Heráclito, tido como “pai da dialética”, disse certa vez que ninguém se banha duas vezes no mesmo rio, desta forma, também ninguém assiste o mesmo filme duas vezes. Toda sala de cinema é um espaço de transformação individual e coletiva e pode conter um significado profundo para muitas pessoas, como é o caso da personagem Margarida, do filme Café Com Canela, que passou a perceber o mundo de maneira distinta após assistir a um filme em uma sala de cinema, contudo, diversos obstáculos se colocam ao amplo acesso das pessoas a estes espaços.
O cinema, enquanto instrumento que possibilita narrar experiências concretas e abstratas, tem por objetivo impactar os indivíduos que ali estão presentes. Democratizar o acesso a salas de cinema à população, portanto, é permitir que todos os brasileiros, sem distinção, possam usufruir do direito humano universal de acesso a lazer.
Esta forma de inclusão implica diretamente no grau de acesso que a população brasileira terá a sua própria cultura nacional e às diversas culturas no âmbito internacional. Vivenciar estes momentos de imersão cultural diante das telas dos cinemas faz parte dos processos de formação histórica do país, uma vez que a cultura de um povo se revela a partir de suas manifestações culturais. Negar o acesso amplo e democrático às salas de cinema, significa negar também o direito de participar da história do nosso país a uma parcela significativa da nossa população.
Assim, faz-se essencial a democratização do acesso às salas de cinema em todo o país, cabendo à Secretaria Especial de Cultura, bem como às Secretarias Estaduais e Municipais, responsáveis pelo incentivo à cultura, dispor de um projeto nacional e integrado com o objetivo de ampliar o acesso da população ao cinema. Neste projeto, deverão fomentar a criação de novas salas de cinema por todo o país, dando prioridade às regiões que ainda não possuem este acesso, e incentivar a participação da população que participa de programas de assistência financeira a estes espaços por meio de uma política complementar de incentivo ao lazer e a cultura.
LarissaEnem
Oi Vinimlo, a sua redação ficou ótima, pego ela como exemplo de textos que devo seguir. Porém eu senti falta de uma só coisa, o repertória. Seria legal vc colocar algum dado concreto juntamente com a fonte para dar credibilidade ao texto ,pois eu senti falta de informações .Continue escrevendo e corrigindo as redações , vc já me ajudou bastante com isso .bjs