Iniciante

Cidadania e Participação social

  • 1

Com a constituição de 1988, mas conhecida como “constituição cidadã”, os direitos foram ampliandos e recriados como foi o caso da participação civil na vida política, no entanto não ouve êxito previsto como estava no plano inicialmente. Ainda continuava com baixa participação social em suas estruturas mais internas.

Em toda história fica evidente a luta da grande parte da população para a melhoria e ampliação da cidadania e participação social, uma grande evidência foi a revolução francesa, onde a classe média (burguesia) e a enorme massa da população (plebe) foram as ruas com manifestações e revoltas ao sistema absolutista francês.

É inadmissível a grande parcela da população ficar desassistida, principalmente no Brasil onde pagam altos impostos, com a evolução da tecnologia da informação a participação social teve aumento e com ela veio uma cidadania mais transparente e com mais força, portanto camadas mais reprimidas como: periféricos, pobre e negros estão com coisa mais ativa na cidadania e vida social.

Com projetos por parte do poder publico para incentivar a população a ter uma vida mais participativa dos assuntos da sociedade contemporânea podemos conquista avanços muito mais rápido e igualitário para todos, por meio de projetos sociais, feiras e palestra são as formas mais eficaz para agregar grande parte da população nos assuntos da cidadania.

Obs: Gostaria que vocês me dessem nota de 0 até 1000, obrigado !

Compartilhar

3 Correções

  1. Oieeeeeee
    Primeiramente eu quero te dizer que sua redação tá linda, parabéns!
    Bom, vamos ao que importa:
    achei erros de escrita, como por ex: Com há constituição de 1988. Acho que você quis dizer com a constituição… além desse tem vários outros tente escrever com mais calma tá?
    Muito difícil indentificar sua tese, seja mais objetivo!
    essa é a base da introdução: alusão ou definição temática,tese e argumentos
    gostei do 1 paragrafo mas vc poderia problematiza-lo mais, certo? impondo mais info e argumento.
    gostei do 2, caprichou.
    olha, como vc pediu a nota.. olhando assim pelos seus erros e acertos..
    eu te daria: 400 pontos
    tente sempre melhorar e lembre que as críticas são amigas da perfeição!
    espero ter te ajudado viu?
    beijoos

    • 2
  2. Olá, eae tudo bem?
    bom, falo de aluno para aluno pq ainda estou aprendendo assim como você ;)
    A primeira coisa que notei foi a falta de conectivos no início de cada paragrafo, por exemplo, a conclusão você inicia com um “Portanto” ou qualquer outro conectivo que seja adequado.
    as vezes eu costumo filar por esse site que eu vou deixa aqui mais embaixo, toda vez que faço uma redação começo com um diferente para ajudar a decorar. Só copiar e colar no google que você encontra ;)
    https://www.todamateria.com.br/conectivos/?fbclid=IwAR0pAwj-ALtYu7aUuTwSeh4U5OweXMukMgTcRAKLFHMShxIuF3OnTkx1Phg
    começar a introdução com uma alusão é muito bom se você souber de alguma, então ponto para você, porém a introdução ficou um pouco vaga, já que a tese não ficou muito clara. Tem vídeos no Youtube que ensinam, mas nada é melhor do que a pratica.
    Os desenvolvimentos estão um pouco curtos. Você precisa se aprofundar mais no assunto. Porém, citar a revolução francesa foi bem inteligente!
    No segundo parágrafo você também começar com um argumento forte e mostra sua opinião, mas precisa se aprofundar mais, poderia ter desenvolvido melhor.
    A conclusão tem regras bem especificas que até hoje me dão certa dor de cabeça, eu ficaria horas escrevendo para explicar. Vou deixar um vídeo ensinando a fazer um conclusão muito boa aqui, só copiar e colar também igual com o site para ver os conectivos:


    Você pode procurar modelos de redações ja prontas, mas o legal mesmo é aprender, vai que na hora a redação que você decorou não se encaixa com o tema, né
    acho que vc ficaria com uns 500 pontos.
    bom, é isso! boa sorte no Enem!

    • 1
  3. gostei bastante da sua redação, só acho que você tem que ter um mais de atenção com as palavras e pontuações, e também poderia falar um pouco mais sobre a história da cidadania no Brasil, ao invés de pular de revolução francesa para o contexto atual. Não sou nem um pouco profissional nisso, mas ao ler, tive essa sensação de que faltou um pouco do contexto histórico nacional. Enfim, com essas observações não tenho a intenção de desmerecer o seu texto, ok? se corrigir esses detalhes com certeza vai se sair melhor ainda!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.