Cibercondria – a doença da era digital

  • 2

 

A terceira revolução industrial que ocorreu em meados do século xx, foi caracterizada momento em que a eletrônica aparece como verdadeira modernização, a qual possui a internet como uma das suas principais conquistas. Entretanto, é perceptível as transformações na sociedade advindas desta tecnologia. Dessa maneira, a cibercondria afeta pessoas de forma compulsiva, prejudicando a saúde mental das pessoas e por vez fazer um tratamento alternativo.

Em primeiro plano, vale ressaltar que as pessoas afetadas por essa doença, geralmente costumam a se autodiagnosticar-se devido à confiança na web e também se automedicam com base no que leem na tela, podendo ter consequências graves e efeitos adversos. De acordo com dados do r7, cerca de 26% dos brasileiros consultam primeiro a internet ao ter problemas de saúde. Nesse sentido, cita- se o Sistema Único de Saúde (SUS), criado para atender pessoas com poucas condições de vida, porém este sistema vem se tornando cada vez mais precário, deixando de contribuir para o bem-estar da população.

Outrossim, é notório o imediatalismo, isto é, a necessidade de ter informações rapidamente. Desse modo, o sujeito faz buscas sobre seus sintomas, o que pode ocorrer o uso incorreto de medicamentos e crer no que o mundo tecnológico expõe. Sob esse aspecto, Zygmunt Bauman diz: “A administração da vida afasta o homem da reflexão sobre o que é moral e saudável”. Assim sendo, em termos de qualidade de vida e autocuidado, a experiência contemporânea necessita de aprimoramento.

Assim, cabe ao Estado por meio do Ministério da saúde, escolas e organizações conscientizar o público sobre os riscos da automedicação, por meio de anúncios, outdoors, palestras e eventos a fim de valorizar a saúde da sociedade e ressaltar os perigos da ciberncondria.

Compartilhar

4 Correções

  1. Eu analisei seu texto e dividi minhas observações em duas partes: análise gramática e coesiva, espero que consiga desfrutar do meu comentário para melhorar suas redações ^.^
    (Se quiser mais correções minhas pode mandar mensagem)

    Análise Gramática:

    Introdução:

    — Quando você for escrever de séculos, escreva o algarismo romano em maiúsculo. Está escrito “século xx” mas deveria está escrito “século XX”

    — ” […] foi caracterizada momento em que a eletrônica aparece como verdadeira modernização […]” Aqui possui dois erros: primeiramente, deveria haver ‘como o’ antes da palavra ‘momento’ e segundamente eletrônica não tem sentido sozinha, deveria ser acompanhada de uma palavra tipo ‘tecnologia’. Ou seja, o trecho deveria está escrito da seguinte maneira: “foi caracterizada como o momento em que a tecnologia eletrônica aparece como verdadeira modernização”

    Desenvolvimento 1:

    — Tenha cuidado com o uso do ‘se’. Percebo que isso já foi comentado em outros comentários de correções aqui, mas vale ressaltar que houve o uso incorreto deste pronome quatro vezes em seu texto (uma das vezes é apenas pelo fato de você ter dado espaço entre o hífen e o ‘se’, deixando a palavra assim: “cita- se”. Deveria ser “cita-se”) Mas em geral, aconselho-lhe procurar o uso correto deste pronome, seria longo demais para eu explicar aqui.

    Desenvolvimento 2:

    — Há uma construção de frase sem sentido em “O que pode ocorrer o uso incorreto de […]”. Notou o erro? se não notou, vou apresentar-lhe: “pode ocorrer o uso incorreto” estaria completamente certo se não fosse pelo “o que pode”, mas para reestruturar a frase de forma correta vamos ter que mudar o ‘ocorrer’ por qualquer outra palavra que se encaixe, por exemplo: “O que pode acarretar no uso incorreto de […]”. Outros sinônimos: gerar, causar, provocar, etc.

    — Quando você fazer citações, procure sempre especificar qual é a “categoria” desta pessoa, filósofo? arquiteto? advogado? historiador? Então na citação de Zygmunt, seria interessante ressaltar que ele é um filósofo (se quiser poderia até colocar como filósofo polonês, mas filósofo basta, você quem sabe!)

