Causas e consequências dos avanços tecnológicos

  • 1

 

A constituição Federal de 1988 -norma de maior hierarquia no sistema Judiciário brasileiro- assegura a todos os indivíduos o direito do livre uso da tecnologia. Nesse contexto, vale ressaltar a plena liberdade de exercer, em prática, qualquer atividade de tecnologia que esteja ligada a princípios da constituição. Ademais, durante a história mundial, a tecnologia contribuiu no avanço exorbitante no mercado de trabalho, entretanto, ainda é, majoritariamente, a protagonista do desemprego no país.
De outra parte, deve-se pontuar o desemprego no Brasil. Nesse contexto, segundo o filósofo grego Aristóteles, no livro “Ética a Nicomaco”, o estado serve para garantir a felicidade e os direitos dos cidadãos estabelecidos por leis. Contudo, isso não ocorre na prática, uma vez que o avanço tecnológico gera pouco emprego ou tira o lugar dos já empregados. Conforme, por exemplo, no século XX, a Revolução Verde foi a mecanização do campo que por sua vez foi coadjuvante na deposição de indivíduos rurais. Nesse sentido, a mudança na parte da aristocracia agrária faz-se necessária a fim de reverter o quadro.
Urge, portanto, que para solucionar o empasse, medidas cabíveis necessitam ser tomadas. Nessa lógica, cabe ao Ministério da Fazenda proporcionar com o Ministério Legislativo, a criação de projetos que viabilizam a construção de empresas para abertura de mais empregos. Outrossim, faz-se necessário a reformulação de políticas públicas com o objetivo de assegurar o desenvolvimento tecnológico proporcional a multiplicação de postos de trabalho. Dessa forma, o direito garantido pela Constituição Federal de 1988, será primordial para o mercado e mão-de-obra brasileira.

 

(A redação é modelo ESA, do meu namorado. Não cabe aos requisitos de vestibular)

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá Maria!

    Tentarei corrigir de acordo com os critérios de avaliação do ESA.

    I- Interpretação, reflexão, não tangenciamento, desvio ou fuga parcial do tema: Você demonstrou conhecimento no assunto.

    II- Estrutura dissertativa com introdução, desenvolvimento e conclusão: Faltou separar os parágrafos para um melhor entendimento.

    III- Características de texto de relato (recorrência ou predominância de verbos no pretérito): Uso correto dos verbos.

    IV- Utilização da norma culta da língua: Não houve desvios e as vírgulas estão bem posicionadas.

    V- Construção de períodos gramaticalmente íntegros, coesos, coerentes e claros: A redação está bem coerente, coesa e clara.

    VI- Estética do texto: Está meio desorganizado pelo simples fato de não ter separado os parágrafos.

    Nota: 5,5

    Eu acho que é dessa forma, em relação aos critérios avaliados no ESA.
    Espero ter ajudado de alguma forma.

    • 8

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.