido, para Durkheim, uma sociedade mais democrática é aquela na qual há espírito crítico em assuntos públicos. Entretanto, é visível que, durante os atos e manifestações de teor político em território brasileiro, apenas uma parte da população vai às ruas. Por conseguinte, há menos pressão por melhorias sociais e menos reivindicação de combate às práticas corruptas. Logo, a adesão de uma maior parte da sociedade em assuntos políticos se mostra necessária.

Ademais, o fraco sistema legislativo nacional contra corruptos representa outro agravante, já que, desde a Constituição de 1988, escândalos de caixa 2, desvios de dinheiro, rachadinhas e outros crimes continuam ocorrendo. Isso vai contra o que pensava Aristóteles, para quem a política deveria ser utilizada para promover a justiça e o equilíbrio. Consequentemente, há a perpetuação de práticas corruptas no Brasil, as quais geram desequilíbrios sociais, como a pobreza, fome e outras mazelas.  Assim, é necessário aperfeiçoar os mecanismos legislativos contra tais práticas.

Portanto, a sociedade, aliada ao Poder Legislativo, deve combater as causas da corrupção sistêmica ao, respectivamente, participar em maior número de manifestações políticas e reformar a legislatura. Nesse viés, essas manifestações devem ser, por meio das redes sociais, organizadas previamente com as pautas necessárias e com execuções semestrais em datas pré-estabelecidas, a fim de engajar mais pessoas e gerar mais pressão sociopolítica. Paralelamente, o Poder Legislativo deve reformar as leis que combatem os corruptos a cada 4 anos, com base no que foi pedido ao longo desse período pela população. Assim, é possível desfazer a ligação que Maquiavel já observara.

Compartilhar

4 Correções

  1. Maquiavel, pensador renascentista, observava nos atos corruptos uma ligação entre leis fracas e a falta de ação dos cidadãos em relação à coisa pública. Sua tese parece se confirmar no Brasil, onde tanto a baixa participação política de uma parcela da população quanto a ineficiente legislação contra corruptos são causas da corrupção sistêmica brasileira(1). Assim, é cabível discutir ações para a problemática.
    1 – Boa aplicação do repertório para abordar a tese.
    Diante disso, cabe ressaltar, de início, a escassa participação política como fator do problema. Nesse sentido, para Durkheim, uma sociedade mais democrática é aquela na qual há espírito crítico em assuntos públicos. Entretanto, é visível que, durante os atos e manifestações de teor político em território brasileiro, apenas uma parte da população vai às ruas. Por conseguinte, há menos pressão por melhorias sociais e menos reivindicação de combate às práticas corruptas. Logo, a adesão de uma maior parte da sociedade em assuntos políticos se mostra necessária.(2)
    2 – Recomendo você estudar como aprofundar a argumentação na redação, estude sobre a competência 3 e como tirar 200 nessa competência. Em relação à competência 2, você foi bem, na minha opinião você tira 200.
    Ademais, o fraco sistema legislativo nacional(3) contra corruptos representa outro agravante, já que, desde a Constituição de 1988, escândalos de caixa 2, desvios de dinheiro, rachadinhas e outros crimes continuam ocorrendo. (4)Isso vai contra o que pensava Aristóteles, para quem a política deveria ser utilizada para promover a justiça e o equilíbrio. Consequentemente, há a perpetuação de práticas corruptas no Brasil, as quais geram desequilíbrios sociais, como a pobreza, fome e outras mazelas. Assim, é necessário aperfeiçoar os mecanismos legislativos contra tais práticas.(5)
    3 – Muito bem, você retoma o que disse na introdução sobre a ineficiência legislativa
    4 – Sugestão: colocar conectivo: “Nesse sentido, sob esse viés, sob esse prisma…”
    4 – Foi bom você ter dado exemplos dos atos de corrupção no Brasil, e também foi um bom uso de repertório ter citado o ideal político de Aristóteles
    Portanto, a sociedade(agente), aliada ao Poder Legislativo, deve combater as causas da corrupção sistêmica(ação) ao, respectivamente, participar(ação 2) em maior número de manifestações políticas e reformar a legislatura. Nesse viés, essas manifestações devem ser, por meio das redes sociais(meio), organizadas previamente com as pautas necessárias e com execuções semestrais em datas pré-estabelecidas(detalhamento), a fim de engajar mais pessoas(finalidade) e gerar mais pressão sociopolítica. Paralelamente, o Poder Legislativo deve reformar as leis que combatem os corruptos a cada 4 anos, com base no que foi pedido ao longo desse período pela população. Assim, é possível desfazer a ligação que Maquiavel já observara.

