A vigente Constituição prega o direito a cultura, entretanto, está foi tão violada quanto o sentimento de abrangência cultural que pulsa no cidadão brasileiro. Nesse ano foi perdido o Ministério da Cultura, há uma possível censura que se aproxima dos cenários e, a falta de respeito com liberdade de expressão chegou ao Planalto. O cinema nunca foi algo realmente democrático, mas, em pleno século XXI não se esperava que chegasse a esse ponto.
Grande parte da população não possui acesso físico ao cinema, devido a pouca condição financeira, logística e, falta de incentivo proveniente do governo. Se é direito registrado em lei, por que o descaso? A resposta é simples, não é necessário no momento trazer aquela ideia de prosperidade, como foi durante a copa de 1970. Quando for conveniente aos líderes da nação e, eles estiverem dispostos a gastar o dinheiro do povo com o povo, haverá em uma quantidade aceitável cinemas acessíveis em todos os sentidos para a população.
As “telonas” são sim necessárias! Trazem informações, contam histórias e estórias, mostram outras realidades que podem ser conquistadas. Lumière um dos inventores do cinema dizia que “era um instrumento científico para reproduzir o movimento e só poderia servir para pesquisas”, hoje cada filme capitado por olhos curiosos se torna sonho e esperança.
Para uma real democratização do acesso ao cinema no Brasil, o Governo Federal em sintonia com os Estados e Municípios deve, proporcionar espaços e verbas para aumentar o ambiente cultural, prezar pela comunidade cinematográfica e cênica. Visando um maior acesso e expansão há uma das maiores manifestações artísticas e culturais.
Nicoli
Você escreveu muito bem, foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, tem bagagem sociocultural, só faço uma observação pra evitar de não de treinar em uma folha por ser um texto de 30 linhas. Você seguiu os critérios exigidos para a redação do enem:
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim ! Avalie meu comentário!
veramacedox
Olá tudo bem? De antemão, parabéns pela redação foi muito boa mesmo. Logo na introdução, eu senti falta de você explicitar a tese é dizer o que iria falar nos parágrafos seguintes. Senti falta também de mais conectivos e de marca de autoria no texto. Gostei da sua argumentação, mas busque sempre fortalecer sua argumentação, as críticas são um bom artifício para isso. Na conclusão senti falta de você descrever mais um pouco como de fato será solucionado o problema do cinema. Se eu fosse te dar uma nota seria 720 pontos. Espero ter te ajudado, bons estudos e sucesso.