Na obra “Utopia”, do célebre escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade ideal, na qual o corpo social se padroniza pela ausência de conflitos. No entanto, observa-se na realidade contemporânea o oposto da coletividade sublime defendida pelo autor, uma vez que a cibercondria apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse contexto, verifica-se a configuração de um delicado problema, que tem como causas a ineficiência das instituições socioeducacionais e a busca por prazeres imediatos.
Nesse sentido, em primeiro plano, é válido pontuar que a ineficiência das instituições socioeducacionais-como a escola- acerca do combate à cibercondria, precisa ser superada. Diante disso, o filósofo prussiano Immanuel Kant afirma que o indivíduo é produto da educação que teve. Sob esse viés, nota-se uma forte influência dessa causa, haja vista que muitas escolas não promovem debates e/ou palestras entre educadores e alunos sobre os perigos da cibercondria – como o autodiagnóstico através de sites duvidosos na internet, o qual pode prejudicar física e mentalmente a saúde dos estudantes, os quais, muitas vezes, acabam acreditando nesses diagnósticos formulados por “pseudo-médicos”, por não terem adquirido um discernimento correto no meio escolar. Dessa forma, torna-se urgente a mudança desse postura omissa.
Ademais, outro fator é responsável pela manutenção dos desafios relacionados à cibercondria: a procura pela satisfação imediata. Nessa lógica, o Hedonismo, filosofia grega, defende que o prazer é o bem supremo da vida humana. Essa perspectiva está presente na cultura digital, especialmente entre os jovens, os quais, por vezes, fazem uso de remédios sem prescrição médica para tratarem de dores musculares em um curto período de tempo, sem pensarem nas consequências que podem ter no futuro, como o surgimento de doenças crônicas – de acordo com pesquisas do Instituto de pós-graduação para profissionais do mercado farmacêutico. Assim, a falta de um planejamento racional e menos imediatista impede que o problema seja resolvido.
Portanto, é urgente a adoção de medidas estratégicas para barrar a intensificação desse cenário infeliz. Para isso, o Ministério da Educação – órgão responsável pela educação pública do país – deve criar uma campanha com o tema: “Debate sobre os perigos e consequências da Cibercondria – a doença da era digital”, por meio de palestras, em escolas e praças públicas, com professores de informática e profissionais da saúde especializados no assunto, a fim de gerar o senso crítico na população e promover a harmonia do povo tupiniquim. Tal ação pode, também, ser divulgada periodicamente nas emissoras de televisão e rádio.
ATRIBUAM NOTA, SE POSSÍVEL. POR FAVOR.
30 linhas na folha de redação oficial.
Projeto Redação
Oie, espero que a minha correção te ajude.
Introdução:
▪︎Na obra “Utopia”, do célebre escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade ideal, na qual o corpo social se padroniza pela ausência de conflitos. No entanto, observa-se [1] na realidade contemporânea [2] o oposto da coletividade sublime defendida pelo autor, uma vez que a cibercondria apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse contexto, verifica-se a configuração de um delicado problema, que tem como causas a ineficiência das instituições socioeducacionais e a busca por prazeres imediatos.
Obs :
▪︎1 e 2- Ausência de vírgula.
Desenvolvimento 01:
▪︎Nesse sentido, em primeiro plano, é válido pontuar que a ineficiência das instituições socioeducacionais [1]- como a escola- acerca do combate à cibercondria, precisa ser superada. Diante disso, o filósofo prussiano Immanuel Kant afirma que o indivíduo é produto da educação que teve. Sob esse viés, nota-se uma forte influência dessa causa, haja vista que muitas escolas não promovem debates e/ou [2] palestras entre educadores e alunos sobre os perigos da cibercondria – como o autodiagnóstico através [3] de sites duvidosos na internet, o qual pode prejudicar física e mentalmente a saúde dos estudantes, os quais, muitas vezes, acabam acreditando nesses diagnósticos formulados por “pseudo-médicos”, por não terem adquirido um discernimento correto no meio escolar. [4] Dessa forma, torna-se urgente a mudança desse postura omissa.
Obs.:
▪︎1- Não pode repetir a mesma coisa da tese no tópico frasal.
▪︎2- Não use “e/ou” escolha um dos dois e use. Afirme.
▪︎3- Uso inadequado da palavra “através”, pois significa algo que atravessa. Substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
▪︎Teu período ficou ENORME, não pode! O máximo é até 4 linhas, passou disso já perde pontos na C3. Divida em dois esse período.
▪︎Não use o repertório no segundo período, pois, no segundo período, você deve explicar o tópico frasal, para isso, use: isso porque, isso ocorre porque, isso acontece porque, isso se deve ao fato de, isso se deve à/ao. Escolha um desses e use em cada segundo parágrafo de desenvolvimento.
Desenvolvimento 02:
▪︎Ademais, outro fator é responsável pela manutenção dos desafios relacionados à cibercondria: a procura pela satisfação imediata. Nessa lógica, o Hedonismo, filosofia grega, defende que o prazer é o bem supremo da vida humana. Essa perspectiva está presente na cultura digital, especialmente entre os jovens, os quais, por vezes, fazem uso de remédios sem prescrição médica para tratarem de dores musculares em um curto período de tempo, sem pensarem nas consequências que podem ter no futuro, como o surgimento de doenças crônicas – de acordo com pesquisas do Instituto de pós-graduação para profissionais do mercado farmacêutico. [1] Assim, a falta de um planejamento racional e menos imediatista impede que o problema seja resolvido.
Obs.:
▪︎1- Período grande de novo.
▪︎Não use o repertório no segundo período.
Conclusão:
▪︎Portanto, é urgente a adoção de medidas estratégicas para barrar a intensificação desse cenário infeliz. Para isso, o Ministério da Educação – órgão responsável pela educação pública do país [1] – deve criar uma campanha com o tema: “Debate sobre os perigos e consequências da Cibercondria – a doença da era digital”, por meio de palestras, em escolas e praças públicas, com professores de informática e profissionais da saúde especializados no assunto, a fim de gerar o senso crítico na população e promover a harmonia do povo tupiniquim. Tal ação pode, também, ser divulgada periodicamente nas emissoras de televisão e rádio.
Obs.:
▪︎1- Não perca tempo detalhando o agente, já que o corretor sabe a função desse ministério. Detalhe o seu meio porque ele é o mais importante.
Nota:
C1: 160
C2: 160
C3: 160
C4: 200
C5: 200
Total: 880
Qualquer coisa estou à disposição.