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200

    • 1
  2. Olá!

    Gostei do seu texto, você demonstrou bom conhecimento do tema, escreve bem e pontuou bem o texto.

    Achei o fim do primeiro parágrafo e o inicio do segundo muito parecidos e isso me gerou a ideia de repetição. Se você for fazer Enem isso não é legal.

    Outra coisa que eu acho que não ficou boa é o conectivo “além disso” que você usou no segundo parágrafo, eu o substituiria por outro.

    Eu te daria a nota 850.

    • 1
  3. Olá
    -Comentários iniciais-
    Introdução
    “Maquiavel, pensador renascentista, observava nos atos corruptos uma ligação entre leis fracas e a falta de ação dos cidadãos em relação à coisa (1)pública. Sua tese parece se confirmar(2) no Brasil, onde tanto a baixa participação política de uma parcela da população quanto a ineficiente legislação contra corruptos são causas da corrupção sistêmica brasileira(3). Assim, é cabível discutir ações para a (4)problemática.”
    1- substitua ” coisa” por “espaço”
    2- ficaria melhor algo como: tal perspectiva, pode ser facilmente verificada contexto brasileiro, no qual os atos corruptos ocorrem de maneira sistêmica”
    3- eu aconselho você colocar a tese em uma sentença separada da problematização
    No geral sua introdução está completa:
    Apresenta repertório sociocultural legitimado, pertinente ao tema e produtivo;
    Problematização;
    Tese explícita.

    Desenvolvimento 1
    Completo.
    Ressalva: procure referenciar seu repertório. Tipo, você cita Durkheim mas, quem é ele? Um filósofo? Sociólogo? Artista?

    Desenvolvimento 2
    “para promover a justiça e o equilíbrio.” Equilíbrio do quê? Na sociedade? Na política? Explícite
    “Consequentemente, há a perpetuação de práticas corruptas no Brasil, as quais geram desequilíbrios sociais, como a pobreza, fome e outras mazelas.” Como essas práticas corruptas provocam esses desequilíbrios sociais? Não ficou claro

    Proposta de intervenção
    Agente ok
    Ação ok
    Meio / modo ok
    Detalhamento ( inexistente)
    Finalidade ok
    Pontuação
    C1- 200
    C2- 180
    C3- 180
    C4- 200
    C5- 160

    • 1
  4. Boa tarde,

    “Maquiavel, pensador renascentista,[1] observava nos atos corruptos uma ligação entre leis fracas e a falta de ação dos cidadãos em relação à coisa pública. [2]Sua tese parece[3] se confirmar no Brasil, onde tanto a baixa participação política de uma parcela da população quanto a ineficiente legislação contra corruptos são causas da corrupção sistêmica brasileira[4]. Assim, é cabível discutir ações para a problemática.”
    1: ficaria melhor se você trocasse a ordem, ex: ao invés de “Maquiavel, pensador renascentista, observava…”, escreva “O pensador renascentista Maquiavel observava…”, ou até mesmo “Consoante o pensador renascentista Maquiavel…”
    2: use um conectivo de afirmação, ex: indubitavelmente, inquestionavelmente, sem dúvidas e etc…
    3: retire essa palavra; ao usar “parece”, você dá uma sensação se incerteza ao leitor. Ao invés, escreva: “Sua tese se confirma no Brasil contemporâneo…”
    4: essa é a sua tese? pois pareceu um encaminhamento argumentativo. Quando você for escrever a sua introdução, tende deixar a sua tese (a sua ideia central, que é diferente dos argumentos) clara e logo após mostrar os argumentos.
    Um exemplo: Consoante observava o pensador renascentista Maquiavel, nos atos corruptos, há uma ligação entre leis fracas e falta de ação dos cidadãos em relação à coisa pública. Indubitavelmente, é fato que, no Brasil contemporâneo, tal alegoria se confirma, já que *aprofundamento da tese. Logo, é imperioso analisar a problemática em questão, que tem como principais motivadores o *agr1 e o *arg2.
    – Eu faço esse “modelo” de introdução (contextualização – tese – encaminhamento argumentativo) desde que comecei a treinar, no começo do ano, então é bem fácil pra mim montar uma introdução e tal. Se você treinar nesse “modelo”, provavelmente vai chegar um dia em que a sua introdução vai estar pronta em 10 minutos.

