Causas e consequências do imediatismo na socieedade contemporânea

  • 1

A queda da União Soviética no final do século XX foi um divisor de águas imprescindível para a formação do mundo contemporâneo. A partir desse acontecimento entra em curso o processo de globalização, apontado por filósofos como Fukuyama e Von Misses como positivo, teve consequências extremamente danosas na divisão de trabalho e na formulação do ser pós-moderno. Uma dessas consequências é o imediatismo incessante nas relações humanas, fruto do avanço ocidental desenfreado no MTCI (Meio tecnológico-científico e informacional) e na incessante busca capitalista por acumulação de lucros.

Em “Alpaville” do cineasta francês Jean-Luc-Goddard, o espectador é apresentado a um modelo de cidade totalmente despida de caráter “humano”. Limitados as ordens de um computador, os moradores se veem apáticos e desinteressados pelo mundo ao seu redor, é como se o diretor tivesse previsto as consequências do imediatismo globalizante no século XXI. Perante  intermináveis avanços tecnológicos, o sujeito pós-moderno se encontra dilacerado por estímulos que a longo prazo causam problemas psicológicos, o que é extremamente negativo tanto do ponto de vista individual como coletivo.

É o que o filósofo sul-coreano Biun Chul Han debate em “Sociedade do Cansaço”. O autor desenvolve a noção de “imunologia” ao corpo social. Segundo Han, o excesso de positividade imposto por um ocidente “sem conflitos” desencadeia no sujeito o sentimento de angustia e cansaço. Assim, diante de um universo de escolhas o indivíduo se encontra estático e impossibilitado de realizar o que quer que seja, o que infelizmente faz do ser pós-moderno uma espécie de “Homo Laborans”, indiferente ao seu passado e alienado ao seu futuro. Assim fica nítida a agudez do problema e a urgência em superá-lo.

É necessário que instituições internacionais como a OMS desenvolvam programas de publicidade e aporte financeiro para a contratação de psicólogos, com o intuito de tratar e conscientizar indivíduos sujeitos a pressão imediatista da sociedade contemporânea nas mais variadas partes do globo. As campanhas devem ser massivas e incentivar os interlocutores na busca de auxílio clínico. Assim a catástrofe subjetiva de Goddard e as queixas latentes de Han serão os vestígios de um ocidente que superou seu imediatismo tóxico.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa Tarde, ao ver sua redação me deparei com vários erros de vírgula, em que deveria ter colocado em lugares que não há. Outro erro, foi a repetição das mesmas conjunções no início de frases, portanto, seria interessante utilizar diferentes conectivos.
    Outro problema que notei, foi o ”Alphaville”, pois deveria ter especificado melhor.
    Entretanto, você soube apresentar a sua ideia e organiza-lá.
    Bons estudos!!

    • 1
  2. – Legal os dados e informações que usou, mas tente desenvolver mais o texto em relação ao tema.

    – Senti falta de alguns conectivos no começo dos parágrafos.

    – Tome cuidado com pontuações ou com a ausência delas. Faltaram algumas vírgulas.

    – Parabéns pelo texto e pelas informações que usou para a feitura do mesmo.

    • 0
  3. Boa tardee!!!

    A queda da União Soviética no final do século XX foi um divisor de águas imprescindível para a formação do mundo contemporâneo. A partir desse acontecimento entra em curso o processo de globalização, apontado por filósofos como[1] Fukuyama e Von Misses como positivo, teve consequências extremamente danosas na divisão de trabalho e na formulação do ser pós-moderno. Uma dessas consequências é o ***imediatismo incessante nas relações humanas, fruto do avanço ocidental desenfreado no MTCI[2] (Meio tecnológico-científico e informacional) e na incessante busca capitalista por acumulação de lucros.***

    [1]Virgula
    [2]Dica, se você sabe o significado da sigla, por quê escreve-las de duas formas assim? Use-a completa, digo somente o “Meio tecnológico-científico e informacional” Assim, evita-se que perca tempo, linhas e palavras desnecessárias no se texto.

    TESE: ***imediatismo incessante nas relações humanas, fruto do avanço ocidental desenfreado no MTCI[2] (Meio tecnológico-científico e informacional) e na incessante busca capitalista por acumulação de lucros.***

    Paragrafo: ok

    Em “Alpaville”[1]do cineasta francês Jean-Luc-Goddard, o espectador é apresentado a um modelo de cidade totalmente despida de caráter “humano”. Limitados as ordens de um computador, os moradores se veem apáticos e desinteressados pelo mundo ao seu redor, é como se o diretor tivesse previsto as consequências do imediatismo globalizante no século XXI. Perante intermináveis avanços tecnológicos, o sujeito pós-moderno se encontra dilacerado por estímulos que a longo prazo causam problemas psicológicos, o que é extremamente negativo tanto do ponto de vista individual como coletivo.

    [1]O que é esse “Alpaville”? Filme? Livro? Espeficique

    TESE 1: OK

    PARAGRAFO: Eu entendi a forma que vc explicou sua tese 1 relacionado a esse (filme?) entretanto, você passou muitas linhas explicando a obra e o que o autor quis passar através disso, enquanto deveria explicar na realidade o que realmente causa o imediatismo incessante na população.

    É o que o[1] filósofo sul-coreano Biun Chul Han debate em “Sociedade do Cansaço”. O autor desenvolve a noção de “imunologia” ao corpo social. Segundo Han, o excesso de positividade imposto por um ocidente “sem conflitos” desencadeia no sujeito o sentimento de angustia e cansaço. Assim, diante de um universo de escolhas o indivíduo se encontra estático e impossibilitado de realizar o que quer que seja, o que infelizmente faz do ser pós-moderno uma espécie de “Homo Laborans”, indiferente ao seu passado e alienado ao seu futuro. Assim fica nítida a agudez do problema e a urgência em superá-lo.[*]

    [1]use conectivo sempre que iniciar uma frase
    TESE 2: ?

    PARAGRAFO: Novamente vc se aprofundou mais em explicar seu repertório ao invés de explicar sua tese.

    [*]Lembre-se os repertórios sempre são auxiliares, use-os somente com o intuito de acrescentar/explicar/comparar com a situação que vc está trazendo no seu texto. Outra é, diversifique seu texto. não deixe-o tão “cansativo de ler”, use dados tbm, expresse sua opinião, eu senti que estava lendo um texto narrativo.

    É necessário[1] que instituições internacionais como a OMS desenvolvam programas de publicidade e aporte financeiro para a contratação de psicólogos, com o intuito de tratar e conscientizar indivíduos sujeitos a pressão imediatista da sociedade contemporânea nas mais variadas partes do globo. As campanhas devem ser massivas e incentivar os interlocutores na busca de auxílio clínico. Assim a catástrofe subjetiva de Goddard e as queixas latentes de Han serão os vestígios de um ocidente que superou seu imediatismo tóxico.

    [1]use conectivo sempre que iniciar uma frase

    PARAGRAFO: OK

    C1: Grafia: Somente alguns problemas de virgula: 160
    C2: Compreender o tema e usar repertório: Você compreendeu o tema, entretanto não o desenvolveu por conta do excesso de repertórios que usou: 120
    C3: Estrutura: Seu texto esta bem organizado, quantidade de linhas ok, padrão dos paragrafo ok: 200
    C4: Conectivos: Senti falta de muitos conectivos no seu texto: 80
    C5: Intervenção: Apresentou uma bela intervenção: 200

    TOTAL 760

    BOA SORTE!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.