Cinema para todos já

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Por Maria Eduarda Segges – 15/02/2021

*Por favor corrigir pelos padrões ENEM.

O cinema surgiu em 1895 onde os próprios criadores acharam que seria uma coisa passageira e que não teria sucesso. Após mais de 100 anos desde sua primeira aparição para o mundo, hoje percebe-se que é uma área de grande lucro e que cada vez mais cresce mundialmente. A grande questão que deve ser abordada com maior frequência na sociedade é o livre acesso para todos. De acordo com o artigo 215, O Estado deveria garantir  a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, porém em prática não é bem isso que acontece.

Antes dos cinemas irem para os shoppings, eles ficavam nas ruas. Eram distribuídos de forma em que uma quantidade muito maior de pessoas poderia ter acesso de forma simples. De acordo com dados do G1, em 1976 o país tinha uma quantidade maior de salas de cinema por habitante, os ingressos eram mais baratos e os brasileiros iam em média 2 vezes no ano ao cinema.

Um dos grandes obstáculos para a democratização do cinema no Brasil é a questão financeira. Quando houve a migração dos cinemas de rua para os shopping´s  por exemplo, o público passou a ser mais restrito. Fernando Ramos, historiador da Unicamp retratou bem essa transição com a seguinte fala: Nos anos 1970, as pessoas iam mais ao cinema, era um programa acessível e popular; hoje cinema é programa de classe média para cima.  A partir dessa causa tem-se consequências, tais como perda do potencial econômico dessa atividade, que em solo brasileiro, é o décimo mercado em termos de arrecadação, na qual injeta mais de dezenove bilhões de reais por ano na economia.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. A secretaria de cultura juntamente com uma parceria entre empresas poderia desenvolver eventos em locais  que haja baixo índice de acesso ao  cinema disponibilizando cessões gratuitas para todas as idades. As escolas poderiam mostrar a importância desse bem cultural disponibilizando filmes que agregassem às aulas como um maior incentivo aos estudos, além de ensinar sobre a história cinematográfica e sua relevância e contribuição cultural. Se tais medidas forem tomadas, o assunto já terá tamanha resolução.

 

Desde já agradeço pelo tempo tomado.

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4 Correções

  1. Olá, sua redação está bem concentrada em conhecimento de mundo e tal. No entanto, precisa melhorar na organização e estrutura. É arriscado fazer uma redação modelo Enem com apenas 3 parágrafos, pois não dá para centrar o que se deve ser falado, precisa estudar a gramática e coesão. Mas tirando esses equívocos, está bom para início.
    Parabéns e continue escrevendo.
    Bons estudos.

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  2. C1 (120)- Na introdução há um erro de paralelismo sintático. “…garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e (o) acesso às fontes da cultura nacional…”

    Na conclusão, só nesse período, há cinco erros. “A secretaria de cultura(,) juntamente (a) uma parceria entre empresas(,)poderia* desenvolver eventos em locais que haja baixo índice de acesso ao cinema (,) disponibilizando (sessões) gratuitas para todas as idades.”

    1- (“Juntamente com uma” parceria entre empresas) deveria vir isolado entre vírgulas, pois é aposto.
    2- “Juntamente com” é pleonasmo. Corrigindo: Juntamente a uma parceria entre empresas.
    3- Esse não é um erro gramatical, mas não é bom usar futuro do pretérito na ação da proposta de intervenção (poderia, deveria…), troque por “deve”.
    4- Depois de cinema, há uma vírgula.
    5- “Cessões”, nesse caso está errado. O certo é “sessões”.

    No período seguinte o erro da vírgula se repete em: “…desse bem cultural(,) disponibilizando filmes que agregassem…”.

    Enfim, há outros além desses. Mais de dois desvios (160), como alguns prejudicam a coerência, até mesmo por causa da repetição do mesmo erro (120).

    C2 (120)- Abordagem do tema: Olha, sendo bem sincero, abordou bem mais ou menos, nos três parágrafos você foca no cinema em anos passados e não na atualidade. Por que o cinema não é democrático nos dias de hoje? Senti falta disso. A tese tá ok.