    “Diante disso[1], cabe ressaltar, de início[2], a escassa participação política como fator do problema. Nesse sentido, para Durkheim[3], uma sociedade mais democrática é aquela na qual há espírito crítico em assuntos públicos[4]. Entretanto, é visível que, durante os atos e manifestações de teor político em território brasileiro, apenas uma parte da população vai às ruas. Por conseguinte[5], há menos pressão por melhorias sociais e menos reivindicação de combate às práticas corruptas. Logo, a adesão de uma maior parte da sociedade em assuntos políticos se mostra necessária.”
    1: eu não sei se esse é um bom conectivo para usar de inicio, talvez até seja e tal mas eu sempre uso “a priori”, se você sentir dúvida nessa questão de conectivos procure na internet pq eu sempre pego la kkkkk
    2: esse é um exemplo de um bom conectivo de prioridade.
    3: mas quem é Durkheim? um filósofo? um sociólogo? um pensador? um matemático? tente deixar isso explícito.
    4: sempre escreva citações em aspas.
    5: troque por “assim”

    “Ademais, o fraco sistema legislativo nacional contra corruptos representa outro agravante, já que, desde a Constituição de 1988, escândalos de caixa 2, desvios de dinheiro, rachadinhas e outros crimes continuam ocorrendo[1]. [2]Isso[3] vai contra o que pensava Aristóteles[4], para quem a política deveria ser utilizada para promover a justiça e o equilíbrio[5]. Consequentemente, há a perpetuação de práticas corruptas no Brasil, as quais geram desequilíbrios sociais, como a pobreza, fome e outras mazelas[6]. Assim, é necessário aperfeiçoar os mecanismos legislativos contra tais práticas.”
    1: período muito longo, tente resumir o tópico frasal até ele ficar com 1/2 linhas, no máximo. Se a sua letra for pequena, tudo bem, mas se esse for o caso o tópico frasal ocupa pelo menos 1/3 +/- do parágrafo, e o espaço que você poderia ter argumentado melhor acabou sendo ocupado.
    2: falta conectivo, a maioria das vezes que você for iniciar uma frase, ela vai precisar de conectivo
    3: isso o quê? se “isso” for a corrupção no sistema legislativo, escreva tipo “tal malefeito”, ou “tal ato”.
    4: quem é Aristóteles? sei que é uma pergunta boba, até porque os corretores sabem quem é Aristóteles, mas é melhor especificar.
    5: reformule a frase, ex: “Evidentemente, tal malefeito vai contra o pensamento do filósofo grego Aristóteles, o qual acreditava que a política deveria ser utilizada para promover a justiça e o equilíbrio.”

    “[1]Portanto, a sociedade, aliada ao Poder Legislativo[2], deve combater as causas da corrupção sistêmica ao, respectivamente, participar em maior número de manifestações políticas e reformar a legislatura[3]. Nesse viés, essas[4] manifestações devem ser, por meio das redes sociais, organizadas previamente com as pautas necessárias e com execuções semestrais em datas pré-estabelecidas, a fim de engajar mais pessoas e gerar mais pressão sociopolítica. Paralelamente, o Poder Legislativo deve reformar as leis que combatem os corruptos a cada 4 anos[5], com base no que foi pedido ao longo desse período pela população. Assim, é[6] possível desfazer a ligação que Maquiavel já observara.”
    1: falta o tópico frasal, ex: “Mediante referido, totaliza-se que o *arg1, somado ao *arg2, impedem a resolução do problema”
    2: seria melhor usar o Poder Legislativo como agente principal e depois associar a sociedade em conjunto pois o PL é um agente de maior autoria que a sociedade.
    3: sinceramente, clichê. O corretor não quer ler uma redação que a proposta de intervenção seja campanha de conscientização, manifestações ou apresentações midiáticas (eles devem até revirar os olhos). Quando você fizer uma PI, ouse, mas não ao ponto da ação ser algo inalcançável. Os corretores querem ver propostas que realmente dariam certo aplicadas na realidade.
    4: troque por “tais”
    5: como assim? devem investigar eles dps de 4 anos ou retira-los do poder em 4 anos?
    6: troque por “será”

    Agentes: sociedade e poder legislativo
    ações: manifestações e reformulação da legislatura
    modos: redes sociais
    finalidade: gerar pressão sociopolítica
    detalhamento: execuções semestrais em datas pré-estabelecidas

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 200
    C4: 160
    C5; 200
    total: 880

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.