Na novela mexicana “Teresa”, a personagem principal é alvo de chacotas e humilhações de seus colegas da faculdade por residir em uma periferia da cidade. Tal situação apresentada na trama, é percebida também nas sociedades brasileiras, onde cidadãos são menosprezados pelo fato de morarem em regiões não valorizadas das cidades. Além disso, outra dificuldade é encontrada nos grandes centros, que, por causa da imensa quantidade de poluentes liberados pelos automóveis, causam problemas de saúde a seus moradores.
Em primeira instância, cabe destacar que a segregação urbana é uma dificuldade encontrada desde tempos antigos, já que, desde o início da colonização do Brasil, os maiores locais eram mais valorizados. Porém, a partir da Revolução Industrial (acontecida na Inglaterra) que estimulou e apresentou novos meios de trabalho mais “eficientes”, a população busca lugares mais próximos dos centros em que trabalham para morar, e, muitas vezes por falta de economia, constroem suas casas nas chamadas “favelas”. Por conseguinte, assim como a personagem Teresa da novela, sofrem insultos e são menosprezados pela sociedade.
Ademais, outro desafio das grandes cidades, é a poluição, que impulsiona doenças cardiorrespiratórias. Estas enfermidades são causadas pela grande liberação de enxofre e carbono pelos automóveis, que ficam no ar, e são inalados durante a respiração. Estudos realizados pelo instituto de pesquisa socioambiental do Brasil, afirma que os poluentes causam a morte de 51 mil pessoas por ano, isso porque, as altas taxas de contaminação do ar agravam doenças como: asma, bronquite e câncer de pulmão.
Dado os fatos, urge, portanto, que o Ministério público vise uma melhoria nos locais desprivilegiados das cidades (favelas, periferias), através de construções de casas que atendam as necessidades de cada um, a fim de se reduzir o preconceito contra estas áreas. Juntamente, é necessário que o Ministério da saúde estimule a população através de jornais, à utilização de transportes públicos, e à andar a pé e/ou de bicicleta, para que os níveis de poluição do ar sejam diminuídos. Tomada estas soluções, os desafios das cidades serão melhorados, e se terá melhoria de vida da população.
danieleleite
Olá, Fernanda!
Sua redação possui pontos importantes a se destacar:
1. Poderia ter estruturado melhor todas as suas colocações, acabou fugindo do tema algumas vezes, não sendo fiel ao tema apresentado.
2. Houveram muitos erros gramaticais, cuidado com o excesso da vírgula e se atente aos temas da acentuação (em específico a crase).
3. Sua intervenção e conclusão foram pouco elaboradas e muito comum ao esperado. Portanto, é interessante observar esse ponto na sua redação e aplicar de uma forma melhor suas ideias.
Você consegue, continue praticando. Possui enormes chances de elevar o padrão da estruturação da sua escrita!
C1: 100
C2: 120
C3: 120
C4: 120
C5: 200
N: 660
Mario07
Na novela mexicana “Teresa”, a personagem principal é alvo de chacotas e humilhações de seus colegas da faculdade por residir em uma periferia da cidade. Tal situação apresentada na trama, é percebida também nas sociedades brasileiras ( na sociedade brasileira) , onde cidadãos são menosprezados pelo fato de morarem em regiões não valorizadas das cidades. Além disso, outra dificuldade é encontrada nos grandes centros, que, ( sem vírgula) por causa da imensa quantidade de poluentes liberados pelos automóveis, causam problemas de saúde a seus moradores. ( Boa estratégia coesiva, mas o repertório cultural fugiu um pouco do tema)
Em primeira instância, cabe destacar que a segregação urbana é uma dificuldade encontrada desde tempos antigos, já que, ( sem vírgula) desde ( repetição de palavra, tente substituir) o início da colonização do Brasil, ( sem vírgula) os maiores locais eram mais valorizados. Porém, a partir da Revolução Industrial (acontecida na Inglaterra) que estimulou e apresentou novos meios de trabalho mais “eficientes”, a população busca lugares mais próximos dos centros em que trabalham para morar, ( sem vírgula) e, muitas vezes por falta de economia, ( sem vírgula) constroem suas casas nas chamadas “favelas”. Por conseguinte, assim como a personagem Teresa da novela, sofrem insultos ( quem sofre?) e são menosprezados pela sociedade. ( boa estratégia coesiva)
Ademais, outro desafio das grandes cidades, ( sem vírgula) é a poluição, que impulsiona doenças cardiorrespiratórias. Estas enfermidades são causadas pela grande liberação de enxofre e carbono pelos automóveis, que ficam no ar, ( sem vírgula) e são inalados durante a respiração. Estudos realizados pelo instituto de pesquisa socioambiental do Brasil, afirma ( afirmam) que os poluentes causam a morte de 51 mil pessoas por ano, ( feche o período com o ponto final e comece a proxima oração com letra maiuscula) isso porque, as altas taxas de contaminação do ar agravam doenças como: asma, bronquite e câncer de pulmão. ( melhore a estrategia coesiva)
Dado os fatos, urge, portanto, que o Ministério ( P)público vise uma melhoria nos locais desprivilegiados das cidades (favelas, ( e ) periferias), através de construções de casas que atendam as necessidades de cada um, a fim de se reduzir o preconceito contra estas áreas. Juntamente, é necessário que o Ministério da ( S) saúde estimule a população ( vírgula) ( por meio) através de jornais, à ( “a” ) utilização de transportes públicos, ( sem vírgula) e à ( “a”) andar a pé e/ou de bicicleta, para que os níveis de poluição do ar sejam diminuídos. Tomada estas soluções, os desafios das cidades serão melhorados, e se terá melhoria de vida da população.( É importante deixar bem claro as partes da intervenção, como o meio/ modo, agente, ações e etc)
Comp. 1- 80, houve diversos desvios gramaticais
Comp. 2- 120, fugiu da proposta de redação
Comp. 3- 160
Comp. 4- 120, faltou uma estrategia coesiva boa no texto
Comp. 5- 160
Total: 640
fabiovasconcelos
Faltou a manutenção temática na proposta de intervenção.
Você não deixou suas teses evidentes.
Você precisa usar mais conectivos dentro dos parágrafos , como “Sob esse viés/lógica , nesse contexto/sentido/viés, desse modo e dessa forma/maneira
Você cometeu erros de regência , crase e de vírgula.
Você não respondeu a pergunta do tema no decorrer do seu texto.
Muitas partes da sua argumentação são rasas.
NOTAS:
C1:160
C2:160
C3:120
C4:120
C5:200
TOTAL: 760
Heloisam.studies
O uso de parênteses como no D1 não é recomendado.
Faltou a manutenção temática na proposta de intervenção.
Você não deixou suas teses evidentes.
Você precisa usar mais conectivos dentro dos parágrafos , como “Sob esse viés/lógica , nesse contexto/sentido/viés, desse modo e dessa forma/maneira
Você cometeu erros de regência , crase e de vírgula.
Você não respondeu a pergunta do tema no decorrer do seu texto.
Muitas partes da sua argumentação são rasas.
NOTAS:
C1:160
C2:160
C3:120
C4:120
C5:200
TOTAL: 760