Iniciante

Cibercondria: a doença da era digital

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No século XIX, os filósofos chamados de “socialistas utópicos” idealizavam uma sociedade harmônica, onde as classes sociais buscavam interesses comuns entre si, sendo isenta de conflitos. No entanto, observa-se na realidade contemporânea o oposto da coletividade sublime defendida por eles, uma vez que a cibercondria apresenta barreiras, dificultando a concretização dos planos dos pensadores. Esse cenário é fruto não só da má administração governamental, mas também da ineficiência escolar.

Em primeiro plano, percebe-se como causa evidente da problemática a má administração do Governo. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o Estado deve garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de políticas públicas eficientes de saúde direcionadas à população, muitas pessoas acabam recorrendo a sites de origens questionáveis na internet-sem acompanhamento profissional-, por serem mais rápidos e não terem muitas burocracias. Porém, tal conduta, muitas vezes, pode ser prejudicial a quem pratica, pois, muitas doenças têm os mesmos sintomas de outras mais graves, o que pode afetar a situação emocional e psicológica de quem busca um diagnóstico na internet. Dessa forma, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Ademais, vale ressaltar a ineficiência das escolas como promotora do problema. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele, sendo assim, nota-se que a ausência de debates, aulas e palestras sobre os perigos dos diagnósticos precoces na web-como ansiedade, depressão e automedicação-, influencia de maneira negativa na formação do aluno como cidadão. Em consequência de tais ausências, muitos alunos crescem sem saber os malefícios dessa prática, tornando-se mais um refém da doença da era digital.

Destarte, medidas exequíveis são necessárias para combater os impasses. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação juntamente ao Ministério da Saúde, devem promover palestras em escolas de Ensino Fundamental e Médio, por meio de Médicos e professores especializados no assunto. Tais palestras devem ser filmadas e postadas nas redes sociais dos ministérios, com o objetivo de informar a população os perigos da cibercondria e mitigar os impactos nocivos dela à sociedade. Assim, a coletividade alcançará a sociedade harmônica dos utópicos.

 

 

Se possível, atribuam notas nas competências no estilo ENEM.

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2 Correções

  1. Evite usar ”onde” na redação, pois remete a lugar físico. Melhor seria na qual/em que/no qual (dependendo do gênero).
    Uma dica é evitar usar o pronome ”eles” e ”elas” (não que seja errado),seria para uma melhor harmonia no texto. Então, troque pelos ”os mesmos” ou ” as mesmas”.
    Teve um erro no uso do conectivo ”mas”, pois as orações não quebram a expectativa, pois são duas orações negativas, ou seja, seria melhor uma conjunção aditiva, e não adversativa.
    Devido à falta… (com crase)
    Devido a falta de políticas públicas eficientes de saúde direcionadas à população, (algo faltou aqui, isto é, sem coesão.) muitas pessoas acabam recorrendo…
    *coloque uma conjunção explicativa, olhe:
    Devido à falta de políticas públicas eficientes de saúde direcionadas à população, POIS muitas pessoas acabam recorrendo a sites de origens questionáveis na internet -sem acompanhamento profissional-, (não entendi os sentidos dos travessões misturados com as vírgulas).
    Destarte, medidas exequíveis são necessárias para combater os impasses. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação, (vírgula aqui para não separar o sujeito do verbo) juntamente ao Ministério da Saúde, DEVE promover palestras em escolas de Ensino Fundamental e Médio, por meio de Médicos e professores especializados no assunto.
    * impactos nocivos dela à sociedade (não há essa crase).
    Cuidado com essa última frase do texto, uma vez que utopia é inalcançável.

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  2. está muito boa, parabéns, continue assim praticando que so vó vai ter sucesso no futuro……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

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