Doutor

Ciberativismo; eficaz ou supérfluo?

  • 2

O filme ”Rede do ódio”, original da Netflix, conta a história de um estudante que, por meio da internet, cria uma onda de notícias falsas, a fim de alcançar o maior público possível para sujar a imagem de um prefeito.   Entretanto, apesar da internet ser representada como um ponto negativo no filme, fora da ficção, ela pode ser usada para os movimentos sociais que ocorrem atualmente.   Nesse viés, a tecnologia presente na vida dos cidadãos serve não só para os movimentos sociais , mas também como instrumento para tornar o Brasil mais democrático.

Em primeiro plano, é necessário analisar como a internet e os movimentos ciberativistas beneficiam a população brasileira.    Um exemplo disso é o movimento Black Lives Matter que repercutiu no mundo inteiro pelas redes sociais, após a morte brutal do cidadão Jeorge Floyde, em Maio de 2020.   Em suma, os movimentos feitos virtualmente conseguem alcançar um número incontável de pessoas, levando a população de vários países informações sobre o que ocorre no mundo e também contribuindo para que os cidadãos participem das manifestações, mesmo longe do local, twitando, assinando petições e compartilhando informações.

Ademais, os mecanismos eletrônicos e virtuais devem ser considerados como instrumentos que contribuam com a democracia.   De acordo com a tese do filósofo Pierre Bourdiem, a mídia e a internet não devem ser convertidos em instrumentos de opressão.   Dessa forma, é possível que o povo tenha liberdade de protestar, através da internet e reivindicar seus direitos de forma pacifica, resolvendo problemáticas sem o uso de violência e com a participação de todos.

Com vista no que foi mencionado, é inegável que o ciberativismo é eficaz para a manutenção do país.   Portanto, o Ministério da Justiça deve contribuir para compartilhar essa ferramenta com os cidadãos brasileiros, por meio de canais televisivos e virtuais onde serão expostas reclamações e pedidos do povo para com o governo.   Além disso, o projeto terá o nome de ”Conecta Brasil” e contará com o apoio de equipes especializadas de filmagem para mostrar o população brasileira o real cenário do país com a participação do povo.   Assim, é possível que a os indivíduos participem dos acontecimentos sociais de forma segura e democrática, diferente do que é mostrado no filme ”Rede do ódio”.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, tudo bem?

    Sua redação está ótima! Uma dica: na parte falando sobre o Jorge Floyd, talvez colocar: o cidadão Norte Americano. Para especificar, no texto fica vago e pode dar a entender que ele é cidadão Brasileiro.

    COMPETÊNCIA 1: 180 (cuidado com a pontuação e acentuação)
    COMPETÊNCIA 2: 200
    COMPETÊNCIA 3: 180 (marca de autoria?)
    COMPETÊNCIA 4: 200
    COMPETÊNCIA 5: 200
    Total: 960

    Parabéns pela redação, está ótima!

    • 0
  2. Olá Barbara, tudo bem????
    Seu texto está muito bom.
    Não há muitos erros para apontá-lo.
    Entretanto, apenas tome cuidado com os conectivos e vírgulas! Seja breve em alguns desenvolvimentos para não ficar grande e repetitivo.
    Gostei bastante do detalhamento da sua proposta de intervenção.
    Contudo, parabéns, continue assim.
    Nota: 940

    • 0
  3. C1 (domínio da norma culta da língua escrita): 200 pontos.
    C2 (compreender a proposta da redação): 200 pontos.
    C3 (coerência do texto): 180 pontos.
    C4 (conhecimento dos mecanismos linguísticos): 200 pontos.
    C5 (proposta de intervenção para o problema abordado): 180 pontos.
    Total: 960 pontos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.