Observa-se no Brasil contemporâneo um quadro de cultura de urgência, no qual, a resposta imediata é o que está predominando na sociedade. Por esse ângulo, por uma considerável causa da realidade e uma consequência preocupante desse imediatismo, convém analisar o caso.
A princípio, o capitalismo informacional corrobora na instantaneidade de informações e obtenção de algo no país. Nesse prisma, as características marcantes desse regime é a conceituada tecnologia e o intenso fluxo de capital, gerando a rápida circulação de bens de serviço, consumo e informação. Assim, esse sistema político-econômico de grande influência no mundo, como faz no cenário brasileiro, faz com que o imediatismo seja bastante presente no meio social.
Ademais, por conseguinte da resposta imediata, muitas pessoas não controlam sua vontade de obter algo no viés presente. De acordo com o filósofo Sigmund Freud “A inteligência é o único meio para dominar os instintos humanos”, nessa perspectiva, parece que boa parte da população não explora o potencial de inteligibilidade humana, influenciando negativamente no caso da cultura de urgência. Logo, é importante que os cidadãos saibam lidar com a nova realidade.
Portanto, de acordo com o posicionamento tomado, o Estado deve regulamentar e aplicar políticas no caso do tal sistema capitalista e o imediatismo por meio de profissionais capacitados e verbas liberadas com o objetivo de maximizar essa realidade e, caberá a população agir de forma consciente no cenário atual. Dessa forma, é provável que, o que está acontecendo no Brasil não se torne uma grande problemática.
Dio_Hyun~
Tema: Causas e consequências do imediatismo no Brasil
INTRODUÇÃO:
Observa-se no Brasil contemporâneo|1| um quadro de cultura de urgência, no qual, (*sem vírgula aqui) a resposta imediata é o que está predominando na sociedade. Por esse ângulo, por uma considerável causa da realidade e uma consequência preocupante desse imediatismo, convém analisar o caso.
1 – Adjunto adverbial intercalado é entre vírgulas.
— Essa introdução está bem “enxuta”, por assim dizer. À propósito, essa parte: “(…) por uma considerável causa da realidade e uma consequência preocupante desse imediatismo…” é muito vago, numa introdução, como dispõe-se à incumbência de apresentar o que vai ser discutido ao longo do texto, seria muito bom você deixar o mais claro possível. Aqui, você poderia ter mencionado a causa e a consequência que você desenvolverá ao decorrer do texto.
_________________
DESENVOLVIMENTO:
A princípio, o capitalismo informacional corrobora na instantaneidade de informações e obtenção de algo no país. Nesse prisma, as características marcantes desse regime é (*são) a conceituada tecnologia e o intenso fluxo de capital, gerando a rápida circulação de bens de serviço, consumo e informação. Assim, esse sistema político-econômico de grande influência no mundo, como faz no cenário brasileiro, faz com que o imediatismo seja bastante presente no meio social.
— Muito bem, temos a causa (O Capitalismo Informacional) relacionada ao imediatismo que você propôs discutir sobre.
_______________________
DESENVOLVIMENTO 02:
Ademais, por conseguinte da resposta imediata, muitas pessoas não controlam sua vontade de obter algo no viés presente. De acordo com o filósofo Sigmund Freud “A inteligência é o único meio para dominar os instintos humanos”, nessa perspectiva, parece que|1| boa parte da população não explora o potencial de inteligibilidade humana, influenciando negativamente no caso da cultura de urgência|2|. Logo, é importante que os cidadãos saibam lidar com a nova realidade.
1 – Não recomendo o uso de “parece que”, gostaria de lhe aconselhar a troca por algo como “verifica-se”/”evidencia-se”/”consta-se”.
Ademais, nessa parte: “(…) nessa perspectiva, parece que boa parte da população não explora o potencial de inteligibilidade humana, influenciando negativamente no caso da cultura de urgência.” aconselho posicionar o seu tópico frasal aqui, como assim?
Ora: “(…) nessa perspectiva, *quando se observa que boa parte do povo tem dificuldade de controlar as suas vontades por conta da cultura imediata, percebe-se* que não é explorado o potencial de inteligibilidade humana…”
Isso porque o termo “nessa perspectiva” apenas denota a citação de Freud, logo, para haver a relação entre o tema e essa citação, é bom posicionar o seu tópico frasal.
OBS: A parte modificada por mim está entre **.
2 – Como ela influencia negativamente, exatamente? Por que é tão necessário a intervenção nessa questão? Tente desenvolver um pouco mais.
_______________
CONCLUSÃO:
Portanto, de acordo com o posicionamento tomado, o Estado (*Agente) deve regulamentar e aplicar políticas (*Ação) no caso do tal sistema capitalista e o imediatismo (*vírgula aqui) por meio de (*Meio) profissionais capacitados e verbas liberadas (*Vírgula aqui) com o objetivo (*Efeito) de maximizar (*minimizar) essa realidade e, caberá a população agir de forma consciente no cenário atual|1|. Dessa forma, é provável que, (*sem vírgula aqui) o que está acontecendo|2| no Brasil não se torne uma grande problemática (*Detalhamento do efeito).
1 – Essa parte: “(…) com o objetivo de maximizar essa realidade e, caberá a população agir de forma consciente no cenário atual.” Por conta da vírgula que está posta no local errado. Temos o objetivo do ESTADO -> *de maximizar essa realidade*
Todavia o seguinte não é o objetivo do Estado. Temos um outro agente (população), uma outra ação (agir de maneira consciente). Para que isso fosse feito, seria mais adequado criar um novo período para desenvolver essa nova proposta, aliás o conectivo como o “além disso” seria mais pertinente, pois permite a ideia de uma nova premissa será explorada.
2 – Em vez de “o que está acontecendo no Brasil”, coloque “tal evento”/”tal realidade”/”tal acontecimento”…
•••|•|•••
Vamos lá!
C1 – 160pts: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2 – 200pts: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
C3 – 160pts: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
C4 – 200pts: Presença expressiva de elementos coesivos, raras repetições, sem inadequação.
C5 – 200pts: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Somando, então, temos: 920pts!
PS: Sou inexperiente, mas espero ter ajudado em alguma coisa ;3
EllenHarolenes
Você mostrou que possui um excelente domínio da norma culta e bastante repertório de palavras chiques. Só que seu texto está com muitas informações soltas, não está muito conectado. Começando pela introdução, foi bem rápida e não deixou claro a problemática. E nos desenvolvimentos, você mostrou escrever bem e conhecer bastante do assuntos, mas colocou muitas informações e argumentos que não foram concluídos. Sua proposta de intervenção possui todos os agentes que ela pede e isso bom. Acredito que de certa forma você tiraria uma nota excelente. Só se atente a amarrar mais seus argumentos nas próximas, Fica com Deus, espero ter ajudado de alguma forma.