Na Grécia antiga, Sócrates se questionava sobre a origem da vida, ele negava que tudo foi criado por um ser divino, no caso Zeus, o deus dos deus e criador do Universo. Existem diferentes crenças no mundo e múltiplas religiões derivadas uma das outras nesses milhares de anos, com o passar do tempo inúmeros filósofos e cientistas que passaram na Terra se perguntavam uma coisa: De onde viemos? Com isso, foram criadas diversas teorias para a compreensão do nosso planeta, respostas na ciência e religião.
Nossa sociedade é composta por diferentes pensamentos sobre a origem da vida e os seres que a compõe, temos respostas em duas grandes áreas de conhecimento, primeiro na ciência, que não acredita em um ser divino que nos criou, mas sim fomos gerados por reações químicas originadas da Terra depois do Big Bang, já nas religiões acredita-se em uma divindade maior que os seres humanos, um ser imortal e muito poderoso que trará a salvação para nós mortais.
Entretanto, cientistas não são de maioria ateus como todos pensam, devemos sair desse senso comum que eles apresentam personalidade maluca e ideias absurdas, esquecer dessa imagem propagada por filmes americanos, como aquele estereótipo visto no filme *De volta para o futuro* (1985), que mostra o Dr. Brown inventando e falando coisas nada convencionais para a época. Cientistas podem ser religiosos sim e apresentar hipóteses que interligam Deus e ciência, como diversas teorias espalhadas em livros.
Aristóteles, Discípulo de Sócrates, afirmava que a origem da vida vinha de uma força vital ou princípio ativo, e apresentou a teoria da Abiogênese que dizia que formas de vida vinham de seres inanimados. Séculos depois, essa teoria foi refutada por outra, a Biogênese, confirmada por Louis Pasteur, agora afirmando com toda a certeza através de experimentos científicos, que vida apenas era gerada de outra vida preexistente. Atualmente, existem cristãos que acreditam que tenhamos evoluídos de primatas, porém tudo criado por Deus e sua magnitude.
Portanto, Teoria do Big Bang, dos Coacervados, da Biogênese, Evolucionismo, Criacionismo ou a teoria que o planeta Terra seja uma tartaruga cósmica que está nos levando para a destruição. Qual destas é a mais certa e que possui menos furos explicativos? Isso vai de cada um, todos devem ser respeitados, mesmo uns acreditando que a Terra é plana. Nós devemos ser mais tolerantes com a ciência, porque é ela que está salvando a humanidade nesse momento atual, seja por interferência divina ou por acaso do destino.
Stéfany_Al
A sua redação faz sentido e você falou bem, porém, não está tanto no padrão do enem, pois, na conclusão deve-se propor propostas de intervenção mais detalhadas, que respondam essas perguntas:
– O que deve ser feito?
– Quem deve fazer?
– Como será feito?
– Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações?
Lembre-se também que no enem o limite são 30 linhas
VictorVieira_
Gostaria antes de dizer que a minha correção dirá respeito ao tema escolhido, pois achei um tanto desviado dos temas mais corriqueiros dos vestibulares e do ENEM.
É quase certo que no ENEM um tema como esse nunca irá aparecer, pois eles se utilizam de problema sociais, políticos e econômicos que afligem a sociedade brasileira. Apesar de eu particularmente ter gostado do tema é fato que tempo do estudante é bastante corrido para desperdiçar com ilações fantasiosas.
Tome como conselho o que eu vou lhe dizer:
Nada que demande um conhecimento muito aprofundado irá cair nos vestibulares pois eles estão lidando com alunos de E.M em sua maioria.
Entretanto, se estiver escrevendo para algum concurso público que abarque essas questões, ou então se você estiver fazendo por prazer próprio enquanto alguém que não tem preocupação em relação ao tempo, digo que a redação está boa embora não tenha uma P.I (até porque é problema bastante irresoluto)
Bons estudos
MaryhSiano
Então, vamos lá
Todos os parágrafos estão conversando entre si, mas, no segundo parágrafo, ao invés de você colocar “meros mortais” colocar “seres humanos”.
Na sua conclusão, não vi uma proposta para resolver acerca do assunto, como poder ser melhorado, o que poderia fazer, dentre outras coisas.
A redação ficou pouco grande, provavelmente não iria se encaixar completamente nas 30 linhas da prova do Enem.