A Rede Social é o nome dado um filme estadunidense que retrata a origem do Facebook – uma das redes sociais que compõe o emaranhado digital da era da informação. O longa, então, dialoga com a dinâmica do encurtamento das distâncias e, consequentemente do tempo. Isto é, as ferramentas fomentadas pela tecnologia proporcionaram o acesso quase instantâneo a informações, pessoas e lugares – estimulando a busca pela satisfação imediata, seja benéfica ou não – Então, faz-se interessante analisar as consequências dessa dinâmica.
Assim sendo, o mundo digital propiciou a busca pela rapidez à medida que possibilitou tal velocidade, como exemplo há o abandono massivo das cartas – consideradas metodologia obsoleta – e a conseguinte adoção de aplicativos online de mensagens de caráter praticamente imediato. A problemática, então, torna-se presente quando essa dinâmica da velocidade é aplicada em situações que exigem longos períodos de atenção, isso porque entre os incontáveis dados acessíveis ao público, tornam-se mais atrativos aqueles de rápida assimilação e superficial perfil, por conseguinte.
Dessa forma, as notícias sem comprometimento com a verdade e com a complexidade ganham afeição pelo imediatismo, caso exemplificado pelas “fake news”, notícias apelativas que – quando visualizadas inúmeras vezes, transformam-se em verdade- assim como seguiu o processo do Ministério da Propaganda de Hitler durante a Segunda Guerra. Isso porque essa notícias massivamente acessadas e compartilhadas são caracterizadas por textos rasos e títulos autoexplicativos, fatores satisfatórias à lógica imediatista da sociedade digital.
Em suma, o enredo supracitado apresenta um dos recursos cotidianos da população global que, além dos benefícios, traz responsabilidades. À vista disso, faz-se necessário que o Ministério das Comunicações utilize dos meios midiáticos para a divulgação dos métodos de leitura e checagem contrários à sede pela resposta instantânea, ou seja, propicie a limitação das divulgações duvidosas e falsas, apesar de atrativas ao corpo social imediatista.
KamillyEduardaCarvalhoRodrigues
Olá!
Sua redação é bem desenvolvida, mas acho que na Introdução ficou um pouco extensa, você poderia ter separado os argumentos e desenvolver ao longo da redação, neste caso ficaria com uma estrutura melhor. É notório que você tem um vasto conhecimento sobre o tema, o que configura a enormes argumentos, isto é bom, mas, lembre-se de que cada parágrafo que você começa deve ter: início, meio e fim.
OBS: Sou apenas estudante, mas espero ter ajudado!
Bons Estudos!
brenatos
Texto bacana, porém o parágrafo introdutório está grande, algumas coisas poderá ser desenvolvidas nos desen.
Gostei da forma como trouxe os dados deixando o texto mais compacto e diversificado
“Em suma, o enredo supracitado apresenta um dos recursos cotidianos da população global que, além dos benefícios, traz responsabilidades” essa parte poderia fechar seu desenvolvimento diminuindo o paragrafo da conclusão, porque da a entender que você não fechou o desen.
Fora isto, está bem trabalhado, sucesso!