Aprendiz

Causas e consequências do imediatismo na sociedade contemporânea (MODELO ENEM)

  • 0

No documentário “Quanto tempo o tempo tem”, dirigido por Adriana L. Dutra, retrata o impacto que o excesso de informações tecnológicas e resultados imediatos, pressiona o ser humano a ter a necessidade de está sempre produzindo e correndo contra o tempo, resultando em diversos problemas emocionais quando não obtém a solução imediata que deseja. Nesta perspectiva, o imediatismo na sociedade contemporânea, é uma problemática, influenciada pela mídia e o  individualismo humano.

 

Em primeira análise, é fundamental pontuar a consequência que a mídia traz com o excesso de dados imediatos . Sob esse viés, o inventor, Steve Jobs relata: “A tecnologia move o mundo”. Entretanto, o uso desenfreado de informações tecnológicas proporciona respostas instantâneas, que sem a educação tecnológica concebida no cidadão, em buscar a fonte confiável da informação,  o indivíduo se torna vítima de crimes cibernéticos, auxiliando no compartilhamento de fake news e contribuindo, por conseguinte, com o aumento de notícias falsas. 

 

Ademais, é imprescindível destacar a causa que o individualismo proporciona sobre tal questão. Segundo, o sociólogo Durkheim: “O nosso egoísmo é, em  grande parte, produto da sociedade”. Logo, o imediatismo de ideias,  cria na sociedade a visão de que tudo será fácil de obter. Contudo, quando o cidadão se depara com a ausência do imediato em não conquistar algo pessoal, sofre problemas psicológicos, como a ansiedade e depressão, por não saber lidar com a privação do controle sobre a situação. Dessa forma, tal individualismo gera no indivíduo, o egoísmo de não saber esperar para obter o que se deseja.  

 

Por fim, medidas devem ser tomadas para combater o negativismo desse cenário alarmante. Portanto, cabe ao Ministério da Saúde investir no setor da saúde mental populacional, por meio de propagandas, em vias de  comunicação, relatando com a ajuda de psicólogos e profissionais de educação física, a importância  das atividades físicas  para a mente, que além do corpo, ocasiona melhorias significativas de bem-estar psicológico, afastando toda a preocupação em ter algo imediato e focando no momento presente. 

Compartilhar

1 Correção

  1. No documentário “Quanto tempo o tempo tem”, dirigido por Adriana L. Dutra, retrata o impacto que o excesso de informações tecnológicas e resultados imediatos, pressiona o ser humano a ter a necessidade de está sempre produzindo e correndo contra o tempo, resultando em diversos problemas emocionais quando não obtém a solução imediata que deseja. Nesta perspectiva, o imediatismo na sociedade contemporânea, é uma problemática, influenciada pela mídia e o individualismo humano.
    Em primeira análise, é fundamental pontuar a consequência que a mídia traz com o excesso de dados imediatos. Sob esse viés, o inventor, Steve Jobs relata: “A tecnologia move o mundo”. Entretanto, o uso desenfreado de informações tecnológicas proporciona respostas instantâneas, que sem a educação tecnológica concebida no cidadão, em buscar a fonte confiável da informação, o indivíduo se torna vítima de crimes cibernéticos, auxiliando no compartilhamento de fake news e contribuindo, por conseguinte, com o aumento de notícias falsas.

    Muito boa, porém com alguns errinhos.
    120
    200
    160
    160
    160

    Parabéns, continue assim que fará uma excelente redação em sua prova

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.