    Conclusão:

    -sem erros gramáticos- Parabéns

    Análise Coesiva:

    Introdução: Foi muito boa a estratégia de começar com uma alusão histórica! Eu pessoalmente amo quando mencionam a Revolução Industrial, é algo bem conhecido e marcou uma grande influência na sociedade! E logo após você conseguiu guiar a contextualização até o recorte temático, muito bom. Mas sua introdução tem um grande defeito: você não apresentou suas teses. Na verdade você “meio” que apresentou, pois você mencionou que a cibercondria prejudica a saúde mental, isso poderia ter sido uma tese, mas não foi. Outra possível tese: transformações na sociedade geradas dessa tecnologia (mas acabou também não sendo uma tese por não ter sido desenvolvida no texto).

    Desenvolvimento 1: A estrutura desse parágrafo foi realmente boa, apesar dos erros citados na análise gramática, mas o grande problema é que você desenvolveu algo que nem foi apresentado na introdução.

    Desenvolvimento 2: Os erros aqui são os mesmos que os de desenvolvimento 1, mostrou uma tese totalmente nova, que não foi mencionada na introdução :(

    Conclusão: Foi bastante completa, mas há a falta de linhas, poderia ter aproveitado mais esse espaçamento, mas você realmente preencheu com tudo que a proposta de intervenção precisa ter, então parabéns! Só uma observação: “anúncios, outdoors, palestras e eventos”, você poderia ter colocado apenas 2 ao invés de 4, pois colocar muito detalhamento em um único tópico da proposta (no caso o tópico foi sobre o modo) faz parecer exagerado.

    Bom, espero ter ajudado. Realmente amei corrigir sua redação. Use todos os comentários de forma construtiva e você consegue melhorar! (não sei dá nota ainda)

    • 2
  2. Oie, tenho algumas observações:
    -Na parte “Dessa maneira, a cibercondria afeta pessoas de forma compulsiva, prejudicando a saúde mental das pessoas e por vez fazer um tratamento alternativo” poderia substituir o termo “pessoas”,usado pela segunda vez, por outro. Exemplo: ” prejudicando a saúde mental dos indivíduos…”.

    -No trecho “Em primeiro plano, vale ressaltar que as pessoas afetadas por essa doença…” ficaria “Em primeiro plano, vale ressaltar que, as pessoas afetadas por essa doença…” a vígula vem após o “que”.

    -No trecho: “…geralmente costumam a se autodiagnosticar-se devido à confiança na web” acho que não precisaria desse ” a se” pois o autodiagnosticar já está conjugado então ficaria “geralmente costumam autodiagnosticar-se devido à confiança na web”.

    – Gosto das suas argumentações, acho que fez muito bem relacionando o famigerado Bauman

    – Na parte: “por meio de anúncios…” acho que também substituir esse segundo “por meio” é uma boa, evitar repetição sempre! Sinônimos ajudam pra caramba

    – Gosto da sua conclusão, acho que atendeu os 5 pilares da proposta de intervenção (agente, meio, modo,detalhamento e finalidade) talvez só melhorar o detalhamento. Exemplo: Como os anúncios, outdoors, palestras e eventos levam ao indivíduo a valorizar a saúde entende?

    – Bom, é isso. Você escreve super bem cara! Fique atenta as repetições. Abraço, me siga e corrija as minhas tbm vamos nos ajudar.

    • 2
  3. Achei sua redação muito boa.

    Na introdução achei o final dela meio confuso: por vez fazer um tratamento alternativo. Tratamento alternativo do que? da doença ou pelo fato de procurar tratamento por conta própria.

    No segundo paragrafo poderia colocar assim: Nesse sentido, cita- se o Sistema Único de Saúde (SUS) … Nesse sentido a causa desse problema pode ser o SUS ….

    Você colou o problema que enfrenta o SUS mas não intercalou com o problema da cebercondria.

    Espero ter ajudado, mas estou aqui para apreender.

    • 1
  4. C1- Apresenta um bom domínio da língua portuguesa. Nota: 140
    C2- A introdução não exemplifica muito bem a temática da redação( não há a exemplificação de Cibercondria na introdução), não apresentando as teses concretas da proposta do título. Nota: 140
    c3- Não há linearidade no número de linhas e períodos dos parágrafos, prejudicando a forma da redação. Entretanto, é visível o uso de outras áreas do conhecimento para embasar suas discussões. Nota: 80

    C4- Não há um uso efetivo do elementos coesivos, devido à falta e má colocação dos conectivos. Nota: 100

    C5- Há os 4 modos necessários na proposta de intervenção, porém o detalhamento não é efetivo. Nota:120

    Nota:580

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.