Por favor, corrijam de acordo com as competências e níveis do ENEM.
Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, há a retratação de uma sociedade perfeita, onde a mesma padroniza-se pela sua imagem perfeita. Contudo, observando a realidade, é constatado que o exposto de More encontra um equívoco, pois o combate à ansiedade na sociedade brasileira contemporânea é um desafio para a efetivação do plano do autor. Dado o exposto, convém avaliar os frutos e raízes dessa problemática.
Primordialmente, faz-se mister pontuar que os desafios para combater a ansiedade no Brasil derivam da baixa atuação governamental na área da saúde. Segundo a Constituição Federal Brasileira, é dever do Estado proporcionar à população, dentre outros aspectos, bem-estar e saúde, entretanto, infelizmente, esses direitos não são efetivados como propõe a lei. Como consequência disso, a população pobre, por carecer de recursos financeiros para arcar com o tratamento da ansiedade, acaba sendo a mais afetada com a negligência estatal. Dessa maneira, é notório que essa postura é prejudicial.
Além disso, o combate à ansiedade na sociedade brasileira contemporânea encontra como barreira o individualismo. Na obra “modernidade líquida”, Zyngmunt Bauman defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. Em virtude disso, há como consequência a falta de empatia, pois, para se colocar no lugar do outro, é preciso deixar de olhar apenas para si. Essa liquidez que influi sobre a questão do combate à ansiedade no Brasil funciona como forte empecilho para sua resolução.
Portanto, para mitigar os efeitos dessa problemática, faz-se fulcral o desenvolvimento de ações. Para isso, o Tribunal de Contas da União deve liberar capital que, por intermédio do Ministério da Saúde, será convertido na realização de palestras com a presença de psicólogos e psiquiatras. Tal ação deve ser webconferencionada e publicada nas redes sociais do último Ministério supracitado, com o objetivo de alcançar um maior público e trazer mais lucidez acerca da questão da ansiedade no Brasil. Dessa maneira, os desafios para combater essa questão serão amenizados.
blzamanda
Boa tarde,
primeiro, gostei muito da sua redação. Uma coisa que me incomodou na sua redação é a o uso da palavra perfeita duas vezes na mesma frase. Gostei de como você trouxe Bauman para o problema, mas ligar você poderia ter desenvolvido mais em como a empatia é essencial para o tratamento e reconhecimento da ansiedade.
C1: 200
C2: 200
C3: 180
C4: 200
C5: 200
Total: 980
Danibarros
Me sinto muito agradecida por ter corrigido minha redação. Eu tenho um pouco de dificuldade na hora de argumentar e expressar o meu ponto de vista na redação. Também acho que eu poderia ter desenvolvido um pouco mais a minha argumentação no segundo parágrafo de desenvolvimento, vou melhorar nesse aspecto.