Desde as entranhas da colonização brasileira temos uma sociedade patriarcal. Nesse sentido até a atualidade contemporânea, a sociedade brasileira carrega em si traços desse passado o que tem se tornado uma problemática no que se diz respeito a maternidade e mercado de trabalho em questão no Brasil.
Antes de tudo temos que analisar a seguinte situação, uma mãe teria as mesmas oportunidades de um homem, em uma entrevista de emprego? Com certeza à vantagem penderia para o homem, desse modo a democracia estaria sendo ferida, de acordo com Milton Santos no texto “As cidadanias mutiladas” a democracia só é efetiva quando atinge todo o corpo social.
Não só prejudicadas ao entrar no mercado de trabalho mas também, em casos de promoções, as mães são discriminadas e possuem seu direito de igualdade previsto pela constituição quebrado e tendo sua cidadania tomada pela sua condição de conceder a vida.
Diante do exposto, mostra-se extremamente necessário uma intervenção por parte do poder Legislativo, com a criação de leis que garantam que uma parcela das vagas em processos seletivos de emprego sejam completadas com mulheres que sejam mães, desse modo seria assegurado a cidadania a todo o corpo social.
Daniel Barbosa
Boa tarde, tudo bem?
Introdução boa, porém você evite escrever verbos gerúndios em suas redações do Enem, e tente fazer a introdução com 3 ou 4 períodos e que eles estejam todos interligados por conectivos;
D1: Novamente nesse parágrafo tem verbo gerúndio tente não colocar em seu texto. Olhe um desenvolvimento tem que ter 3 ou 4 períodos, todos interligado por conectivos e com um desfecho final bem crítico. Está muito resumido seu texto aqui, tente fazer mais detalhado e um pouco mais extenso;
D2: Novamente nesse parágrafo tem verbo gerúndio tente não colocar em seu texto. Olhe um desenvolvimento tem que ter 3 ou 4 períodos, todos interligado por conectivos e com um desfecho final bem crítico. Está muito resumido seu texto aqui, tente fazer mais detalhado e um pouco mais extenso;
INTERVENÇÃO: Aqui teria que ter: AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO.
Dica: Tente refazer com maior explicação do assuntos sociocultural, e use os conectivos, e leia muitas redações notas mil….
Parabéns, excelente começo…
===================
C1 = 180
C2 = 140
C3 = 120
C4 = 100
C5 = 160 ==== 700 pontos!
giulia29
Olá, tudo bem. Vou separar por parágrafos, ok?
1) vírgula antes de “temos uma sociedade” e antes de “até a atualidade”. Inclusive, atualidade contemporânea é redundante, pois contemporaneo já é atual. Vírgula antes de ‘o que tem se tornado’. Além disso, aprofunde sua introdução. Por que a colonização trouxe essa consequência? Como? Qual a relação da maternidade e mercado de trabalho com a colonização?
2) NÃO USE PRIMEIRA PESSOA, nem em singular (eu) nem em plural (nós), como você usou em “temos”. É um texto formal em terceira pessoa. Use conectivos melhores, ‘antes de tudo’, é coloquial. Não coloque perguntas no seu texto, coloque fatos e dados históricos. Não adianta citar pessoas e obras aleatórias sem aprofundamento e ligação com o tema.
3) desenvolva melhor a consequência.
4) desenvolva melhor a conclusão. Você deve responder ( no ENEM ), QUEM, deve fazer O QUÊ, COMO, POR QUÊ.
Leia redações nota mil, leia muitos livros e veja séries, para usar de referência. Qualquer dúvida pode me chamar. NOTA 500
FlippyBird
C1: 140
Recomendaria dar uma aprofundada no uso da vírgula, pois em muitos trechos ela acabou faltando e alguns poucos em que ela foi excessiva.
C2: 170
Acredito que faltou um tanto da parte argumentativa. Na dissertação-argumentativa você não deve somente abordar o problema, mas também comentá-lo quanto às suas consequências.
C3: 130.
Aqui é onde eu diria que mais faltou, pois acho que você expôs pouco o PORQUÊ das mulheres estarem sendo injustiçadas. Somente falar que algo ocorre, mas não como ou por qual razão, empobrece a argumentação.
C4: 170.
Diria que está ok em geral quanto a coesão e coerência, exceto pela confusão que pode ser gerada pelo mau uso da vírgula.
C5: 160.
Acredito que você poderia ter citado outras maneiras de chamar atenção ao tópico, pois, ainda que você tenha justificado, colocar a encargo das leis de resolverem acaba sendo um pouco genérico (busque sempre soluções originais, específicas e não vagas).
770. Continue treinando rumo ao 1000, espero ter te ajudado.
Vininasamar
Olá, segue a minha correção
(a primeira dica que eu tenho é ler um pouco sobre pontuação, sobretudo vírgulas, elas podem mudar totalmente o sentido de sua frase)
Introdução
A sua primeira frase traz uma boa contextualização, porém ficou mal formulada, como modelos seria “Desde as entranhas da colonização brasileira, a sociedade vigente é majoritariamente patriarcal” A vírgula deveria ser posta depois de “Nesse sentido” e “desse passado”. Em “se diz respeito a maternidade” o ‘a’ deve ser craseado (dica troque a palavra seguinte por uma masculina e veja se o ‘a’ torna-se ‘ao’, se sim, o ‘a’ deve ter crase)
Desenvolvimento 1
Em “homem, em uma entrevista” a vírgula quebra a sequência, ela deve ser retirada. Em “Com certeza à vantagem” não deve ser craseado já que a palavra ‘vantagem’ não está pedindo preposição, apenas artigo. Um adendo que eu dou é em “a democracia só é efetiva quando atinge todo o corpo social.” se essa frase for a citaçãoem si como elafoi escrita/dita você deve escrevê-la entre aspas, se você a reformulou assim desconsidere as aspas.
Desenvolvimento 2
No começo percebe-se que você esqueceu do sujeito da frase (provavelmente ‘Mulheres’) O problema aqui é: esse parágrafo em si não possui um argumento, o que você escreveu pode ser considerado apenas uma contextualização que deveria ser argumentada.
Proposta de Interveção
A sua proposta de intervenção está coesa já que você deu uma solução para o problema exposto no seu Desenvolvimento 1. Lembre-se, ao elaborar sua Intervenção, tente responder as perguntas Quem? Como? e Para que finalidade?