    Obediência à estrutura: Você faz muitaaas alusões, usa muitos dados, usa falas, usa a Constituição. Com isso tudo, acaba perdendo espaço para a argumentação, deixando o texto bem expositivo.

    Repertório Sociocultural: Há vários, mas muitos sem produtividade. Há pelo menos um completo

    C3 (80) – Aqui está o maior problema. Não há um projeto de texto. Marca de autoria é fraca. O D1 é o ápice disso, o parágrafo está bem superficial. As informações não organizadas e não há uma progressão textual. A conclusão está ok.

    C4 (80)- Aqui é bem grave também. Já começa com o uso inadequado do “onde”, “onde” só serve para retomar lugar. Apenas um conectivo interparágrafo (o “portanto” na conclusão) e quase não há conectivos intraparágrafos. Muitas repetições, principalmente da palavra “cinema”.
    Ex:
    “…entre empresas (poderia) desenvolver eventos em locais que haja baixo índice de acesso ao cinema (disponibilizando) cessões gratuitas para todas as idades. As escolas (poderiam) mostrar a importância desse bem cultural (disponibilizando) filmes que agregassem às aulas como um maior incentivo…”

    C5(120)- Há duas propostas, nenhuma completa, peguei a mais completa para analisarmos.

    “As escolas (Agente) poderiam mostrar a importância desse bem cultural (Ação) disponibilizando filmes que agregassem às aulas como um maior incentivo aos estudos (Detalhamento?), além de ensinar sobre a história cinematográfica e sua relevância e contribuição cultural. (Detalhamento) ”

    Esse “poderiam”, como eu já falei, prejudica a ação, mas dá para perceber que é ação, então ok.
    O uso do gerúndio prejudica também “disponibilizando” vai mostrar o meio ou detalhamento? Considerei detalhamento. Para explicitar o meio, use conectivos, ex: por meio de, por intermédio de, através de… (o último não está muito certo, mas o Enem não tira ponto).

    Resumindo: tem agente, tem ação e tem detalhamento. Faltou o meio e a finalidade. Logo 120.

    NOTA: 520.

    Dica: Estude o uso de vírgulas, a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo e as conjunções.

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  3. Senti falta de conectivo, existe várias espaços que poderiam ser colocados, por exemplo:”Antes dos cinemas irem para os shoppings, ficavam nas ruas, DESSE MODDO fez com que o programa ficasse inacessível”
    Eu aconselho estudar os conectivos, quando eu tô escrevendo esqueço deles, principalmente quando deveriam ficar no meio do parágrafo, mas fazendo um modelo de redação encaixando e adaptando com o tema seria uma forma fácil de aprender
    Na sua intervenção tem no caso duas, mas o ideal é colocar uma coisa e trabalhar o resto do parágrafo desenvolvendo a solução

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  4. Boa noite!!! 🌹🌼
    Tudo bem ? Espero que sim
    Ainda sou iniciante, mas vou dar minha opinião
    Você utiliza muitos repertórios socioculturais na sua redação e todos tem relação com o tema, porém, tente não usar mais de um por parágrafo, pois o corretor pode achar que a informação de mais e pode diminuir sua nota.
    Além disso, percebi que seu texto está mau estruturado, na introdução você apresentou o tema por contextualização mas não apresento tese nem projeto de texto o que são essenciais para que o corretor saiba o que será abordado ao longo do texto.
    Além disso, no seu desenvolvimento 1 apenas contextualizou o problema, mas não o explicou nem fez o desfecho do mesmo o seu desenvolvimento 2 está muito bem escrito não sei porque não escreveu o desenvolvimento 1 desse jeito.
    Sua conclusão está ótima e muito bem elaborada.
    OBS finais:
    Tente estudar mais a estrutura de um texto dissertativo argumentativo combrado pelo Enem, tente usar menos repertórios, estude mais ortografia, regência, acentuação, coerência, tente usar mais conectivos ao longo do texto, e além disso, com exceção da introdução sempre comece o parágrafo com conectivos.

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