TEMA: A democratização do acesso ao cinema no Brasil
Segundo a Constituição de 1988, vigente no Brasil até os dias atuais, todos tem direito à educação, ao lazer e à cultura. Entretanto, seja por questões espaciais, econômicas ou sociais, os meios culturais, como o cinema, estão restritos a uma pequena parcela da população a qual tem o poder aquisitivo para tal. O que demonstra como o sistema é falho e como as classes superiores tem vantagens em todos os aspectos.
Em primeiro lugar, é válido destacar como os cinemas estão distribuídos desigualmente pelo território. No Brasil, desde seu processo de urbanização há uma forte segregação social, onde os grandes centros urbanos são valorizados e as periferias e áreas rurais ficam a mercê. Tal fato é encontrado como empecilho para a democratização do acesso aos cinemas, uma vez que esses ficam concentrados nos centros elitizados, como em shopping centers, e apresentam um alto valor para serem frequentados.
Além disso, por muito tempo da história, a educação e o lazer eram inexistentes às camadas inferiores. Nessa análise, pode-se evidenciar a diferenciação entre as realidades brasileiras e a dificuldade de mudar tal cenário. Segundo o filósofo Immanuel Kant, o homem seria aquilo que a educação faz dele. Porém, com tantas diferenças diferenças na sociedade, as classes superiores sempre saem em vantagem. O cinema, como uma fonte de conhecimento, deveria ser usado para amenizar e moldar a sociedade para transformações necessárias.
Portanto, medidas devem ser tomadas para que o acesso aos cinemas seja democratizado assim como é direito do povo brasileiro. Cabe ao Ministério da Economia garantir verbas para o investimento na cultura popular, seja para a construção de cinemas em gratuitos ou incentivos às classes inferiores. Além disso, o Ministério da Educação poderia garantir o acesso e incentivo às crianças, para que essas, desde pequenas, desenvolvam um olhar crítico sobre o mundo e aprendam como o aprendizado pode vir de todos os lugares. Somente assim, os direitos da Constituição garantirão o que estabelecem.
lks
Boa tarde!!
Vou corrigir por etapas, e tentarei dar uma pontuação final.
*** A nota não é determinante, porque não sou profissional, mas farei o possível!!
INTRODUÇÃO
*Pontos positivos
-Bom uso de repertório;
-Bom uso de vírgulas;
-Tese clara;
*Erros
-Evite começar uma frase com “O que “(como na última linha).Articule melhor essa parte;
D1
*Pontos positivos
-Elaborou uma boa opinião e mostrou que o problema não é apenas atual, já vem de um processo histórico;
-Períodos médios e bem estruturados;
*Erros
-Faltou repertório nessa parte(alusão, dados estatísticos, citações….);
D2
*Pontos positivos
-Ótima citação;
-Boa análise;
*Erros
-Acredito que você deva explicar melhor a frase do Kant, de modo que a relação com sua tese fique clara.Percebi, que você colocou que as classes mais ricas sempre levam vantagem. Segundo o Kant,o homem é aquilo que a educação faz dele. Pelo que eu entendi você concorda com isso, mas acredita que essa educação não são todos que tem acesso, porém não deixou isso explícito,tente melhorar;
CONCLUSÃO
*Pontos positivos
-Sua proposta tem agente, ação, finalidade;
-Boa estruturação;
*Erros
-Faltou o modo e o detalhamento nessa parte;
-Você escreveu “incentivos às classes inferiores”, mas não explicou que tipos de incentivos.Procure rever essa questão;
NOTA
1-200
2-160
3-120
4-200
5-160
TOTAL:840
INTRODUÇÃO
– Contextualização ok
– Problematização ok
– Falta de direcionamento das teses
DESENVOLVIMENTO 1
– Argumentação ok
– Conectivo (tal) repetido, aconselho procurar outros
DESENVOLVIMENTO 2
– A argumentação ficou um pouco solta
CONCLUSÃO
– Faltou o EFEITO + detalhamento pra fechar os 200 na competência 5
– Tem dois agentes ( Ministério da Economia e Educação), duas ações e o meio.
NOTA
C1-160
C2-160
C3-120
C4-160
C5- 120